Professora realiza atividade especial para trabalhar o texto informativo

Kelly Regina Camargo desenvolveu um projeto para incentivar o aprendizado e consumo de informação

Leticia H. Pabis

Na segunda-feira (25), ocorreu o retorno das aulas no município para o segundo semestre do ano letivo de 2022. Os alunos do 5º ano B da Escola Municipal Madre Rosa Rosato, ao serem questionados pela professora Kelly Regina Camargo sobre como passaram o recesso de inverno, destacaram em suas respostas as festividades do aniversário de 105 anos do município de Teixeira Soares.

Por meio das respostas dos alunos, com a intenção de promover o conhecimento de textos informativos, a professora desenvolveu uma atividade diferente: A confecção de um Jornal Especial sobre o aniversário de Teixeira Soares tendo como foco principal a realização da 8ª ExpoTexas, que aconteceu entre os dias 14 e 17 de julho.

A pesquisa para a confecção do material, foi feita por meio do jornal Teixeira Soares 105 Anos: é para frente que se anda, um suplemento especial da Folha de Irati.

Ao utilizar a ferramenta jornal, que possibilita o conhecimento do texto informativo e que ajuda na percepção de fatos, além de comunicar notícias do município e região, Kelly relata que foi despertado um novo olhar dos estudantes, pois os mesmos desenvolveram a vontade de saber além da notícia e perceber que existem diversos assuntos e pontos de vistas diferentes.

“Trabalhar com o texto informativo que trazia notícias do nosso município, mostrou interesse e curiosidade dos alunos, as quais pudemos dialogar trocando experiências vivenciadas nas comemorações de Teixeira Soares”, disse a professora.

Ao finalizar a pesquisa, os alunos puderam confeccionar seu próprio Jornal Especial, trazendo como manchete principal a ExpoTexas de 2022. Os educandos relataram o que mais chamou a atenção de cada um, relatando também como foi importante a realização do evento para o crescimento econômico e social de Teixeira Soares.

“Trabalhando com o tema ‘jornal’ eu pude observar o quanto o aluno se envolve em umaexperiência em que o processo de construção está integrado às práticas vividas, e esta foi a intenção, trabalhar de uma forma lúdica com um recurso excelente, que foi o jornal. Então, pensando nesse envolvimento do aluno, eles puderam expor suas experiências, e foi muito gratificante, o resultado foi excelente, com eles fazendo seu próprio jornal pude ver a criatividade que as crianças colocaram no projeto. É um recurso que eu quero continuar trabalhando com eles.”, finaliza Kelly.