Programa SESI cuide-se mais realiza exames em Teixeira Soares

O projeto ficou por três dias no município

Redação

O Programa SESI Cuide-se Mais esteve em Teixeira Soares na terça (22), quarta (23) e quinta-feira (24) e realizou exames na população para a prevenção dos mais diversos cânceres. Foram feitos o papanicolau, exame de mama, PSA (coleta de sangue) e de pele. O projeto veio ao município através de uma parceria com o SESI, outras prefeituras e o Sistema de Transmissão Gralha Azul.
Os exames foram feitos através de uma unidade móvel que disponibiliza profissionais capacitados e equipamentos de alta tecnologia para realizar os atendimentos com qualidade. A carreta esteve em frente ao Hospital de Teixeira Soares.
A parceria da Engi com o Sistema de Transmissão Gralha Azul, promove o Programa Cuide-se Mais de prevenção ao câncer. São realizados exames em 11 municípios em que a Engi atua. Segundo Maria Christina Rocha, gerente executiva de projetos institucionais do programa FIEP, o desenvolvimento do câncer é determinado pela combinação de diversos fatores, sejam eles genéticos, ambientais e principalmente hábitos de vida. O diagnóstico precoce da doença possibilita maior chance de cura e sucesso no tratamento. “O programa leva os exames para perto do trabalhador e da comunidade, atendendo todos os protocolos de saúde determinados pelas autoridades sanitárias. O projeto vem como uma responsabilidade social”, aponta Maria.
O prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz, afirmou que o município esteve em festa por receber a carreta que leva saúde à população. Segundo Lula, grandes pessoas estão envolvidas no processo, e todas fazem a diferença para a melhora na vida da população, pois trazem a saúde pública para mais perto da comunidade.


Tendo em vista o atual momento pandêmico, o prefeito aponta que o coronavírus circula entre o povo, mas as doenças preexistentes também. “Esse é um grande centro médico móvel que esteve disponível para os munícipes. Toda inovação atrai pessoas pela curiosidade, mas neste momento usamos isso a favor da saúde, porque, com certeza, chamou atenção pela mobilização do pessoal”, afirmou.
Lula Thomaz comenta que geralmente as mulheres se cuidam e se previnem mais do que os homens, entretanto, é muito importante que os homens se cuidem também.
A vice-prefeita de Teixeira Soares, Juliana Belinoski, contou que o município tem sempre o cuidado de realizar ações de prevenção como o outubro rosa e novembro azul, que convidam homens e mulheres a cuidarem da saúde. Para Juliane, o programa é inovador, uma vez que a carreta chama a atenção e auxilia na prevenção. “As mulheres e homens têm a oportunidade de fazer os exames, com pessoal totalmente especializado para fazer o cuidado com o povo. Prevenir é amar-se”. Juliana reforça o convite para que homens e mulheres se cuidem.


Carina Baumel fez exames na carreta e agradeceu a Engi e a prefeitura pela ação. “É super importante na nossa cidade esse programa, é uma oportunidade única porque leva a facilidade de realizar exames até a pessoas que têm dificuldade de sair de casa, de estar se deslocando. Com essa iniciativa, a gente vai poder detectar os problemas na cidade também. Fico muito grata por fazer esses exames na minha própria cidade”, disse Carina.
Outras cidades serão beneficiadas com o programa, como Ariranha do Ivaí; Balsa Nova; Campo Largo; Cândido Abreu; Cruz Machado; Paulo Frontin; Pinhão; Porto Amazonas; São João do Triunfo e São Mateus do Sul. Os atendimentos iniciaram em maio e vão até agosto. 2700 mil exames gratuitos são oferecidos para essas cidades.