Projeto promove melhorias nos espaços públicos e oferece renda extra à população

“Renda Boa” ocorre há mais de um ano e tem rendido frutos

Amanda Borges

Desde o início de 2021, os espaços públicos de Teixeira Soares têm estado mais bem conservados graças a um programa da prefeitura. O projeto “Renda Boa” une a colaboração da população para manutenção e limpeza dos espaços públicos, ofertando em troca uma renda extra a quem se dispõe a ajudar. Os participantes se enquadram em situação de vulnerabilidade social e aproveitam esse meio para receber uma remuneração e colaborar com as contas de casa, tornando ,assim, uma via de mão dupla.
Os trabalhos são realizados afim de manter a cidade em um bom estado de conservação e cuidado, como limpeza dos espaços públicos, manutenção de praças e jardins. Além disso, o projeto é voltado para a participação de famílias de baixa renda, colaborando com aqueles que mais precisam de uma forma que beneficia a todos.
Atualmente, 43 pessoas atuam no projeto e podem trabalhar uma vez por semana, com o limite de quatro meio dias no mês. Sendo assim, cada cidadão recebe R$ 130,00 por cada meio dia trabalhado na semana, podendo ter até R$ 520,00 de acréscimo mensal a sua renda, conforme explica o secretário da pasta de Família e Desenvolvimento Social, Adriano Pitter Jose Heinen.
“São homens e mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social e precisam dessa renda. Isso favorece e ajuda as famílias com aquilo que é mais necessário. E, em troca, a pessoa auxilia o município nesse trabalho da limpeza, da conservação da sua cidade”, completa Heinen.
Além disso, o secretário conta que o projeto vem se consolidando no município e há possibilidade de ampliação, tanto no número de participantes quanto no aumento na renda ofertada. Essa vontade também parte do prefeito do município, Lula Thomaz, mas não depende exclusivamente da prefeitura e precisa do repasse de verbas estaduais e federais.
“É um trabalho maravilhoso, desenvolvido com o CRAS, CREAS e com o setor de urbanismo, que também auxiliam nesse trabalho. Todos podem ver que as ruas estão mais limpas, os jardins estão mais conservados, os logradouros públicos estão sendo cuidados pelas pessoas desse programa”, conta Adriano.
Além de Adriano, os integrantes da Câmara de Vereadores também reconhecem o sucesso do programa. “O projeto tem dado um ótimo resultado, tem bastante procura e uma ótima aceitação da população, porque vê que a cidade está constantemente limpa e preservada graças a essas pessoas, do próprio município, que ajudam a conservar e recebem uma remuneração em troca”, aponta Marcelo Acordi, vereador de Teixeira Soares.
Em suma, a gestão de Teixeira Soares encontrou essa saída para suprir uma necessidade municipal, de maneira que não beneficie apenas a prefeitura e os munícipes como um todo, mas também aqueles que mais precisam de auxílio. “É um programa muito bom que está surtindo o efeito que a administração necessitava”, finaliza Adriano.