Pronto Atendimento de Paulo Frotin recebe mais de R$ 5 milhões em ampliação e reforma
Recursos são provenientes de um convênio do município com o Governo do Estado do Paraná
Leandro Bianco, com reportagem de Nilton C. Pabis
O Pronto Atendimento Municipal São João Batista, localizado em Paulo Frontin, está passando por uma grande reforma e ampliação que visa modernizar e aumentar a capacidade de atendimento. Os recursos para essas melhorias são provenientes de um convênio do município com o Governo do Estado do Paraná, firmado neste ano, que totalizará aproximadamente R$ 5,5 milhões investidos na estrutura do espaço.
Bruna Cristina Markevicz, secretária de saúde de Paulo Frontin, fala sobre as alterações que estão acontecendo no pronto atendimento do município. “É uma obra importantíssima, que tem duas etapas: uma etapa de ampliação e outra de reforma do prédio já existente”, disse.
As obras começaram no início de setembro e têm previsão de conclusão em 12 meses. Porém os atendimentos de urgência e emergência no local não irão parar durante esse processo, as pessoas continuarão sendo atendidas no pronto atendimento, que funcionará 24 horas, 7 dias por semana, garantindo que a população continue recebendo o suporte necessário. Para isso, foram necessários alguns ajustes. “Nós tivemos que remanejar itens e estoque de materiais, e, por isso, precisaremos contratar alguns serviços temporariamente pra suprir esse período que ficaremos sem alguns espaços”, explica a secretária.
A reforma prevê a reestruturação de todo o local, com a modernização do sistema de atendimento, para os casos de urgências de emergência, além da implantação de um equipamento novo de raio-x digital, que auxiliará nos diagnósticos médicos. Também, em outro ambiente, localizado atrás do pronto atendimento, serão construídas uma central de abastecimento farmacêutico, uma lavanderia, uma central de material esterilizado, uma cozinha e uma capela nova.
Bruna ainda destaca que, ao final das obras, o espaço total do pronto atendimento será de cerca de 1500 m², mais que o dobro da área atual. “Vamos mais do que dobrar a área existente hoje, obtendo um local totalmente adequado para o atendimento das urgências e que respeite a legislação sanitária em vigor. Isso é muito importante para um serviço de saúde”, ressalta.
Além das obras de infraestrutura, houve recentemente a aquisição de equipamentos e móveis novos para o pronto atendimento, com um investido aproximado de R$ 700 mil. “Todas as camas foram substituídas por camas modernas, com sistemas eletrônicos. Todos os móveis e equipamentos são novos. Isso foi uma preocupação desde o início da gestão, com o objetivo de proporcionar à população um atendimento de qualidade, com conforto e segurança”, finaliza.