Prudentópolis é a primeira cidade do Brasil a ter o ucraniano como língua co-oficial

Kauana Neitzel com assessoria

O prefeito Osnei Stadler recebeu, na quarta-feira (20), os representantes da comunidade ucraniana para o ato simbólico de formalização da co-oficialização da língua. A lei, de autoria do Vereador Maurício Bosak, tem como objetivo estabelecer o idioma como oficial, assim como a língua portuguesa, dentro do território do município.

O status de língua oficial permitirá ao município a elaboração e desenvolvimento de ações oficiais em ucraniano bem como, promover a valorização da herança linguística como forma de salvaguardar o patrimônio imaterial desse povo. A Lei Municipal 2479/2021 tem como objetivo reconhecer a importância do povo ucraniano na formação do município, valorizando a cultura e as raízes presentes até nos dias de hoje.

De acordo com o prefeito Osnei Stadler, o objetivo é enriquecer ainda mais essa cultura. “O município tem uma tradição ucraniana muito forte, boa parte são eles os responsáveis pela construção da cidade desde a vinda dos primeiros ucranianos para a região. Com essa nova lei municipal, reforçaremos a nossa história, a nossa cultura, esse grande patrimônio imaterial”, enfatiza. Após aprovação na Câmara Municipal, a notícia teve uma grande repercussão nacional e internacional. “Iremos reforçar a educação baseada dentro da língua ucraniana. O turismo também fica envolvido nisso, podendo expandir as placas de sinalizações de turismo, cardápios podendo ter a opção da língua ucraniana, orientações em hotéis”, explicou o prefeito.

Foto Kauana Neitzel
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.