Prudentópolis é duplamente premiado no Programa Educa Juntos de 2021

Programa do Governo do Estado apoia municípios na melhoria da aprendizagem e alfabetização

Daniela Valenga

O município de Prudentópolis recebeu duas premiações no Educa Juntos: Estado e Municípios Juntos Pela Educação. Um dos prêmios foi pela participação na adaptação do material Educa Juntos de Língua Portuguesa. O segundo reconhecimento foi pela participação na elaboração dos materiais pedagógicos das Aulas Paraná Municípios do Livro Registro de Classe On-line.
O Educa Juntos foi implementado no final de 2020 pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR). O objetivo do programa é apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes desde a Educação Infantil. “A organização e ação das atividades do Educa Juntos em Prudentópolis começou a partir dos diagnósticos das principais dificuldades percebidas na alfabetização e da necessidade de inovação no processo de ensino aprendizagem”, relata a secretária de Educação de Prudentópolis, Eliane Dal Pisol.
Ela ressalta a importância do reconhecimento do trabalho desenvolvido por meio das premiações. “A valorização e apoio do trabalho nas instituições escolares é sempre importante, pois serve como incentivo aos profissionais que, diante do cenário atual, precisam reinventar suas metodologias e ampliar seus recursos didáticos e tecnológicos”, enfatiza.

“A valorização e apoio do trabalho nas instituições escolares é sempre importante, pois serve como incentivo aos profissionais” – Eliane Dal Pisol

O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler destaca que uma das prioridades da gestão municipal é a educação. “É através dela que construímos novos líderes e novos profissionais que irão continuar a história do nosso município”, fala. Osnei aponta que o reconhecimento da premiação indica que a gestão municipal está no caminho certo. “Não medimos esforços quando o assunto é educação, somente ano passado como não havia aulas presenciais por parte do ano, executamos reformas e pinturas em 25 escolas municipais e esse ano estaremos reformando mais 15 escolas”, conta.
Eliane também destaca que o reconhecimento é fruto do trabalho realizado em conjunto dentro da Secretaria de Educação e do município. “As pedagogas do município de Prudentópolis contribuíram com os planos de aula dos nossos docentes na elaboração do Livro Registro de Classe online”, exemplifica.
A premiação ocorreu durante uma solenidade realizada em Curitiba no dia 16 de fevereiro. Ao final do primeiro dia de evento, o vice-governador do Paraná, Darci Piana, assinou o protocolo de intenções que reafirma o compromisso do Governo do Estado para a ampliação contínua das estratégias educacionais do programa Educa Juntos. A secretária Eliane Dal Pisol aponta que Prudentópolis continuará trabalhando com os materiais do Educa Juntos. “Eles estão sendo distribuídos nas escolas e com certeza servirão como mais uma ferramenta de alfabetização”, finaliza.