Prudentópolis implanta Plano de Arborização Municipal com plantio de árvores nativas em toda cidade

Um dos principais objetivos, é que cada habitante da cidade adote a sua árvore, dando continuidade ao plantio, cuidado e toda atenção necessária para a preservação do meio ambiente

A Prefeitura de Prudentópolis iniciou na segunda-feira (23), a implantação do Plano de Arborização Municipal. A proposta é o plantio de mudas de árvores nativas em toda a cidade, com foco na arborização urbana.

A iniciativa é alusiva ao Dia da Árvore e início da Primavera. “Prudentópolis tem um grande déficit de árvores na área urbana, com o projeto de aplicação do plano de arborização vamos conseguir recuperar grande parte da vegetação e aplicar a conscientização ambiental de casa em casa. A nossa cidade vem sendo estruturada para ser um grande polo turístico, fazer essa relação com o meio ambiente e a sua preservação é mais um grande passo’’, destaca o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski.

A iniciativa vem em momento em que os números mostram a necessidade de um engajamento da população frente a desmatamentos e queimadas de florestas que se espalham pelo Estado.

O plantio iniciou através da Escola Municipal Clotilde dos Santos Gomes, o trabalho em sala de aula é fundamental para estender o projeto em cada casa do bairro. Um dos principais objetivos, é que a família dos alunos e moradores vizinhos adotem a sua árvore, dando continuidade ao plantio, cuidado e toda atenção necessária para a preservação das árvores. “Ter o padrinho de cada árvore vai aumentar a conscientização da população, uma ação simples de plantar pode incentivar a população a desenvolver outros hábitos como a separação seletiva de lixo, uso consciente da água, entre outras medidas’’, conta o secretário municipal de Meio Ambiente, Felipe Daciuk.

As espécies das mudas foram cultivadas no Horto Municipal e escolhidas através do estudo realizado para a implantação do plano de arborização, ou seja, o projeto prevê a altura, o crescimento de raízes e a adequação da árvore com o espaço plantado. A cada mês, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai realizar o plantio em uma rua da cidade, a implantação é lenta e o crescimento não é visto imediatamente, mas no futuro o Município terá uma vegetação proporcional e adequada para o seu porte.