Prudentópolis inaugura monumentos em homenagem a figuras importantes

Karina Ludvichak

No dia 5 de agosto, foi realizada a cerimônia de inauguração de monumentos de figuras importantes para o município de Prudentópolis. Na ocasião, estavam presentes autoridades locais, sociedade civil, além de familiares que tiveram seus entes homenageados. As obras usadas para as homenagens foram desenvolvidas pelo artista plástico Elvo Benito Damo. Ainda, a ação faz parte do cronograma de comemoração dos 116 anos do município.
Os homenageados foram; Firmo Mendes de Queiroz, considerado o fundador de Prudentópolis, onde um busto foi colocado na praça que leva seu nome; os expedicionários, assim ficaram conhecidos os militares que lutaram na Segunda Guerra Mundial, a homenagem foi um quadro esculpido com os rostos dos soldados e seus respectivos nomes; os imigrantes que chegaram à cidade a mais de cem anos, também, homenageados com estatuas; e por fim, na praça Coronel Durski foi colocado um busto em homenagem ao primeiro prefeito da cidade, Coronel José Durski, onde sua neta veio prestigiar o importante momento.
O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, esteve coordenando as inaugurações, e relata que o município devia essas homenagens, e faze-las próximo ao aniversário da cidade foi a melhor decisão. Ele comenta também sobre as expectativas para a Tradicional Festa do Feijão, que acontece nesta sexta-feira (12) em comemoração ao aniversário do município. “As expectativas estão muito grandes, a população também está bastante empolgada. No dia 13 será realizada a maior feijoada mundo”, relata o prefeito.
Maria Regina Durski, neta do Coronel José Durski, não teve a oportunidade de conhecer o avô, mas relata que seu pai contou muitas histórias sobre ele, e que a partir disso passou a amar e admirar tudo o que ele fez pelo município. A neta do coronel diz que está muito feliz com a homenagem, e que o legado que seu avô deixou está registrado nos livros e locais públicos da cidade. “É um sentimento de gratidão mesmo, porque a gente sabe que ele foi o primeiro prefeito, e tudo o que ele pode fazer ele fez”, disse.
Nadir Vozivoda, secretária de Cultura, esteve à frente da organização das inaugurações em homenagem a figuras importantes para o munícipio. Ela comenta que os locais onde foram feitas as homenagens já receberam os nomes dos homenageados, mas que ainda não havia identificação e os monumentos vieram para marcar o local.Junto aos monumentos estão também um breve relato sobre as histórias, para que os visitantes conheçam um pouco mais sobre aqueles que contribuíram para a construção da cidade. Nas placas, os textos estão escritos em português e também em ucraniano, que foi adotado como língua co-oficial do município.
“Em lojas, mercados, ou hotéis, sempre encontramos alguém que fala ucraniano, então a gente percebeu o quanto é importante preservar a língua ucraniana, já que tanta gente aqui ainda fala. É importantíssimo preservarmos nossa cultura”, concluí Nadir.
A secretária diz, ainda, que o artista responsável pelas obras, buscou ser o mais fiel possível as imagens das figuras escolhidas.
Bispo Dom Meroni esteve presente na inauguração, e diz que retornou a alguns dias da Europa e se surpreendeu com as mudanças feitas em tão pouco tempo em Prudentópolis, e ressalta a importância das novas obras de arte nos espaços públicos da cidade. “São muito importantes para nós, e para que as futuras gerações jamais se esqueçam desses grandes heróis”, observa o Bispo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.