Prudentópolis investe em educação com visitação e aulas fora das salas

Kauana Neitzel com assessoria

Focando em uma educação de qualidade, a Prefeitura de Prudentópolis tem levados os alunos da rede municipal para conhecer a gestão pública do município, como também para prestigiar a cultura através de apresentação circense.


Conhecer o funcionamento da gestão pública é importante para compreender as decisões adotadas para o bem-estar da comunidade e exercer a cidadania. Na manhã da última quinta-feira (01), os alunos da 4ª e 5ª série, da Escola Municipal do Campo da comunidade de Manduri, acompanhados pela professora Tati Poganski, realizaram uma visita nas dependências do setor Público municipal. Na ocasião conheceram a Câmara de Vereadores, a Prefeitura e o gabinete do prefeito Osnei Stadler.


Os alunos foram recebidos carinhosamente pelo Vice-Prefeito Evaldo Hofmann, que na oportunidade esclareceu dúvidas dos estudantes e comentou sobre o funcionamento da prefeitura e a importância do trabalho desenvolvido pela administração municipal. O objetivo é que os alunos possam conhecer a função do Executivo e Legislativo, levantando assuntos contemplados em sala de aula.


Estiveram presentes acompanhando as crianças os vereadores Ambrósio Dovhi, Maurício Bosak e Elder Pontarollo Jr., assim como a estagiária da escola Joice Fernanda Dias.


Nos dias 30 e 31 de maio os alunos da rede municipal tiveram a oportunidade de assistir um espetáculo no circo que está atuando no município, de forma totalmente gratuita. O objetivo foi proporcionar e fomentar a cultura para as crianças, nessa primeira experiência foram atendidas mais de 2.500 crianças. Osnei conta que “para a próxima oportunidade estamos elaborando um projeto para trazer/levar esse entretenimento cultural para alunos que estudam em escolas do campo”.


A secretária de Educação, Eliane Dal Pisol, explica que Freinet diz que a aula-passeio é um momento de vivenciar, descobrir e sentir novas sensações, despertando novos interesses e curiosidades nos alunos, assim a “aula fora da sala” é fundamental para complementar o aprendizado das crianças, permitindo que elas tenham experiências práticas e diversificadas que não podem ser oferecidas dentro das paredes da sala de aula.


“A visita das crianças ao poder público, permitiu que elas conhecessem mais sobre a organização e o funcionamento do nosso município, além de terem contato com as pessoas que trabalham em prol da sociedade. Essa experiência pôde estimular o interesse delas em participar de projetos e iniciativas que visam melhorar a vida das pessoas e, consequentemente, fortalecer a cidadania. Já a ida ao circo ofereceu uma oportunidade de aprendizado diferente, que não se restringe apenas a atividades intelectuais, mas abrange também o desenvolvimento emocional das crianças. Assistir a um espetáculo de circo com trapezistas, equilibristas, palhaços e outros artistas é um exercício de imaginação e criatividade que pode inspirar as crianças a desenvolver suas próprias habilidades artísticas e se expressar de forma mais livre”, destaca a secretária.


Portanto, é importante que cada vez mais seja estimulado essas “aulas fora da sala”, oferecendo às crianças um ensino mais amplo e completo, que leve em conta diferentes formas de aprendizado e que pretenda formar cidadãos conscientes e responsáveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.