Quark Engenharia vai transformar a iluminação pública da região
Seis municípios serão beneficiados com tecnologia LED e telegestão
Esther Kremer e Assessoria
A região da Amcepsar presenciou um importante marco no desenvolvimento de sua infraestrutura com o leilão da Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (CONDER), sendo eles: Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças e Teixeira Soares. O leilão aconteceu na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O projeto prevê a modernização de mais de 15 mil pontos de iluminação com tecnologia LED, impactando positivamente a vida de mais de 112 mil pessoas.
O leilão atraiu dois consórcios para a disputa, reforçando o interesse do mercado em participar de um projeto que trará grande impacto positivo à região. A vencedora do certame foi a Quark Engenharia, com uma proposta de R$ 487.480,11, representando um deságio de 14,64% em relação ao valor máximo estipulado pelo edital.
A PPP de Iluminação Pública foi viabilizada com o apoio técnico e financeiro do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP) da Caixa Econômica Federal, sob a coordenação da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) e do Ministério das Cidades. Já o Grupo Houer foi o responsável pela modelagem do projeto.
Jorge Derbli, presidente do CONDER e prefeito de Irati, destacou o caráter transformador da PPP para as cidades. “Essas três marteladas simbólicas aqui na B3 foram com orgulho, foram quatro anos de trabalho da equipe do CONDER, da equipe das Prefeituras, enfim, foi algo construído por várias mãos como a Caixa Econômica Federal, o Governo, para que chegássemos a este momento, um leilão onde a empresa vencedora concedeu quase 15% de desconto e vamos ter uma eficiência no serviço de iluminação. Parabenizo a todos que estiveram presentes neste leilão e que fizeram um ótimo trabalho”, pontuou.
Segundo Hoylson Trevisol, CEO da Quark Engenharia, o objetivo é proporcionar impactos positivos nos municípios abrangidos pela PPP. “Nós estamos próximos, o alcance é fácil, a mobilização é fácil, a empresa tem estrutura para poder estar à frente do projeto. Acreditamos muito no associativismo, é uma das formas de os municípios conseguirem promover essa infraestrutura. Nós não medimos esforços, vamos, com certeza, superar as expectativas. Vamos tornar a região em uma referência nacional”, frisou.
O prefeito de Mallet, Moacir Szinvelski, também comentou sobre o feito. “O principal foco é a nossa população. Estamos fechando o mandato com chave de ouro, foi uma das melhores coisas que aconteceu em nosso município”.
Já o prefeito de Rebouças, Everaldo Zak, também frisou a importância do PPP para os municípios. “É um legado que estamos deixando para os próximos 13 anos, as Prefeituras vão poder ficar tranquilas em relação a iluminação pública, é uma grande alegria para os municípios”.
O prefeito de Inácio Martins, Juniro Benato, falou sobre o PPP e disse que “se cumprimos esta missão, é porque temos bons técnicos em nossos municípios. Este leilão foi a cereja do bolo dentro deste projeto. Foi o primeiro Consórcio Público do Paraná a ser contemplado com este projeto de iluminação pública. É um grande ganho, uma sensação de dever cumprido”, disse Benato.
A Caixa Econômica Federal, que teve um papel essencial na modelagem do projeto, também comemorou o sucesso do leilão. Durante o leilão, Tiago Cordeiro de Oliveira, vice-presidente em exercício da Caixa, salientou que “A Caixa, por meio do FEP, se orgulha de ter contribuído para o sucesso dessa PPP. Este projeto é um exemplo de como podemos alavancar investimentos privados para melhorar a infraestrutura pública, promovendo eficiência energética e beneficiando diretamente a população.”
O leilão da PPP de Iluminação Pública do CONDER marca um passo significativo na modernização das cidades do Paraná, promovendo mais eficiência, segurança e desenvolvimento sustentável para a região.
Sobre a PPP
Por meio dessa PPP, serão modernizados cerca de 15 mil pontos de iluminação pública, com uso de tecnologia LED e telegestão nas vias principais, mudanças que vão ocasionar uma economia de, aproximadamente, 65% para os entes públicos, além de melhorar a qualidade dos serviços e valorizar os espaços urbanos, como os pontos turísticos importantes da cidade, iluminação de avenidas, ruas, praças, faixas de pedestres, ciclovias e ciclofaixas. O projeto prevê levar a iluminação pública aos distritos, vilas e povoados de cada um dos seis municípios participantes.
Serão realizados investimentos de, aproximadamente, R$ 50 milhões. Outro aspecto de destaque será a iluminação cênica de 20 pontos históricos e turísticos, com impacto na valorização do patrimônio cultural. Além disso, serão contemplados com iluminação especial mais de 58 locais como praças, parques, campos e quadras, o que deverá qualificar e revitalizar essas áreas de convívio e lazer.