Quase 100 quilômetros de estradas rurais são cascalhados na região com os serviços da Patrulha Rural

Mais um programa vem se consolidando na região, a Patrulha Rural está no seu penúltimo município, Inácio Martins, e já realizou o serviço de cascalhamento em quase 100 quilômetros das estradas rurais das oito cidades que aderiam ao programa. O próximo a receber o maquinário é Prudentópolis.

O projeto se iniciou por Irati, em outubro de 2017. Nos três trechos em que as máquinas atuaram 10 quilômetros foram feitos; em Teixeira Soares foram cascalhados 9,2 km. Já em Fernandes Pinheiro foram 12,7 km; Rebouças terminou os três trechos propostos melhorando 23 km das estradas; Rio Azul finalizou o programa com 19,6 km; Inácio Martins já está com 26 km cascalhados, faltando um mês para encerrar o prazo.

Para o presidente Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) e prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, “está sendo muito eficiente o trabalho desenvolvido, segue de modelo para todas as estradas, que incialmente, são as de ligação principal. É difícil colocar todos os equipamentos em uma estrada só, e com a Patrulha conseguimos isso, todos estão focados apenas em um local. Eu sou um dos prefeitos que quero novamente a Patrulha em Inácio Martins, porque está sendo muito eficiente e efetivo o trabalho desenvolvido nas estradas rurais do município”, comenta.

O arquiteto e urbanista da Amcespar, Diorgenes Ditrich, que é a Associação responsável pela obra, diz que esse avanço notável nos municípios se dá pela experiência que a equipe vem adquirindo. “A Patrulha está com uma equipe por meio de PSS, e eles vão ficando cada vez mais experientes, começa a afinar, então vão avançando. Eu como fiscal da Patrulha vejo a evolução. E dependemos do tempo e do trecho em que será executada a obra, tudo isso interfere, mas a equipe vem melhorando”.

Além do cascalho colocado nas estradas rurais, o programa também faz a abertura e limpeza do local, como retirada de tules e árvores, de acordo com a liberação do IAP, tudo dentro das normativas exigidas, também, é feita drenagem e colocação de bueiros, e se necessário, a elevação do leito da estrada. Todo o trabalho realizado é feito por meio de um projeto desenvolvido pela Amcespar.

Em um primeiro momento, o arquiteto faz um levantamento à campo, após tudo é relatado em um livro, que consta todas as especificações necessárias como tamanho da estrada, largura, e o que precisa ser feito em cada trecho. Após, é enviado ao Governo do Estado para aprovação. Depois disso, a própria Amcespar realiza audiências públicas com as comunidades que serão atendidas para explicar como é o projeto e como funcionarão as obras.

De acordo com Ditrich, esse projeto inicial é essencial para a realização dos serviços, que é feito pelo Conder. “O trabalho é diferenciado da Patrulha Rural, porque ela se antecipa com o projeto, gera um livro que constam as estradas que a comunidade define, junto aos técnicos, faz audiências, todos estão cientes que precisa limpar os taludes, para que a água não fique na estrada. As melhores soluções técnicas é tirar a água da estrada rural, assim se elimina um monte de questões. Então esse trabalho dá mais durabilidade às estradas rurais, dependendo do cascalho, podem durar até dez anos”, disse.

A Patrulha Rural está atualmente em Inácio Martins e fica até o final de setembro. Após irá para Prudentópolis, onde encerra esta primeira etapa. Segundo Ditrich, serão feitas novas reuniões com o Governo do Estado, para iniciar novamente, já que houve interesse por parte dos municípios. “Os prefeitos estão contentes, tiveram um resultado satisfatório, choveu em Rebouças e a estrada que ficou intacta foi a que a Patrulha Rural fez. São serviços que fazem a diferença, e eu acho positivo isso, que mostra a qualidade do trabalho”, finaliza.

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