Ramo de imóveis em Irati começa a reagir gradativamente

Assessoria

O ramo de imóveis em Irati começa a reagir gradativamente, após queda brusca pela busca de imóveis causada pela crise sanitária que passamos há pouco mais de 2 anos atrás, além da alta da taxa Selic que dificultou o acesso a financiamento.Com a estabilização do comércio e diminuição (ainda que pouca) da taxa básica de juros, a busca por imóveis voltou a se consolidar como alta, facilitando as vendas para imobiliárias e construtoras, que já voltaram a comercializar todo um empreendimento antes mesmo de sua finalização.Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre o ramo de imóveis de Irati, cidade do Paraná que se tornou um importante centro imobiliário ao longo dos anos. Acompanhe!

Explicando sobre a queda da taxa Selic

Um dos principais motivos para que os investimentos em imóveis tenham caído consideravelmente foi a alta da Selic, considerada a taxa básica de juros no Brasil, controlada pelo Banco Central e usada como base para qualquer tipo de financiamento, incluindo o imobiliário. Em 2020, essa taxa chegou a 2%, o que facilitava o investimento através de financiamentos imobiliários e não trazia benefícios do investimento em renda fixa como Tesouro Direto. Porém, ao longo do tempo essa taxa foi aumentando consideravelmente, para que a economia fosse contida, chegando a 13,75% e se mantendo nesse patamar até agosto do ano passado. Dessa forma, vale mais a pena investir em algo como os títulos do governo, já que a taxa de financiamento imobiliário fica alta, dificultando a compra de imóveis, como a aquisição de casas em Irati. De agosto do ano passado até o momento atual (12 meses depois), a taxa está caindo consideravelmente, chegando a 10,50% e fazendo com que vários mercados imobiliários, incluindo o de Irati, comecem a reagir gradativamente.

Casas dominam as opções de venda em Irati

Irati é uma cidade do interior, localizada no Paraná, e com uma população bem pequena, cerca de 60 mil habitantes, segundo o censo do IBGE de 2019. Apesar disso, possui ótima infraestrutura, sendo ideal para quem deseja morar em uma cidade calma, mas que oferece tudo que é necessário para se viver bem. Devido a ser uma cidade do interior do estado, é natural que as casas dominem as opções de venda imobiliária. São pensadas sempre no formato familiar, com a grande maioria dessas residências possuindo 2 quartos ou mais.Você também encontra apartamentos, já que novos empreendimentos surgem quase que mensalmente na cidade, mas ainda são menores em relação a quantidade de casas. Em plataformas como a Chaves na Mão, você encontra casas à venda em Irati a partir dos R$ 70.000,00.

Agropecuária local ajuda no crescimento do mercado imobiliário

O comércio de Irati é diversificado, mas possui uma grande parcela sendo representada pelo agricultor familiar. Com um PIB de 2,3 bilhões de reais, a economia da cidade é dividida da seguinte forma:

● 47,3% advém dos serviços;

● 25,4% da agropecuária;

● 13,8% da administração pública;

● e 13,5% da indústria.O poder da agropecuária explica o motivo da cidade ter um Produto Interno Bruto tão alto, mesmo sendo tão pequena em relação a quantidade de habitantes.A força do agronegócio também beneficia a valorização dos imóveis, principalmente das terras utilizadas para cultivo. Por fim, é importante mencionar que a proximidade com Ponta Grossa, o pólo industrial do Paraná com mais de 1.600 empresas atuantes, afeta diretamente a economia da cidade de Irati, já que muitas pessoas optam por morar em uma cidade mais calma, mas próxima de seu trabalho em PG. E você, está pensando em investir em imóveis? Então considere comprar o seu imóvel em Irati. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.