Receita Federal divulga orientações de como obter a copia do ultimo Imposto de Renda de Pessoas Físicas

O novo sistema disponibilizado de forma online para os contribuintes tem como objetivo facilitar a vida do contribuinte. O cadastro pode ser feito através do site ou por meio de código de acesso

Desde o dia 10 de março, o órgão passou a disponibilizar pela internet, sem necessidade de certificado digital, a copia da ultima Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) enviada pelo contribuinte nos últimos cinco anos.

 A partir de agora o contribuinte pode acessar ao serviço mediante a cadastro no portal www.gov.br ou por meio de código de acesso, gerado na própria página da Receita Federal. Ao entrar no Portal e-CAC, o caminho para obter o serviço é:

Processos digitais (e-processo) > Abrir Dossiê Digital de Atendimento > área de concentração; cópia de documentos > serviços: obter cópia da última DIRPF entregue.

 Não sendo necessário juntar qualquer documento, a própria abertura do dossiê é suficiente para o fornecimento da cópia da declaração. O atendimento não é imediato, pois depende de processamento em lote que acontece algumas vezes ao longo do dia. A cópia da Declaração é fornecida ao solicitante no processo aberto e pode ser acessada pela opção “Meus Processos”, na aba inativos.

A Receita Federal tem enviado esforços para facilitar cada vez mais a vida do contribuinte.