Região registra 76 casos de Covid-19 e dois óbitos

A 4ª regional de Saúde registrou, de acordo com os boletins das Secretarias Municiais de Saúde, 76 pacientes positivos da Covid-19. E mais dois óbitos pela doença. Todos os nove municípios apresentam casos confirmados.

Nesta semana, Teixeira Soares e Guamiranga, que ainda não haviam registrados casos da doença, tiveram a confirmação. Teixeira Soares já tem três casos confirmados, em menos de uma semana. Já Guamiranga tem apenas um.

Irati foi o município que mais teve crescimento dos casos, cerca de 950% nos últimos 14 dias. Até o fechamento desta edição, o município apresentava 19 pacientes positivos, sendo 13 recuperados e seis estão em isolamento domiciliar.

Imbituva não teve novos casos na última semana. Até agora, o município tem 36 casos confirmado, sendo 35 recuperados e um óbito. No momento, não há pacientes sendo monitorados.

Os demais municípios apresentam os seguintes casos confirmados: Mallet (4); Rebouças (3); Inácio Martins (7) e Fernandes (2), Rio Azul um.

Já os casos recuperados da região são em cerca de 38 pacientes, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

ÓBITOS

A região registra, até o momento, dois óbitos, sendo um em Imbituva, de uma paciente de 44 anos, moradora de Imbituva, que estava internada há 18 dias, sendo 12 na UTI do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG). Ela era portadora de Diabetes Mellitus, e veio a falecer no dia 9.

No dia 2 de junho foi registrado o primeiro óbito, de um paciente de 49 anos, de Fernandes Pinheiro, que também estava internado na UTI do HU.

Nesta semana, no domingo (14), a Sesa confirmou a morte de um paciente de Mallet, porém ainda está sendo investigado o caso, pois, o caso é do primeiro paciente do município, que já estava como recuperado no boletim do estado, porém, devido a complicações ele precisou ser internado novamente, e veio a falecer. Ainda não foi informado se o paciente é considerado recuperado ou se morte foi pela Covid-19.

CUIDADOS

Diante do aumento dos casos, as Secretarias Municipais pedem que os cuidados continuem:

Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.

Ao tossir ou espirrar, cubrir nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.

Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.

Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.

Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.

Durma bem e tenha uma alimentação saudável.

Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

Comentários estão fechados.