Região tem dois óbitos e 59 casos confirmados da Covid-19

A 4ª regional de Saúde registrou o segundo óbito nesta semana, de um paciente de 44 anos, moradora de Imbituva,

A 4ª regional de Saúde registrou o segundo óbito nesta semana, de um paciente de 44 anos, moradora de Imbituva, que estava internada há 18 dias, sendo 12 na UTI do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG). Ela era portadora de Diabetes Mellitus, e veio a falecer na terça-feira (9).

Na semana passada, no dia 2 de junho, foi registrado o primeiro óbito na região, de um paciente de 49 anos, de Fernandes Pinheiro, que também estava internado na UTI do HU.

Imbituva teve apenas mais um caso confirmado da doença na última semana. Até agora, o município tem 36 casos confirmado, sendo 35 recuperados e um óbito. No momento, não há pacientes sendo monitorados.

Nesta semana também foram registrados mais casos positivos de coronavírus nos municípios da região. Rio Azul confirmou o primeiro caso, de um paciente de 23 anos, que teve sintomas leves, está em casa e passa bem. Fernandes Pinheiro registrou o segundo caso.

Irati teve aumento nos casos, até o momento, já são nove casos confirmados da doença, sendo quatro recuperados. A criança de um ano, o segundo caso do município, também está curada do vírus. Até o fechamento desta edição, 24 pessoas estão sendo investigadas no município.

Os demais municípios apresentam os seguintes casos confirmados: Mallet (2); Rebouças (3); Inácio Martins (6) e Fernandes (2). Ao total, são 59 casos confirmados da doença em toda a região, sendo 46 recuperados. Guamiranga e Teixeira Soares não em casos confirmados da doença, até agora.

CUIDADOS

Diante do aumento dos casos, as Secretarias Municipais pedem que os cuidados continuem:

Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.

Ao tossir ou espirrar, cubrir nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.

Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.

Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.

Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.

Durma bem e tenha uma alimentação saudável.

Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.