Representante da Organização Humanitas e Cônsul dos Estados Unidos visitam Prudentópolis

Daniela Valenga

O ex-prefeito de Guarapuava e atual representante da Organização Humanitas Brasil-Ucrânia, Vitor Hugo Burko, e representantes do Consulado Americano, Jonathan Austin, Cônsul em exercício, Jason Green, Assessor Cultural, e João Costa, fotografo, visitaram Prudentópolis na última quarta-feira, dia 23 de março. Todos os representantes foram recebidos no gabinete pelo prefeito do município, Osnei Stadler.

A visita ocorre sobre o contexto da invasão e guerra entre Rússia e Ucrânia. Prudentópolis é um dos municípios que integra a Comissão Nacional de Ajuda Humanitária e de Acolhimento a Refugiados, Humanitas Brasil-Ucrânia. Durante a visita, um dos temas abordados foi como o município pode ajudar, emergencialmente, os refugiados que chegarem da Ucrânia.

Nadir Vozivoda, secretária de Cultura de Prudentópolis e representante do município na Comissão, conta que o convite para integrar o movimento partiu da Representação Central dos Ucranianos no Brasil. “A articulação entre a Humanitas Brasil-Ucrânia e as organizações está sendo feita através de reuniões online e presenciais, por comissões específicas, conforme as tarefas atribuídas”, explica Nadir.

O Governo dos Estados Unidos se coloca contrário à invasão russa desde o começo das movimentações na fronteira entre os dois países, posição seguida pelo Consulado Americano no Brasil. “Devemos permanecer unidos para apoiar a Ucrânia, e o direito de todas as nações soberanas a escolherem seus próprios caminhos, livres da ameaça de coerção, subversão ou invasão”, aponta o Consulado.

Como relatado por Osnei, os representantes conheceram mais sobre o município que abriga o maior número de descendentes de ucranianos na América Latina. “O propósito da visita é entender um pouco mais sobre a nossa cultura, as nossas raízes e a nossa relação com a descendência ucraniana, que é tão forte em nosso município”, ressalta o prefeito.

Os representantes das instituições conheceram pontos turísticos e culturais do município. “Eles tiveram a oportunidade de conhecer o Monumento Natural Salto São João e posteriormente estiveram experimentando as comidas típicas ucranianas”, relata Osnei.  Acompanharam os passeios a primeira-dama de Prudentópolis, Leandra Stadler, a secretária de Cultura, Nadir Vozivoda, a secretária de Turismo, Cristiane Boiko e membros da comunidade ucraniana do município.

Os representantes da Organização Humanitas Brasil-Ucrânia e do Consulado Americano também visitaram o Museu do Milênio, inaugurado em 1989 para resgatar e preservar a memória dos imigrantes ucranianos, e a Paróquia São Josafat, considerada uma das igrejas mais bonitas do país. “Por meio dos passeios e interações, eles conseguiram conhecer mais a fundo a história do municipio”, destaca o prefeito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.