Reunião define planejamento de obras de saneamento na Vila Brasil

Kauana Neitzel

A Prefeitura de Imbituva, Secretaria de Planejamento, engenheiros da empresa TCS e responsáveis da Construtora Tangará se reuniram, na última semana (22), para discutir o planejamento das obras de saneamento em conjunto com a pavimentação asfáltica na Vila Brasil.


As obras iniciaram na segunda-feira (26), a empresa TCS está executando as obras de saneamento e a Construtora Tangará cuida da pavimentação asfáltica. O investimento em obras no local é de mais de R$ 12 milhões, beneficiando cerca de 1.300 moradias.


O prefeito Celso Kubaski conta que o saneamento básico contribui com a saúde, a educação, o meio ambiente e a economia. “A modernização e ampliação do sistema de saneamento básico beneficia a sociedade como um todo. É dever da Gestão contribuir para o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e gestão de resíduos sólidos urbanos. Promover, ainda, ações de drenagem e manejo ambiental, além de melhorias sanitárias domiciliares e melhorias habitacionais”, destaca Celso.


O saneamento básico consiste na atividade relacionada ao abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades.


Vale destacar que atividades que englobam esse serviço são essenciais para a prevenção de doenças, redução da mortalidade infantil, melhorias nos índices de educação e empregabilidade, e expansão do turismo, segundo o Ministério da Saúde.


Além das obras, na quarta-feira (29) foi realizada uma visita as áreas do Projeto de Requalificação Fundiária e Requalificação Urbana do Programa Nossa Gente Paraná, sendo a Vila Zezo, após entregas de 75 casas, e no canteiro de obras no Jardim Água Verde, extensão do Projeto de Requalificação Urbana.


Quem participou da visita foram às equipes da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social da Família (SEDEF), com a presença do secretário Rogério Carboni e equipe, Cohapar setor de engenharia e social e Francisco Ochoa (BID). Sendo recepcionados e acompanhados pelo prefeito Celso, secretária de Assistência Social, Cleide Kubaski, Departamento de Habitação e Cras Jardim Tangará.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.