Reunião discute concessão para iluminação pública

Encontro reuniu nove dos dez prefeitos dos municípios membros da associação, que analisaram e votaram acerca da proposta feita pela Caixa Econômica Federal

Amanda Borges

Na manhã de terça-feira (08), reuniram-se no prédio sede da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), nove prefeitos e um vice-prefeito dos municípios da região, para discussões acerca da iluminação pública das cidades. Representantes da Caixa Econômica Federal apresentaram uma proposta de Parceria Público-Privada (PPP), que pode ser firmada entre as prefeituras e a instituição.
De acordo com o Presidente da Amcespar e Prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, o setor de iluminação pública é um impasse de 9 das 10 gestões dos municípios membros da associação. “Foi a falta de investimento do passado que reflete no presente”, afirma. Diante do impasse, o projeto de concessão apresentado pela Caixa promete atualizações e melhorias em toda a rede.
Benato compartilha que o programa apresentado deverá modernizar o sistema de iluminação. Caso a parceria seja firmada, as mudanças iniciam com a troca das lâmpadas tradicionais, utilizadas até então nos postes, para as de led. Assim que isso ocorrer, os municípios poderão negociar com a concessionária a instalação de câmeras de segurança em locais de uso público.
Ainda, estuda-se também a disponibilização de internet gratuita, via wi-fi, em alguns pontos das cidades. Da mesma maneira, caso o contrato seja fechado, a Caixa afirma que a medição do consumo e luminosidade das lâmpadas também serão possíveis, além da promessa da diminuição de custos com o setor.

"90%"
 dos municípios da Amcespar consideram o sistema de iluminação pública um problema

Na reunião, houve votação entre os dez representantes municipais. Somente o vice-prefeito de Prudentópolis, Evaldo Hofmann Junior, se absteve a adesão da nova concessão. Hofmann justificou, afirmando que irá consultar o Prefeito Osnei Stadler, para a realização de uma análise técnica e de viabilidade, antes de tomar uma decisão definitiva.
Os demais prefeitos integrantes da Amcespar sinalizaram positivamente para a iniciativa, sendo eles os representantes de: Irati, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Guamiranga, Inácio Martins, Imbituva, Mallet, Rebouças e Rio Azul. A prefeita Cleonice Schuck, de Fernandes Pinheiro, diz que a nova concessão será benéfica para o município. “De forma consorciada, com certeza, nós baixaremos os custos e conseguiremos atender melhor a nossa municipalidade”.
Em concordância com Cleonice, Celso Kubaski, prefeito de Imbituva e Vice-presidente da Amcespar, diz que para o município as inovações serão de grande importância. “O primeiro passo foi dado. Depois de elaborado o contrato e o projeto, a gente vai ter certeza absoluta de que é importante para toda a região”, explica.
Ainda, durante a reunião, Cleonice, que além de Prefeita também é a responsável pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amcespar(CIS Amcespar), e sua equipe, apresentaram uma prestação de contas em formato de relatório, expondo os gastos e ações realizadas pelo CIS nos últimos meses. Em razão da atitude, Cleonice foi elogiada pelos demais prefeitos pela transparência na gerência do consórcio.
Ao fim, como maneira de homenagem pelo Dia da Mulher, Cleonice recebeu flores e palavras de reconhecimento do presidente da Amcespar. Cleonice é a única a ocupar o cargo de prefeita na região e, em sua fala, reforçou a importância da representação feminina na política.