Rio Azul comemora 104 anos com conquistas em diversas áreas

Prefeito Leandro Jasinski comenta o trabalho na gestão do município em um ano e meio de mandato

Daniela Valenga, com reportagem de Jaqueline Lopes

O município de Rio Azul comemora 104 anos em 14 de julho. Para o prefeito Leandro Jasinski, que está no primeiro mandato, são muitos os motivos para comemorar neste aniversário do município. Somente neste ano, a Prefeitura já conseguiu entregar kit de uniforme duas vezes para os estudantes. Mas a educação não é a única área com conquistas nos últimos anos.

Estão acontecendo quatro obras atualmente no município, em Cachoeira dos Paulistas, Faxinal de São Pedro, Pinhalzinho e Vila Diva, que ganhará pavimentação em todas as quadras. Além disso, está em fase de licitação as obras na Vila Girardi e Vila Boa Vista do Erechim. Já um projeto na Vila Beira Linha está em conclusão e seguirá para a fase de licitação em breve.

As obras ocorreram tanto no centro do município, como nas comunidades do interior. “Nunca houve tanto investimento nas estradas rurais como está tendo agora, posso falar com segurança”, defende Leandro. Ele conta que a Prefeitura está realizando um trabalho de cascalhamento em todas as comunidades do interior.

Também houve a contratação de caminhões para atender as comunidades e de um britador para agilizar os trabalhos. “A grande maioria dos nossos moradores são do interior e é a produção rural que movimenta nossa economia, por isso,temos um carinho e investimos na área rural”, fala.

Outra política pública implementada para atender os produtores é a compra de equipamentos agrícolas pela Prefeitura que são repassados para as associações rurais e podem ser utilizados pelos agricultores.

A Prefeitura procura ouvir a população na hora de definir as obras. Na Praça Tiradentes foi retirada uma quadra que estava no projeto inicial, porque a população não concordou com a construção dela em frente a uma igreja. “Agora, a praça terá um parque para crianças, academia pública e um chafariz no centro. Esse é marco histórico do nosso  município e precisamos cuidar dela”, relata o prefeito.

“São 104 anos de muita luta de muitas pessoas que fizeram nosso município chegar até aqui. Tenho certeza que muitos avanços ainda irão acontecer em nosso município”, destaca Leandro.

Na área da saúde, em um ano e meio, Rio Azul aumentou de 22% para 100% de cobertura odontológica. “Todos os postos de saúde já têm a sua cadeira odontológica e são atendidas por dentistas”, coloca Leandro. O município irá inaugurar o Centro da Saúde da Mulher, que irá prestar atendimento especializado para a população feminina.