Rio Azul disponibiliza atendimento com fonoaudiólogo para bebês

Jaqueline Lopes

Neste mês, a Secretaria de Saúde de Rio Azul realiza a campanha Agosto Dourado, que busca incentivar o aleitamento materno, dar suporte e fornecer uma rede de apoio para as mulheres em relação a uma amamentação segura. Para auxiliar na campanha, no município, os bebês passam a ser atendidos por fonoaudiólogos para realizar testes e orientações às mães.
A Secretaria preparou algumas palestras e rodas de conversas com gestantes e nutrizes (mulheres que amamentam), planejadas pela equipe multidisciplinar do Pré-natal. Farão orientações sobre a importância do aleitamento materno, e a rede de apoio será por meios de comunicação para toda a população. Ainda, haverá a implantação da Avaliação do Frênulo Lingual dos bebês (Teste da Linguinha) em ambulatório nos recém-nascidos.
De acordo com a fonoaudióloga de Rio Azul, Letícia Pereira dos Santos, o trabalho é feito com o teste da linguinha, dar escuta e acolhimento as dificuldades da mãe em relação ao processo de amamentar, promover um aleitamento materno saudável e sem dor, avaliar o processo de amamentação para além da pega e posição corret=a e orientações em relação ao perigo do uso de bicos artificiais durante o processo da amamentação.
Para a fonoaudióloga, a campanha ajuda muito as mães neste momento. “Acredito que o tema escolhido para a campanha deste ano diz sobre isso: ‘Apoiar a amamentação é cuidar do futuro’, visto que o desmame precoce, assim como a complementação da mesma forma, podem trazer grandes prejuízos futuros para saúde e para o desenvolvimento humano. A amamentação, além de prevenir várias morbidades crônicas e agudas, também previne atrasos de fala e linguagem, disfunções de motricidade oral e otites que podem ser fatores determinantes para perdas auditivas na primeira infância”, observa.

Atendimentos são feitos pelos fonoaudiólogos do município – Foto: Reprodução Saúde Rio Azul

O nutricionista de Rio Azul, William Ribeiro dos Santos, comenta que o aleitamento reduz em 13% a mortalidade, além de evitar infecções respiratórias, reduzir o risco de alergias, diabetes, colesterol alto, diarreia e hipertensão. É um alimento que supre todas as necessidades nutricionais do bebê e reduz o risco de obesidade. Desta forma, dever ser ofertado de forma exclusiva até os 6 meses de idade e complementada até os 2 anos.
“O Aleitamento materno é o maior e melhor método de vínculo, nutrição, proteção, afetividade para o bebê e, por consequência, concebe a mais delicada, eficaz e econômica intervenção para a redução da morbimortalidade infantil. Trazendo ainda um grande impacto na promoção da saúde da mãe e do bebê”, ressalta o nutricionista. A campanha também conta com a parte de nutricionista que auxilia com orientações em vários aspectos.
As mães que tiverem quaisquer dúvidas ou dificuldades em relação à amamentação podem entrar em contato com o Setor de Fonoaudiologia do município de Rio Azul, que a partir do mês de agosto está dando suporte contínuo às gestantes e às puérperas do Pré-Natal. O Setor de Fonoaudiologia está localizado na Academia de Saúde da Vila Diva. Já o atendimento de nutrição é feito através de agendamento prévio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.