Rio Azul é o município com menor índice de casos de Covid-19

Secretaria de Saúde realiza várias ações que ajudam na prevenção contra o vírus

Rio Azul é o município da 4ª Regional de Saúde com o menor índice de casos da Covid-19. De acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, 1,4% da população foi infectada pelo vírus, até o momento.

Dos 15.336 habitantes, 224 foram contaminados com a doença, até agora. O município também tem uma taxa de mortalidade baixa, foram três óbitos em decorrência da Covid-19. Dos casos confirmados, 204 pacientes estão recuperados e 18 com o vírus ativo. Também, 58 pessoas aguardam resultado do exame.

Várias ações implementadas são fundamentais para o controle do vírus. O município conta com uma unidade de referência centralizada para o atendimento de sintomas gripais, evitando a circulação das pessoas com estes sintomas em outras unidades.  A divulgação para a população das informações sobre casos suspeitos e confirmados, faixa etária e se pertence a área rural ou urbana é divulgado diariamente nos meios de comunicação do município e na página oficial da Secretaria Municipal de Saúde. “Manter a população informada sobre a real situação dos casos é de extrema importância. Tendo este entendimento dos casos, a população atua como parceira na prevenção da doença”, explica a secretária municipal de Saúde, Cristiana Schvaidak.

Uma das ações que tem dado resultado é o monitoramento domiciliar dos pacientes. “Temos uma equipe de profissionais que realiza diariamente o monitoramento, eles passam, até duas vezes por dia, na casa do paciente, para acompanhar o cumprimento do isolamento. Em simultâneo, dispomos de um número de telefone que a população pode denunciar o não cumprimento do isolamento”, destaca Cristiana.

O município aderiu ao decreto do estado, que estabelece medidos mais restritivas. “Não nos sentimos nada confortáveis no momento, mas precisamos da compreensão de toda a população. Infelizmente, sabemos que o estado passa por um momento delicado sobre as vagas de internamento para os pacientes com Covid-19”, comenta o prefeito, Leandro Jasinski.

A equipe trabalha com a população que a prevenção é a melhor forma para conter o vírus, e é importante manter o distanciamento social, evitar aglomerações e lavar as mãos com frequência. “Sabemos que todos estão cansados deste vírus, mas, infelizmente, ele está presente, fazendo novas vítimas todos os dias. Não é momento para receber visitas, que não pertençam ao círculo familiar (residam na mesma casa), fazer viagens, enfim, aglomerar”, finaliza a secretária. 

REGIÃO

A 4ª Regional de Saúde tem, de acordo com o boletim da Sesa, 176.074 habitantes, e 4,04% da população já foi infectada até agora, a taxa de mortalidade é de 0,06%. Em relação aos casos confirmados, a média de mortes é de 1,5%.

Até o momento, os municípios da 4ª Regional de Saúde têm a seguinte porcentagem da população infectada pela Covid-19: Fernandes Pinheiro 4,27%; Inácio Martins 3,64%; Irati 5,41%; Mallet 2,26%;  Rebouças 1,88%;  Imbituva 5,55%; Guamiranga 2,64%;  Teixeira Soares 2,18%.Municípios mais próximos, mas que não fazem parte da 4ª Regional de Saúde tem 1,72%; 2,70%; 2,51%, Prudentópolis, São Matheus e Ivaí, respectivamente.