Santa Casa de Irati volta a ter sedativos para mais três dias

Hospital mantém a taxa de ocupação de 100% nos leitos de Covid-19

Em reunião realizada pelo Centro de Operações Especiais e de Fiscalização (COEF) na Prefeitura de Irati, na manhã desta segunda-feira (29), o provedor da Santa Casa de Irati, o médico Ladislao Obrzut Neto, informou que o hospital mantém a taxa de ocupação de 100% de Covid-19 e volta a atender com o prazo de três dias de medicamentos sedativos para os pacientes que estão entubados.

A semana inicia com a situação grave no sistema de saúde, pois o município de Irati teve um total de 16 óbitos no mês de março e a Santa Casa de Irati possui sedativos para atender seus pacientes por mais três dias. “Temos 24 pessoas internadas, das quais 13 estão na Enfermaria, sete na UTI e quatro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila São João, aguardando vaga no hospital. Estamos sem leitos e sem remédios para sedação”, disse o prefeito Jorge Derbli.

Todo o estado do Paraná está operando com sua capacidade máxima de atendimento a pacientes de Covid-19, com poucos leitos disponíveis. Além disso, estão faltando medicamentos para sedação disponíveis para compra.

Como o feriado de Páscoa se aproxima, o COEF está estudando quais medidas serão tomadas para o próximo decreto, que deverá ser anunciado na próxima quarta-feira (31). “Nós fazemos um pedido a todos vocês que não façam viagens no fim de semana e que também não recebam parentes em casa. Será uma Páscoa diferente, mas necessária”, alertou Derbli.

O COEF pede a compreensão de todos para manterem os cuidados, tendo em vista a situação difícil que se mantém neste momento da pandemia.

Agradecimento aos postos de combustíveis

O prefeito também presta um agradecimento aos proprietários de postos de combustíveis de Irati que tiveram a compreensão de acatar ao decreto municipal, que determinou o fechamento destes estabelecimentos no fim de semana, mesmo com a liminar expedida pela Justiça, autorizando seu funcionamento. “Vocês, que atenderam ao nosso chamado, cumpriram o decreto, prestaram um grande serviço à comunidade de Irati. Nós queríamos a não circulação de pessoas e, embora tivesse a liminar, vocês acataram a nossa determinação e, por isso, quero agradecer a todos que colaboraram”, concluiu o prefeito.