São Mateus do Sul celebra cultura polonesa com realização do Mês Polonês
Agosto é um mês significativo para a comunidade polonesa do município, pois é uma homenagem à padroeira da Polônia, Nossa Senhora de Częstochowa
Sthefany Brandalise
Em São Mateus do Sul, o mês de agosto é marcado pela celebração do Mês Polonês, com objetivo de festejar a rica cultura polonesa e homenagear os imigrantes que ajudaram a formar a identidade do povo são-mateuense. A escolha de agosto para o Mês Polonês não é por acaso, esse mês é especial para a comunidade devido à festa da padroeira da Polônia, Nossa Senhora de Częstochowa, ou em polonês: Matka Boska Częstochowska, um título para Maria Santíssima.
Em reconhecimento dessa celebração, no ano passado o município regulamentou o Mês Polonês por lei. “Em 2023 o mês de agosto foi regulamento por lei no município, assegurando fomento através da prefeitura municipal para as festividades, fomentando assim a cultura e turismo local através das festas que compõe o mês polonês”, explica Mônica Zampier, diretora do Departamento Municipal de Cultura.
Em 2021, São Mateus do Sul recebeu o título de Capital Polonesa do Estado do Paraná, desde então, ficou instituído que o último final de semana de agosto seria a data comemorativa oficial, coincidindo com o festival cultural “Polskie Smaki”. “O mês polonês é o momento onde toda cidade honra e homenageia os imigrantes poloneses que ajudaram a formar São Mateus através da sua cultura, trabalho, arquitetura e religião. Focamos não apenas nas festividades, mas também em atividades culturais nas escolas municipais para que as crianças aprendam desde pequenas sobre a cultura polonesa”, diz Mônica.
As festividades deste ano começaram no dia 03 de agosto, com a abertura na Rua do Mathe, onde aconteceu uma homenagem ao grupo musical Irmãos Ponchek e a chegada da imagem de Nossa Senhora de Częstochowa. No mesmo dia, o 30º Baile Polonês foi realizado, com a tradicional abertura da Vodka Polonesa e a escolha da Rainha. A programação continuou no dia 04 de agosto, com a 16ª Festa da Boa Colheita na Vila Nepomuceno, na Paróquia Nossa Senhora de Częstochowa. No dia 07, a Casa da Memória abriu as portas para a exposição “Eugenja, Eugénie, Eugênia”, disponível até 30 de setembro.
No dia 10 de agosto, a Paróquia São Mateus acolheu a Missa do Imigrante Polonês, com a participação especial do Coral Karolinka. O jantar típico polonês, realizado no salão paroquial, teve o objetivo de arrecadar fundos para o futuro Lar de Idosos ASMAPI. A programação seguiu com a Noite Cultural no dia 23 de agosto, que apresentou dois documentários. No dia 25, a comunidade de Água Branca celebrou a Festa Polonesa, em homenagem a Nossa Senhora de Częstochowa, com uma missa na igreja centenária e apresentações do Coral Chor.
Para fechar as comemorações, no sábado (31), a cidade se prepara para a 5ª edição do Polskie Smaki, a maior feira polonesa do Paraná. O evento, que acontece na Rua do Mathe, contará com um desfile de abertura às 10h45, seguido da cerimônia oficial às 13h e o início da feira gastronômica às 11h. As apresentações culturais terão início às 13h30, incluindo um show com a banda Orzeł Orkiestra às 11h30. O evento também contará com o Concurso Papa Pierogi às 17h e encerrará com um show da banda Quinta do Rock às 19h20. “Essa festa é organizada pelo Rotary e pelo Grupo Karolinka, em parceria com a Prefeitura, e é um festival polonês. Essa festa já está no calendário do Estado, quando São Mateus recebeu o título de capital polonesa do Estado foi instituído que a data comemorativa desse título seria o último final de semana de agosto. Estão todos convidados, venham prestigiar, é uma imersão cultural muito bacana”, finaliza Mônica.
Durante todo o mês de agosto, as escolas e CMEIs também se dedicaram a trabalhar a cultura polonesa com os alunos, incentivando desde cedo o amor e respeito pelas tradições dos seus antepassados. Um exemplo foi a oficina de pierogi realizada com as crianças do Infantil I no CMEI Iolanda Zene. Além disso, a Rua do Mathe foi decorada com bandeiras da Polônia, todas produzidas por alunos da rede municipal de ensino.