Saúde alerta para resultados diferentes dos testes de Covid-19

Pessoas precisam aguardar a conclusão dos dois exames

A equipe de Vigilância Epidemiológica de Irati faz um alerta à população em relação aos resultados dos testes que podem ser particulares ou pelo SUS, e haver diferença, mas quando a pessoa faz os dois exames deve aguardar a conclusão de ambos.

A situação acontece quando a pessoa começa com os sintomas, procura o SUS e faz o exame, porém como alguns demoram de três a cinco dias para ficarem prontos, o paciente paga e faz o teste particular e o resultado sai mais rápido. Quando dá negativo, a pessoa volta à vida normal, mas quando sai o resultado do SUS dá positivo. Por isso, é importante que o paciente aguarde em isolamento o resultado dos dois testes. Pois, pode ter transmitido o vírus sem saber.

A enfermeira, Denise Homiak Fernandes, explica que nenhum método de exame é 100% garantido, todos são passíveis de falhas, mas quando o resultado sai positivo, é porque está confirmado. “O pessoal quer muito tirar a prova, querendo refazer o teste em laboratórios diferentes porque acha que não é positivo, mas não existe isso. Uma vez confirmado um teste, o paciente vai ser considerado como reagente para Covid-19, como caso confirmado, e precisa cumprir isolamento igual”, disse.

Ela também comenta que todos os testes são válidos. “De forma nenhuma a gente critica laboratório particular, ou qualquer forma de exame. O que o pessoal precisa tomar cuidado é que ou faz no laboratório particular, ou faz pelo SUS. Se fizer nos dois, mesmo que dê negativo no laboratório particular, precisa aguardar o resultado pelo SUS em isolamento. Caso pelo SUS também dê negativo, aí a pessoa está liberada. Mas se houver alguma discrepância entre um resultado e outro precisa ficar isolado. Aí, não temos essas surpresas desagradáveis”, observa.

Os casos de Covid-19 em Irati continuam a crescer. Até o fechamento desta matéria, o município registrou 1.867 casos, com 418 pessoas em isolamento domiciliar, 17 pacientes internados (12 na enfermaria e cinco na UTI) e 1.414 pessoas recuperadas. Ainda, 210 pessoas aguardam o resultado do exame.

O município tem 17 mortes em decorrência da doença, duas mulheres e um homem faleceram nesta semana. Uma de 76 anos, que possuía comorbidades, estava internada na Santa Casa de Irati foi entubada e transferida para o Hospital Regional de Guarapuava e faleceu no domingo (22). Na terça-feira (24), foi confirmada a morte de outra mulher, de 52 anos, que não possuía comorbidades e estava internada desde o dia 09/11 na Santa Casa de Irati. O homem tinha 77 anos não tinha comorbidades e estava internado na enfermaria no Hospital Santa Casa de Irati, faleceu na quinta-feira (26).

TEMPO DE ISOLAMENTO

Denise ainda explica como funciona o período de isolamento para pacientes positivos e os contatos que também estão isolados. “O tempo de isolamento para alguém que teve contato com uma pessoa contaminada é de 14 dias, porque funciona diferente. A pessoa que está com a Covid precisa, teoricamente, de 10 dias para ter a cura do vírus. As pessoas que tiveram contato têm até 14 dias, que é o período de incubação, para demonstrar sintomas. Durante esses dias a pessoa pode vir a manifestar algum sintoma da doença por ter tido aquele contato, por isso são períodos diferentes”, conclui.