Saúde promove dia de atendimento ao público em Faxinal de São Pedro

São Pedro é a quarta comunidade que recebe o programa Saúde Mais Perto de Você

Nesta quarta-feira (19) a partir das 13h, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Azul estará realizando um dia diferente de atendimento ao público na cidade. A atividade faz parte do programa Saúde Mais Perto de Você.

A edição desta semana será na comunidade de Faxinal de São Pedro, no Pavilhão da Capela, um dia de atividades informativas, e de serviços como aferição de pressão arterial, testes rápidos, vacinação (para aqueles que necessitam colocar seu calendário em dia).

Faxinal de São Pedro é a quarta localidade que recebe a ação. Barra da Cachoeira, Marumbi dos Elias e Vila Diva, já foram contempladas com a atividade. Ao todo, já foram atendidos nas edições anteriores, em média, mais de 600 usuários. A secretária municipal de Saúde, Rosane Popovicz Schirlo, conta como surgiu a ideia de realizar a atividade. “Surgiu através da Estratégia da Família 3, com as reuniões para as ações do “novembro azul” e, posteriormente, levamoso evento para a comunidade de Marumbi dos Elias”, diz.

Serviços de atenção básica priorizam a prevenção “a população tem se mostrado bem participativa e bem ansiosa para o próximo evento. Até porque é gostoso estar falando de saúde em um evento onde se encontram as famílias e amigos”, completa Rosane.

Estratégia da Saúde da Família

Mas afinal, o que é o programa de Estratégia da Saúde da Família? Segundo a definição do Governo Federal, a ESF busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e o uso de tabaco. Com atenção integral, equânime e contínua, a ESF se fortalece como uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária Rosane ainda explica que “o ESF hoje é exemplo de sucesso, pois trouxe a saúde mais próxima da população, melhorando o acesso e, também, a solução para vários problemas de saúde, por exemplo, pré-natal de qualidade, vacinas, orientação em saúde, alimentação, cuidados pessoais. A expansão do ESF tem contribuído de maneira significativa para a redução de várias causas de mortalidade e morbidade no país”, finaliza Rosane.