Secretaria de Agricultura oferta curso para produtores rurais

Os cursos foram realizados em diversas comunidades do município

Esther Kremer

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Secretaria de Agricultura de Fernandes Pinheiro realizou nas comunidades de Bituva dos Saruvas, Bituva dos Lúcios e Bituva dos Machados o curso de Agricultura Orgânica, que contou com agricultores das comunidades locais e vizinhas. Na ocasião, a prefeita Cleonice Schuck e o secretário de Agricultura, Pedro Serra, estiveram presentes.
O evento foi realizado em três dias, com o objetivo de adquirir conhecimento sobre a plantação orgânica e trocar experiências entre os agricultores. Os cursos vão acontecer durante todo o ano e também no próximo ano, com diversas temáticas que possam incentivar o plantio com qualidade.
A prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, comentou sobre a importância da temática apresentada no curso e enfatizou seu contentamento em poder realizar novamente estes encontros. “Fico muito contente em podermos estar nos reunindo novamente, esta troca de experiência é muito importante. Capacitando os agricultores, trazemos para o prato das nossas crianças alimentos saudáveis e de extrema qualidade”, disse. A prefeita também agradeceu a parceria do Senar com o município.

“Capacitando os agricultores, trazemos para o prato das nossas crianças alimentos saudáveis e de extrema qualidade”

Cleonice Schuck

Segundo o secretário de Agricultura, Pedro Serra, as comunidades que participaram do evento ficaram satisfeitas com a qualidade e com o profissionalismo apresentado pelo Senar. “Isto é bom porque incentiva o pessoal que já está plantando, também provoca outras pessoas a começar o plantio e acredito que o mais importante disso tudo é, sem dúvidas, a melhoria na qualidade de vida”, disse.
Serra explica que existe um projeto no município para que no ano de 2024 toda a merenda escolar seja orgânica. Atualmente, grande parte dos alimentos que vão para as escolas são produzidos de forma saudável, por causa deste motivo, a Prefeitura incentiva o produtor a continuar com este modelo de plantação. Outro projeto, também comentado pelo secretário, é a criação de uma feira de produtos orgânicos que ficará localizada no Parque da Prainha e também no Angaí.
“Estamos fazendo o possível para que o pessoal perceba a importância destes alimentos saudáveis, temos vários projetos e que podem se concretizar se continuarmos desta forma”, disse o secretário.