Secretaria de Agricultura realiza palestra sobre Avicultura de Postura

A palestra teve o objetivo de passar orientações técnicas sobre esta forma de cuidado com aves

Esther Kremer e Tiago Castro

Na terça-feira(07), a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Imbituva realizou um evento sobre a Avicultura de Postura. O evento aconteceu no Sindicato da Indústria da Madeira de Imbituva e contou com a presença de produtores rurais do município, o secretário de Agricultura e Pecuária, Tiago Castro e um representante da empresa Golden Aves, de Rebouças, o estabelecimento é um potencial comprador de ovos próximo a Imbituva.
Os produtores rurais presentes receberam dos profissionais da Secretaria e de empresa convidada orientações em palestras técnicas sobre política pública municipal para incentivar o produtor, custos de produção, instalações, raças de aves, inspeção dos ovos, manejo, assistência técnica e mercado.
Segundo o secretário, Tiago Castro, o setor de aves de postura tem grande potencial de mercado. “É uma boa alternativa de renda para nossos produtores. Com certeza vai ajudar, capacitar nossos produtores é sem dúvidas uma ótima alternativa de crescimento na agricultura do município”, disse.
Castro também enfatizou a participação da Secretaria em todos os cuidados com os animais e também a preocupação com a boa desenvoltura das técnicas ensinadas. “A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Imbituva disponibiliza um médico veterinário e um técnico em agropecuária para dar assistência técnica aos produtores e também mais um médico veterinário para fazer a inspeção dos ovos”, explica.
A avicultura de postura é baseada na criação de aves para a produção de ovos, também conhecido como “galinhas poedeiras”. Este tipo de produção é considerado altamente nutritivo e a qualidade dos ovos se devem a forma de manejo, ambiente, nutrição e cuidados com os animais.

“A atividade da avicultura de postura com produção de ovos caipiras tem um importante comércio que está crescendo cada vez mais. Além de ser um produto diferenciado segue a exigência dos consumidores, pela criação de aves soltas em consonância com o bem-estar animal e pela produção de ovos de maior qualidade e que podem ser entregues no próprio município sempre fresquinhos”, finaliza o secretário.