Secretaria de Saúde de Mallet oferta encontros sobre alimentação saudável

Leticia H. Pabis e Secretaria de Saúde de Mallet

A Secretaria de Saúde de Mallet, desde o dia 19 de junho, vem ofertando encontros especiais aos moradores e funcionários da área da saúde do município, na intenção de trazer mais informação e esclarecimento a respeito do período gestacional e também da diabetes.


No dia 19, a equipe de saúde de Rio Claro do Sul organizou o 2º Encontro de Gestantes, em parceria com a nutricionista Érica Grzybowski, abordando o tema “Alimentação e Hábitos saudáveis na gestação e Introdução Alimentar no Lactente”.


Durante a gravidez, ocorrem mudanças fisiológicas que são responsáveis por alterações no corpo da mulher, com o aumento ou a perda de peso, bem como condições que podem se desenvolver durante este período, como hipertensão e diabetes gestacional, que podem estar relacionadas aos hábitos alimentares. Para adotar medidas preventivas nesse sentido, foi organizado um encontro entre as gestantes da região, proporcionando a elas uma atividade educativa junto com a nutricionista Érica.


Durante o evento, Érica fez uma explicação sobre a importância dos hábitos saudáveis, a realização de atividades físicas e introdução de alguns alimentos que ajudam para um bom desenvolvimento do feto, além de alertar sobre alimentos que devem ser evitados nessa fase. Essa roda de conversa promoveu uma melhor integração entre as gestantes e puérperas, permitindo uma troca de experiências.


Após uma atividade, foi realizada avaliação antropométrica, oferecido um coffee break e feita a distribuição de brindes.


Já no dia 20, aconteceu o encontro com os pacientes portadores de diabetes da ESF Vereador Alcides de Almeida. O evento contou, também, com a participação da nutricionista Érica Grzybowski, Enfermeira Lais, Dr. Gustavo e do Dr. Wilson, que trouxeram informações valiosas sobre alimentos saudáveis para pessoas com essa condição de saúde.


Foram mais de 20 pessoas participantes, que conseguiram esclarecer as dúvidas e aprender mais sobre como uma alimentação adequada pode fazer a diferença no controle da diabetes.


A nutricionista Erica trouxe dicas sobre como montar um prato balanceado, levando em consideração as necessidades específicas de cada paciente e também esclareceu dúvidas sobre a quantidade de açúcar presente nos alimentos. A enfermeira Laís esclareceu sobre os diversos tipos de diabetes existentes e também foi explanado sobre complicação do mal controle da doença como a retinopatia, doença renal, neuropatia diabética e as consequências do pé diabéticos. Já os doutores Gustavo e Wilson abordaram os cuidados necessários e os benefícios de uma dieta saudável para controlar essa doença.


O prefeito Moacir Szinvelski fala sobre a importância de ações da Secretaria de Saúde para conscientizar a população malletense sobre ter uma alimentação saudável. “É importância que todos tenham acesso a informações e recursos que promovam uma alimentação saudável para o bem-estar geral. Nós queremos garantir a saúde de nossa comunidade, queremos que todos compreendam os riscos que vêm com uma má alimentação e procurem adotar hábitos mais saudáveis”, disse o prefeito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.