Secretaria de Saúde de Rio Azul promove evento alusivo ao Mês da Mulher

Dia especial terá várias atividades e acontece na próxima sexta-feira (25), no Centro de Eventos Martins, a partir das 19h30

Jaqueline Lopes

Para comemorar o Mês da Mulher, celebrado em março, a Secretaria de Saúde de Rio Azul, junto das demais pastas e da Prefeitura, promove um evento na próxima sexta-feira (25) para as mulheres do município, com várias atividades para cuidar da qualidade de vida delas.

O tema do evento é “Mulheres que inspiram”, e a rioazulense Maria Joseli Kovalski, que hoje mora no Rio de Janeiro, contará as experiências para os presentes.  Também, haverá uma peça de teatro realizada pela equipe da Saúde do município e traz à discussão “Você também pode”. A Secretaria também prepara um sorteio de brindes e coffe break.

No local, as mulheres terão orientações da saúde em geral, como nutricional e de atividades físicas.  Haverá também realização de testes rápidos, agendamento de exames, terapias alternativas (PICS), massagem, e equipes da Procuradoria da Geral da Mulher e do CRAS estarão presentes para orientações necessárias.

“Vai ser um evento muito importante e especial, estamos organizando uma noite dedicada às mulheres, à saúde delas. A entrada é gratuita. Peço que venham participar, é um momento de cuidar ”, destaca a secretária de Saúde de Rio Azul, Cristiana Maria Schuvaidak.

O evento acontece no dia 25 de março, próxima sexta-feira, a partir das 19h30, no Centro de Eventos Martins. No dia, haverá pontos de ônibus para trazer as mulheres ao local, e terá um espaço para deixar as crianças, com várias atividades para os pequenos.

OUTRAS AÇÕES  

O mês de março é dedicado às mulheres em Rio Azul, com cuidados na Saúde. Muitas Unidades, da área urbana e rural, estão com horários estendidos, e também há realização de exames de preventivo e mamografia. Além disso, há uma enfermeira específica para cuidar das mulheres, que é uma preparação para a Unidade da Saúde da Mulher, que será instalada no município e está em fase de reforma e projeto. 

Outra ação da Saúde é a agilidade no atendimento do DIU. Rio Azul tem mais de 100 mulheres cadastradas para receber o procedimento. Uma médica está responsável revisa os exames. Para aquelas que estão com tudo certos já estão fazendo a inserção. A equipe entrará em contato com todas as mulheres cadastradas.

Também, a Secretaria está em busca das mulheres que estão há três anos sem realizar o preventivo, que precisa ser anual para garantir a prevenção de doenças. Ainda, para aquelas que realizam os exames neste mês, recebem um brinde, um kit de unha. “Nós, mulheres, gostamos de ganhar presente, e aqui não é diferentes. Além de cuidar da saúde, também entregamos um brinde, um kit de unha bem bacana, e elas estão satisfeitas”, finaliza a secretária.

Secretaria entrega brinde as mulheres que fizerem os exames | Foto: Jaqueline Lopes