Secretaria de Saúde disponibiliza tele consulta em parceria com a ShareCare

A Secretaria de Saúde de Irati, juntamente com a empresa ShareCare, irão disponibilizar gratuitamente, por 200 dias, um serviço de “tele consulta” para a população de Irati. Este canal de atendimento serve para esclarecimentos e orientações relacionadas a problemas de saúde.

Dr. Cristiano Pinto, que é o representante da ShareCare, conta como esta parceria pode melhorar a saúde da população de Irati. “O maior benefício é a diminuição do sofrimento da população. Quando nossas dúvidas estão relacionadas a própria saúde e de nossos familiares, uma sensação de ansiedade e insegurança toma conta. Outros benefícios são a diminuição: das filas em Unidades de Saúde, da automedicação desnecessária, do deslocamento de pessoas sem necessidade, do número de exames e consultas”, afirma Cristiano.

Esta parceria é fruto do trabalho de duas organizações, o Centro de Inteligência Médica em Irati, na figura do dr. Cristiano Pinto, e a Lauris Co, representada pelo professor, Donizetti Louro. Dr. Cristiano explica a eficiência desta forma de atendimento. “O modelo de atendimento por telefone é algo já praticado com sucesso ao redor do mundo. No Brasil, sua operação é mais frequente em planos de saúde e algumas empresas privadas, no setor público esta ação é inovadora e a ShareCare uma das pioneiras”, comenta o médico.

Nesta semana, representantes da empresa estiveram em Irati para expor a sistemática de funcionamento chamada de “Ligue-Saúde”. Através de um número de ligação gratuita, 0800 591 3690, o cidadão poderá ligar a qualquer hora do dia ou da noite.

A central de atendimento Ligue-Saúde é um canal 0800, que funciona 24 horas por dia, sete dias na semana e 365 dias ao ano. Serve para esclarecimentos de dúvidas e necessidades de saúde mais frequentes da população, orienta as pessoas de como lidar com essas dúvidas e qual o tipo de serviço mais adequado deverá recorrer.

Jussara Aparecida Kublinski Hassen, secretária de Saúde de Irati, fala a respeito da importância deste projeto. “Não é apenas o conforto, mas também o tempo que você economiza no trajeto, indo até uma UBS e voltando para casa. Caso haja a possibilidade de estar com a Covid-19, você será encaminhado à unidade sentinela do Covid-19, que fica na UBS François Abib, bairro Joaquim Zarpelon, onde será atendido por uma equipe treinada de médicos, enfermeiros e técnicos que farão o diagnóstico e orientações”, afirma a secretária.

No telefonema, o usuário passará por algumas etapas de atendimento:

IDENTIFICAÇÃO: nessa etapa é necessário que você forneça dados simples que comprovem sua identidade e localização, por exemplo: Nome, Endereço, Data Nascimento, CPF e Telefone contato).

RELATO: em seguida, é o momento de você dizer as suas queixas e/ou dúvidas. Do outro lado estará um enfermeiro que irá escutar e fazer algumas perguntas.

DESENVOLVIMENTO: Nessa fase o atendente já possui uma ideia se o seu caso irá necessitar de um atendimento mais especializado, um profissional médico, seja por telefone ou presencial. Seja uma avaliação médica no mesmo dia, posterior ou necessário uma transferência pelo SAMU.

CONCLUSÃO: para finalizar o atendimento você receberá algumas orientações daquilo que deve fazer. Em alguns casos o serviço da ShareCare fara o acompanhamento da evolução dos seus sintomas. Entrará em contato através do número de telefone fornecido, no dia e hora agendados.

A Sharecare é a empresa americana líder mundial na combinação de saúde digital com gestão de saúde integrada, especializada em reduzir riscos, custos e sofrimentos das populações. Está no Brasil a mais de dois anos com mais de 25 mil ligações atendidas, e no mundo a 16 anos com mais de 12 milhões de ligações. Trata-se de uma plataforma de envolvimento em saúde e bem-estar que fornece aos consumidores informações, programas e recursos personalizados para melhorar a saúde.

Dr Cristiano Pinto é o idealizador do Centro de Inteligência Médica, em Irati.

Comentários estão fechados.