Secretaria do Meio Ambiente trabalha para destinação correta dos resíduos sólidos

Várias ações foram feitas neste quesito para melhorar a questão ambiental no município

A Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente vem realizando várias frentes de trabalho nestes últimos anos, principalmente, na questão de limpezas e coleta de resíduos de todos os tipos. Uma das grandes conquistas da pasta foi a contratação da empresa Atena, que transformará o resíduo sólido em madeira biossintética.

De acordo com a secretária da pasta, Magda Adriana Lozinski, proporcionar logisticamente a melhor localização para as atividades relacionadas aos resíduos sólidos era o projeto inicial da gestão, e com a as melhorias feitas como o parque industrial da Vila São João, que possui empresas que fazem a destinação correta dos resíduos, como de construção civil, ferro velho, entre outras, são alguns pontos que fazem o plano funcionar.

“Já conseguimos dizer que esse projeto será concretizado com a localização da empresa Atena, que será na Vila são João e, também, o barracão do reciclável, que é uma emenda nova que chegou. Será em uma área vizinha ao barracão da Atena. Então vai ficar tudo acessível, logisticamente favorável para as atividades de resíduo”, comenta Magda.

Transformar o lixo em madeira biossintética é uma evolução para melhor designação do material, e isso vai acontecer em Irati em breve. Esta é uma das melhorias feitas pela Secretaria. “Esta é uma grande conquista porque a gente vai conseguir trabalhar a questão de resíduos de todos os tipos, gerados pelos munícipes, principalmente pelas residências, de forma correta, ambientalmente correta, seguindo o tratamento e destinação”, disse a secretária.

Além da empresa que irá se instalar no município, a Secretaria também realizou, em 2019, a primeira Conferência Municipal do Meio Ambiente, que serviu para dar as diretrizes para os próximos anos. O projeto mais votado emergencialmente foi de arborização urbana, que começa a ser feito neste mês, e irá montar o plano correto para o município.

A Secretaria também já fez a limpeza de aproximadamente 4.140 pontos públicos, que é uma das prioridades. Outra ação foi a castração de 120 animais de rua, de uma licitação aberta no ano passado. Para melhorar o aspecto de Irati, a pasta trabalhou com o projeto de “adoção das rotatórias”, que estava parado desde 2011, em que as empresas adotam uma delas e enfeitam. Além disso, foram adquiridos novos equipamentos para o barracão e um novo caminhão de coleta de lixo reciclável.

Com todos os trabalhos realizados pela Secretaria Magda destaca a importância da população colaborar em relação à limpeza dos lotes e terrenos que, muitas vezes, são descartados resíduos o que prejudica o povo. “Isso ocasiona questões de saúde, como a Dengue; ambiental devido a poluição; a própria questão de cultura que a gente trata como educação; financeira, porque se você separar corretamente pode estar gerando lucro para as pessoas que trabalham com resíduos e também a questão social. Eu queria a colaboração da população, porque o lixo não surge da terra e não cai do céu, se tem em locais públicos é porque alguém jogou, Nós fazemos o nosso trabalho da melhor forma possível, porém, cabe a cada um fazer a sua parte”, finaliza.

EM 2020

Para este ano, a pasta tem como prioridades fazer uma nova licitação para castrar mais animais de rua, concluir o plano de arborização e dos resíduos sólidos. O barracão para instalação da empresa já existe, faltando apenas construir, o que deve começar a acontecer neste mês. Com a mudança da empresa da coleta de lixo, em que a Ecovile irá prestar os serviços, serão decididas as novas diretrizes para este trabalho, para continuar como estava.