Secretário de Planejamento apresenta Programa Paraná Produtivo para a Amcespar

O projeto visa o desenvolvimento regional integrado

Redação

Na sexta-feira (16), o secretário de Planejamento do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, convocou uma reunião com os prefeitos da Amcespar. O objetivo do encontro, realizado em Fernandes Pinheiros, foi apresentar o Programa Paraná Produtivo e também discutir o desenvolvimento integrado e as demandas da região, assim como de cada município. 

Na oportunidade, todos os prefeitos da Amcespar estavam presentes. As autoridades apontaram a necessidade de menos burocracia nos processos de aquisição de investimentos e também que os pequenos municípios sejam atendidos da mesma forma que os maiores. 

Segundo Valdemar, o projeto procura aumentar a produtividade e, assim, ter mais riquezas para distribuir para a população. No futuro, os prefeitos e a sociedade civil organizada vão direcionar para onde irão os investimentos, podendo ser em estradas rurais; agronegócio; internet no campo; fruticultura; cooperativismo; turismo religioso e de aventura; etc.

“Esse primeiro encontro foi de mobilização com os prefeitos, para estabelecer quais as oportunidades da região, depois vamos priorizar o que precisa ser feito antes e construir um plano de ação que será entregue em novembro, para que a partir do ano que vem possamos executar. Além de governar para as pessoas, nós vamos governar com elas”, ressalta. 

De acordo com o secretário, o governo do Estado quer estar presente e ouvir as dores de cada município, atrair novos investimentos para a região, com isso aumentar o PIB de 202 municípios que ainda não são contemplados em planos de desenvolvimento regional. 

Junior Benato, presidente da Amcespar e prefeito de Inácio Martins, comentou que é preciso colocar os melhores técnicos dos municípios, conversando conjuntamente, para construir o plano de desenvolvimento e industrialização. “Por muito tempo nossa região ficou em defasagem então, vamos aproveitar essa oportunidade que o governo do Estado está nos dando. Para isso, precisamos fazer um diagnóstico das necessidades e demandas que temos na nossa região, tudo isso de forma elencada, para que possamos nos desenvolver através desse programa”, afirma Benato. 

Cleonice Schuck, prefeita de Fernandes Pinheiro, acredita que a implantação do projeto é muito importante. “Nós nos sentimos muito valorizados por receber o secretário aqui, representando o governo do Paraná, com um olhar voltado para o desenvolvimento da nossa região. Esse é o anseio de todos os prefeitos da Amcespar. O projeto que foi apresentado tem etapas já definidas que facilitam a concretização dele, trazendo a real necessidade que temos. Acho muito importante a liberdade que temos em apresentar o precisamos, elencar as prioridades e em seguida partir para a execução”, aponta.