Semana do Brincar estreita laços familiares e aproxima comunidade escolar

Karina Ludvichak

As escolas municipais de Fernandes Pinheiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveram durante a última semana de maio uma série de atividades com o intuito de estreitar os laços familiares e aproximar a comunidade escolar para o cotidiano dos estudantes do ensino básico.
A ação intitulada como “Semana do Brincar” foi desenvolvida nas instituições: Escola Professora Genny Schumanske Kuller, do Angaí, Escola Floresval Ferreira, CMEI Tia Aurora, Colégio Costa e Silva, do Assungui e Escola Municipal do Campo Bituva dos Machados.
Para o diretor da escola Floresval Ferreira, Joilson Viegandth, a ação foi produtiva e “importante para todos. Destaco a importância dessa interação da família e escola, a qual era nítida a alegria de todos em poder passar uns momentos juntos, brincando, interagindo e participando”, disse.
RELATO DO CMEI TIA AURORA
As atividades da semana do brincar no CMEI Tia Aurora foram planejadas em vários momentos, algumas em sala, outras seriam na quadra e também foram planejadas atividades para realizar com as famílias. Houve imprevistos e as atividades na quadra não puderam ser realizadas. As brincadeiras propostas para sala de aula com as crianças foram as de roda como, por exemplo: O Barquinho Virou, São João, Roda Cutia, entre outras. Teve uma participação muito boa de todas as turmas, todos se divertiram e gostaram bastante.
No dia da família houve uma grande participação de todos, foi uma surpresa muito boa, pois tivemos quase 100% de presença, ficamos imensamente felizes em receber as famílias e poder propor a eles atividades juntamente com seus pequenos, foi possível observar que houve muita diversão e emoção também, principalmente por parte das crianças que estavam ansiosos em receber a família no ambiente da escola, foi um momento para guardar na memória.
RELATO DA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO BITUVA DOS MACHADOS
No dia 29 de maio de 2024, aconteceu na Escola Municipal do Campo Bituva dos Machados o Dia da Família na Escola, no período da tarde. Nesta tarde a família pode assistir apresentações dos alunos de todas as turmas, uma palestra com a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação de Fernandes Pinheiro, Gisele Roessler, sobre o 18 de maio (DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES).
Foram resgatadas algumas brincadeiras mais antigas, que nos dias atuais não é comum as crianças brincarem. Foi uma tarde divertida, onde todos participaram se divertindo com as brincadeiras e assim foi proporcionado lazer, informações e um envolvimento entre equipe escolar, alunos e famílias.
Destaca-se como pontos positivos a presença dos familiares dos alunos, a participação nas brincadeiras, o engajamento da equipe escolar nos preparativos da decoração, recepção, preparação do lanche e atendimento ao público presente. Esse evento acontece há dois anos e pretende-se continuar como sendo um projeto da gestão escolar, pois é uma maneira de trazer a família para mais perto do aluno e da escola.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.