Serviços da Patrulha Rural são concluídos

Foram realizados cerca de 30 km atendendo várias comunidades do interior

Mais uma etapa dos serviços do programa do governo estadual, Patrulha Rural, foi finalizada. O município de Rio Azul foi o quinto beneficiado do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder) com 30 km de melhorias em estradas.

Comunidades próximas das localidades de Faxinal dos Elias, Marumbi dos Ribeiras, Faxinal do São Pedro, Barra do Rio Azul, Palmeirinha, Rio Azul de Cima e Lageado receberam a Patrulha Rural. Foram três trechos nos 90 dias que o programa passou pelo município. O próximo a se atendido é Inácio Martins.

“Nós temos mais de mil quilômetros de estradas rurais em Rio Azul. A grande vantagem da Patrulha Rural é que ela realiza um trabalho de acabamento que, no dia a dia, a gente não consegue porque o serviço é mais convencional”, destaca o prefeito Rodrigo Solda. Ele ainda ressalta que é o comboio de equipamentos que é responsável por fazer esta diferença, porque o maquinário da Prefeitura executa serviços de forma mais individualizada.

ADMINISTRAÇÃO DO CONDER

Uma das mudanças no programa que foi aprovada pelos prefeitos é que a administração dos trechos a serem melhorados é feita pelo próprio Conder, que faz parte da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul do Paraná (Amcespar). “Desta forma, agora tem gente mais autonomia para executar os trabalhos de acordo com a realidade do nosso território”, lembra Solda, que os consórcios municipais apresentaram os projetos de suas estradas a serem beneficiadas. Para obter este serviço, Rio Azul efetuou pagamentos mensais por dois anos.

ÚLTIMO TRECHO: PALMEIRINHA A FAXINAL DO SÃO PEDRO

A Patrulha Rural percorreu 12 km neste trecho da Palmeirinha até Faxinal do São Pedro, que foi o último a ser concluído. “Esta é uma estrada muito utilizada no dia a dia, por ônibus escolar, por exemplo, além de ser uma área onde há muitos fumicultores e plantadores de soja”, explica o prefeito. A estrada também é caminho para o transbordo do lixo orgânico, que é único na região, e recebe os resíduos das cidades de Mallet e Rebouças.

O PROGRAMA

A Secretaria do Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) detém 16 patrulhas rurais, sendo nove compradas pelo Pró-Rural, executado com recursos do Banco Mundial, e sete compradas com recursos próprios.

Os consórcios intermunicipais fazem a gestão do conjunto de equipamentos cedidos pelo governo do Estado, organizando rodízio entre os municípios para que todos possam utilizá-lo para melhorias de suas vias rurais. O objetivo do trabalho é incentivar, além de adequação e readequação de vias, a adoção de práticas conservacionistas.