Teixeira Soares aguarda plano estadual de vacinação para faixa etária de 17 a 12 anos

Entenda como vai funcionar a imunização contra a Covid-19 para adolescentes e quais serão os locais de vacinação.

A cidade de Teixeira Soares já atingiu a vacinação contra a Covid-19 de todo público adulto (acima de 18 anos) e agora aguarda o plano estadual, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), para a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos.

De acordo com o secretário da Saúde, Amauri Klossowski, a cidade espera o lançamento oficial do plano estadual de saúde para a faixa etária. “Só tem especulações sobre o plano de imunização dos adolescentes, mas se espera que no dia 15 (quarta-feira) o Paraná receba doses para este público”, explicou.

A inclusão de adolescentes no Plano Nacional de Imunizações (PNI) foi formalizada pelo Ministério da Saúde por meio da nota técnica nº 36/2021. Para este público receber as doses será necessário o acompanhamento de um responsável no momento da vacinação.

O municipio terá quatro locais de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde: Antonio Pires Pedroso, Guaraúna e Rio de Areia, e a clínica da mulher. Todas as unidades trabalharão com agendamento, seguindo o PNI. “Quando abrir está faixa etária, de 12 a 17, vai ser priorizado as pessoas com comorbidade e deficiência, então, vamos abrir para todos, seguindo a ordem decrescente”, ressalta o secretário.

“Ainda não recebemos nenhuma portaria e resolução deste caráter. Não sabemos quantas doses vamos receber, quando será iniciada a vacinação. A gente espera o mais breve possivel, assim que o plano estadual seja totalmente colocado em prática”, esclarece Amauri.

Entre primeira, segunda e dose única, Teixeira Soares já recebeu 12.320 imunizantes contra o coronavírus para pessoas acima de 18 anos, ainda não foi recebido nenhum lote destinado para os adolescentes.