Teixeira Soares comemora 103 anos por meio de live cheia de cultura e história

Programação será diversificada com músicas, sorteios, participação religiosa e cívica

Em comemoração aos 103 anos, o município de Teixeira Soares prepara uma live diferenciada para a população. A transmissão será feita pela página “Departamento de Cultura de Teixeira Soares”, em duas etapas: na sexta-feira (10) e na terça-feira (14), às 19h. Haverá música com artistas da região, hasteamento da bandeira, participações religiosas, apoio do comércio e sorteios de brindes, além da parte cultural que será apresentada, tudo para reviver e valorizar a história da cidade.

O prefeito do município, Lula Thomaz, conta que foi preciso cancelar todas as festividades devido à pandemia da Covid-19. “Havia sido feita uma pré-contratação de artistas para o tradicional rodeio, teríamos artistas como Mateus e Cauã, com certeza seria uma festa de aproximadamente 100 mil pessoas. Mas o momento que enfrentamos é diferente, estamos reservando todos os recursos para a Saúde, e fazendo de tudo para não ter aglomeração de pessoas, mesmo assim não deixaremos esta importante data passar em branco”, afirma o prefeito.

Lula conta que a live irá resgatar a história, contando a evolução da cidade que nasceu por meio da linha férrea. “Iremos anunciar ações para melhorar a vida da população, por exemplo, uma ação que já fizemos ao invés da festa, levamos o atendimento médico ao posto de Saúde do Faxinal do Mineiros, no Rio da Areia de Baixo, no Sítio Novo, o mais importante é preservar a saúde do povo”, disse.

O secretário da Família e Desenvolvimento Social, Adriano Pitter José Heinen, que está organizando a live aponta as participações na transmissão. “Na sexta-feira (10) terá uma entrevista com o prefeito, com moradores antigos do município que irão contar histórias valiosas e os cantores “Frutos da terra”. Entrevistas com pessoas que realizaram pesquisas sobre a igreja, enfim, histórias que envolvem Teixeira Soares”.

Na terça-feira (14) será feita a parte cívica e serão expostos vídeos sobre a cultura e a história do município. O diretor de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico, Ricardo Alexandre Basso, declara que o objetivo é unir todas as partes da cidade. “Queremos unir a população, o comércio, as igrejas e trazer alegria. E contamos com a participação de todos, faremos sorteios de brindes que o nosso comércio doou”.

A presidente da Associação Comercial e empresarial de Teixeira Soares (ACETS), Cristian Mary H. Bueno, falou a respeito do apoio prestado a esta ação da Prefeitura. “Acima de tudo é uma atividade cultural, com um reconhecimento dos 103 anos que o comércio participa ativamente”.

O cantor Ricardo Guimarães do grupo Herdeiros da Tradição também convidou a todos para participarem e comemorarem o aniversário de Teixeira Soares por meio da live.