Teixeira Soares completa 104 anos de história

A data é marcada pela realização de lives em comemoração ao aniversário

Redação

O município de Teixeira Soares comemora, na quarta-feira (14), 104 anos de existência. Semelhante ao ano passado, as comemorações estão sendo feitas através de lives, em razão da pandemia. As transmissões acontecem nas páginas do Departamento de Cultura de Teixeira Soares e Alô Teixeira, no Facebook. As festividades, ainda que de forma remota, buscam levar a população alegria neste momento e relembrar a história do município.
No sábado (10), foram feitas gravações antecipadas de entrevistas para evitar aglomerações e também o Ato Cívico. E na terça-feira (13), aconteceu o primeiro dia das festividades remotas, que teve como uma das atrações a participação do bisneto do patrono do município, José Augusto Teixeira Soares Ogando dos Santos, que cedeu entrevista ao vivo por meio do Google Meet. O bisneto do engenheiro João Teixeira Soares, que dá nome a cidade, contou de maneira aprofundada sobre a vida do patrono, dando uma maior visibilidade a tal figura histórica para que os moradores do município tenham orgulho do nome dado a Teixeira Soares. Durante a live, também foram transmitidos depoimentos de antigos moradores para recordar as histórias da cidade.
Na quarta-feira (14), acontece mais uma noite de live em comemoração ao aniversário de Teixeira Soares, que inicia às 19h. Está programada a transmissão do Ato Cívico, participação de autoridades e da Banda Guarani, apresentações artísticas e também dos serviços realizados na Sala do Empreendedor. Além disso, os dois dias de evento contam com a presença intercalada de artistas selecionados na Lei Aldir Blanc.
Durante as lives, acontece a prestação de contas dos editais de premiação da Lei Aldir Blanc, que busca auxiliar artistas e espaços culturais durante a pandemia. Foram feitos seis editais e distribuídos os valores da Lei para 46 dos participantes selecionados.


Como forma de resgatar a tradicional Expotexas, que devido à pandemia não acontece há dois anos, a live conta com a presença das últimas quatro rainhas do evento. Elas darão entrevistas para recordar a costumeira festa que acontecia em comemoração ao aniversário do município. Além disso, o Grupo Neblina da Alvorada também marca presença por meio da professora Janete Lutf, que será entrevistada sobre o grupo tradicional gaúcho.
As transmissões dos eventos estão sendo apresentadas pelo pelo secretário da Família e Desenvolvimento Social, Adriano Pitter José Heinen e por Ricardo Guimarães. Os dois dias de lives são patrocinados pela Associação Comercial de Teixeira Soares, por isso, houve o sorteio de brindes na transmissão de terça e também acontecem na de quarta-feira.
Para Lula Thomaz, prefeito de Teixeira Soares, é uma satisfação ser prefeito nessa data de 104 anos de emancipação política, além disso, também agradeceu a todos os ex-prefeitos, ex-vices e a todas as pessoas que fizeram parte da história de Teixeira Soares. O prefeito também comentou que neste ano as festividades estão diferentes, mais uma vez sem a Expotexas, mas que mesmo assim, através das lives, a data não passa em branco.
“Teixeira Soares, uma cidade que nasceu às margens do trilho do trem e segue nos trilhos do progresso. Agradeço a Deus pela oportunidade de ser prefeito e vamos em frente que é pra frente que se anda. Viva Teixeira Soares”, diz Lula.