Teixeira Soares inaugura primeiro CREAS no município

Primeiro CREAS do município foi inaugurado no dia 16 de outubro e já está em funcionamento à população/Foto: Reprodução Os

Primeiro CREAS do município foi inaugurado no dia 16 de outubro e já está em funcionamento à população/Foto: Reprodução

Os moradores de Teixeira Soares agora podem contar com mais atendimento as famílias carentes e em situação de risco, com a inauguração do Centro De Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que vai atender todo o município.

O CREAS inaugurou oficialmente no dia 16 de outubro, e atenderá as famílias em situações de risco ou vulnerabilidade social, medidas socioeducativas, pessoas que tiveram seus direitos violados, serviço a pessoa com deficiência, idosos, além da orientação jurídica. Também será ofertado o programa de atendimento especializado, o TAEFI.

A pessoa que sofrer algum tipo de violência dentro desses parâmetros poderá entrar em contato com o CREAS. Se ocorrer uma situação de violência ou agressão, a pessoa vai direto na delegacia e denuncia, eles nos encaminham todo o relatório, e nós damos sequência. Mas se a pessoa quiser pode vir diretamente no CREAS, que será feito todo o atendimento, acompanhamento, atendimento psicossocial, se for necessário fazemos visitas domiciliar, todo o atendimento necessário a pessoa e a família, disse o secretário de Famílias e Desenvolvimento Social de Teixeira Soares, Adriano Pitter José Heinen.

Quatro funcionários trabalharão no local, uma assistente social, psicólogo, recepcionista e um advogado. Também terá um motorista, que será disponibilizado pela Prefeitura, mas não ficará sempre no espaço.

O secretário explica que o CREAS já era uma solicitação antiga do município. Essa é uma reivindicação antiga da administração e também da população, devido esse aumento populacional e, infelizmente, na violência. Então há a necessidade desse CREAS para ter um atendimento especializado para essas pessoas e famílias, explica.

Heinen ainda enfatiza que a entidade fará muito bem as famílias que mais precisam de ajuda. A gente vê o CREAS como algo que possa auxiliar a comunidade de um modo geral. Essas pessoas que estão em situação de risco, de vulnerabilidade social, tenham ali um amparo, um auxílio dos profissionais, para que entendam, orientem e depois seja enviado a nossa Rede Social para que seja ajudado por lá também, finaliza.

O prédio em que foi feito o Centro foi cedido pela Prefeitura, e a reforma também foi bancada pela administração municipal, no valor aproximado de R$ 10 mil, a adequação foi feita para que pudesse atender de forma adequadas as pessoas que precisam.

Participaram da inauguração o prefeito Lula Thomaz, Rogério Almeida, chefe do Núcleo Regional Secretaria da Família, juiz Jonathan Cheung, promotora Ana Caroline, vereadores, Dr. Rodrigo delegado da Polícia Civil, além de outras equipes da prefeitura e comunidade.

O CREAS já está em funcionamento, e fica na Rua Joaquim Neves, 31, Centro (fundos da Secretaria de Saúde). O telefone para contato é o (42) 3460-1311.