Temperaturas caem e especialistas preveem geada para os próximos dias na região

Irati terá mínima de 1ºC na terça-feira (17)

Amanda Borges, com informações do SIMEPAR

As temperaturas caíram e especialistas alertam para a possibilidade de geada para os próximos dias na região. De acordo com Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR), a partir de terça (17), a região centro-sul terá frio de intensidade moderada. Em Irati, nesse dia, a mínima será de 1ºC, atingida entre as 4h e 6h da manhã, e a máxima de 12ºC.

De acordo com o SIMEPAR, uma massa de frio avançará pelo Paraná, causando resfriamento bastante expressivo e forte declínio das temperaturas a partir de terça-feira. Ainda, haverá vento persistente que, quando associado ao clima frio, podem ocasionar um fenômeno chamado “geada negra”, que causa sérios danos às plantações, prejudicando a agricultura.

Esse frio deverá se manter até a quarta-feira (18), data que, possivelmente, as temperaturas venham a subir um pouco e a intensidade do vento diminuirá, assim como a chance da “geada negra”. Contudo, a geada tradicional pode vir a ocorrer da mesma maneira.

Com relação as chuvas, o meteorologista Fernando Mendonça Mendes explica que “Não há chuvas significativas no momento, enquanto nas próximas horas pode ocorrer formação de nevoeiros, principalmente em regiões de serra”.