Unicentro ofertará Engenharia Civil no campus de Irati

 A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) passará a ofertar, no campus de Irati, o curso de bacharelado em Engenharia Civil. O primeiro vestibular será em 2019, com início previsto para 2020. Serão 40 vagas anuais.

 A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) passará a ofertar, no campus de Irati, o curso de bacharelado em Engenharia Civil. O primeiro vestibular será em 2019, com início previsto para 2020. Serão 40 vagas anuais. O decreto autorizando o novo curso foi assinado pela governadora Cida Borghetti nesta quinta-feira (13), durante evento em Irati. A medida vai facilitar o ingresso de jovens nesta formação de extrema importância para o desenvolvimento da região, afirmou a governadora. Em oito meses, autorizamos 11 novos cursos para as universidades estaduais do Paraná, ampliando as oportunidades de formação de profissionais em diversas áreas, disse ela. Estávamos há 15 anos sem receber um curso novo em Irati. A criação desse curso sacode o campus. Ainda mais um com peso como de Engenharia Civil. Com certeza vai contribuir para o desenvolvimento da região, que é uma das que tem mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ressaltou o diretor do campus, professor Afonso Figueiredo Filho.

PROGRESSO O curso de Engenharia Civil da Unicentro terá turno integral, com carga horária de 3.749 horas e duração de cinco anos. A medida atende a demanda por profissionais preparados para elaborar, executar e fiscalizar projetos e obras. O prefeito de Irati, Jorge Derbli, disse a criação do curso da Unicentro é mais um fator que impulsionará o progresso da região. Hoje nossos jovens interessados nesta formação têm de ir a outros centros, disse ele.

QUINTA ESTADUAL A Unicentro será a quinta universidade estadual a ofertar o curso de Engenharia Civil que já existe nas Universidades Estaduais de Ponta Grossa, Londrina, Maringá, e do Oeste do Paraná. A Unicentro tem 47 cursos de graduação, presencial e a distância, 16 cursos de mestrado e cinco de doutorado. No total, são mais de 11 mil alunos matriculados na universidade.

PRESENÇAS Participaram do evento o secretário especial de Desenvolvimento Econômico, Virgílio Moreira; o deputado estadual, Alexandre Curi; o presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), Junior Benato; o comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, capitão Jorge Augusto; o presidente da Câmara de Vereadores de Irati, professor Hélio de Mello, integrantes do corpo de bombeiros, vereadores, prefeitos da região.