Unidade do SAMU é inaugurada e amplia atendimentos na Saúde

Base está localizada na Rua Afonso Pena, nº 734, ao lado do Pronto Atendimento Municipal, e a população pode acionar o socorro através do número 192

Amanda Borges

Na quinta-feira (31), inaugurou uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Inácio Martins. A unidade terá à disposição da população dez profissionais preparados para atendimentos de emergência, assim como uma estrutura fixa e ambulância adequadas para o trabalho dos socorristas. O SAMU está localizado na Rua Afonso Pena, 734, ao lado do Pronto Atendimento Municipal.

Em caso de emergência, a população pode acionar o serviço, a partir do dia 1º de abril, pelo número 192. A unidade é a 17ª base implantada no Paraná e, a partir de agora, essa será 32ª ambulância em circulação pelas ruas do estado. Com a inauguração em Inácio Martins, conclui-se a meta de implantação dos SAMU’s nos Campos Gerais.

O prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, ressaltou a importância em salvar vidas e ter ao alcance de toda a população um instrumento ágil de socorro como o SAMU, “que atende tanto por terra, com as ambulâncias, como pelo ar, através dos helicópteros”, afirma. Além disso, Junior diz que a grande responsável pela prontidão no trabalho “é a equipe que está à frente do atendimento, que precisa ser valorizada”. Ainda, agradeceu a todos que se empenharam para a inauguração da unidade.

De acordo com a secretária de Saúde de Inácio Martins, Sandra Aparecida Daniel, a base será essencial para a prestação ágil de serviços em saúde no município. “Eu acredito que com a equipe do SAMU aqui no nosso município, o nosso serviço de saúde terá muito mais qualidade e rapidez, já que as situações de urgência e emergência serão atendidas por essa equipe”, pontua.

Da mesma maneira, Sandra conta que a prontidão no atendimento só será possível graças as eficazes instalações da base e os profissionais capacitados que atuarão no SAMU, assim como pontuou Junior. De acordo com ela, a unidade está equipada com dormitório, área de descanso, banheiros, expurgo e almoxarifado. O refeitório e a área de desinfecção serão compartilhados com o Pronto Atendimento. Com relação aos profissionais, serão cinco condutores, capacitados com o curso de socorrista, e cinco técnicos em enfermagem.

Na ocasião, o vice-prefeito, Cleverson Perussolo, agradeceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo prefeito Junior Benato e todo o esforço que está sendo realizado. Além de Perussolo, o presidente da Câmara de Vereadores, Élcio Wszolek, também parabenizou os trabalhos da equipe, e afirma: “salvar uma vida não tem preço”.

Além das autoridades de Inácio Martins, também estiveram presentes prefeitos dos municípios vizinhos, parabenizando e reforçando a efetividade do atendimento do SAMU. O prefeito Celso Kubaski, de Imbituva, por exemplo, testemunha que no mesmo dia da inauguração do SAMU em Imbituva, a vida de uma pessoa foi salva pela equipe após a notificação de uma ocorrência.

De encontro com o que compartilhou Kubaski, Leandro Jasinsnki, prefeito de Rio Azul, conta que no município o atendimento de urgência tem sido altamente eficiente. De acordo com ele, a agilidade da ambulância ou, em casos mais graves, da aeronave é o diferencial no momento de salvar uma vida.

Da mesma maneira, a prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, ressaltou que a conquista do SAMU é um trabalho de todos os prefeitos para melhorar a vida dos cidadãos. Cleonice considera a instalação de tantas bases no estado uma grande marca do governo Ratinho Junior. “Estes investimentos fazem a diferença na vida do cidadão”, finaliza.

Além das autoridades regionais, também estiveram presentes Celso Specht, representando o deputado Artagão Junior, e José Brustolin Neto, representando o secretário Sandro Alex.