Vereadores e Suplentes Mirins são empossados em Irati

Neste ano, 70% dos vereadores mirins que compõe a mesa são meninas

Esther Kremer

Na quarta-feira (06), aconteceu, na Câmara Vereadores de Irati, a sessão solene da posse dos vereadores mirins e suplentes. Os empossados se apresentaram oficialmente e fizeram juramento da posse. Na ocasião estiveram presentes, o vereador e presidente da Câmara, Helio de Mello, o prefeito Jorge Derbli, a vice-prefeita, Ieda Waydzik, os vereadores José Ronaldo Ferreira, Vera Gabardo, Nei Cabral, Leomar Jacumasso, ex-vereadores mirins, os pais dos alunos, professoras e diretoras de escolas.

O Programa acontece desde 2012 e tem como finalidade aumentar o pensamento de democracia e cidadania nas crianças, também o gosto pela leitura e a formação de bons candidatos para o futuro.

O projeto é voltado aos alunos dos 5º anos das escolas municipais e possibilita que 10 escolas participem do Programa. Ao todo, em Irati, são 29 instituições. Está é a 10ª Legislatura do Programa, visto que, devido a pandemia o projeto não foi realizado por um ano. A 1ª sessão ordinária do Programa será realizada no dia 17 de agosto, às 9h.

O prefeito Jorge Derbli parabenizou todos os mirins e comentou sobre a possibilidade de um projeto para prefeito mirim. “É uma lição de cidadania que proporciona às crianças experiências, conhecimento e despertando o gosto pela política. Os que não gostam de política são governados por aqueles que gostam, então é importante que todos se envolvam na política, porque a nossa vida gira em torno da política. Vamos estudar também a possibilidade para que tenhamos um gabinete mirim na Prefeitura”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores de Irati, Helio de Mello, comentou sobre a importância do Programa para a cidade. “Estamos a 11 anos com está ação no nosso município, são 200 alunos inseridos no Programa. Precisamos de ações como esta porque incentiva a partição de toda a comunidade na política e isto é algo muito importante”, disse.

A vice-prefeita, Ieda Waydzik, também falou sobre a importância do projeto para o município e para os alunos. “Teremos adultos com uma visão melhor para que o Brasil cresça e seja cada vez mais igualitário”

O ex-vereador mirim da Legislatura de 2017, Raul Zainedin da Rocha, deixou seu relato para os novos vereadores do projeto. “Este projeto desenvolve o senso crítico dos alunos e também a comunicação. É algo muito importante para o município”.

A vereadora e atual presidente da Câmara Mirim, Emanuelly Ribeiro da Cruz, diz que o seu objetivo vai ser ajudar a escola e a comunidade. “Estou confiante e muito feliz, o objetivo é tentar realizar melhorias nas nossas escolas”, explica.

A vice-presidente da Câmara Mirim, Geovana Ferreira de Mello, comentou sobre o momento. “Meu trabalho será ajudar a comunidade, juntamente com a vereadora Emanuelly, e melhorar a escola, a comunidade”, finaliza.

MESA DIRETORA

A Mesa Diretora – Legislatura 2022 ficou composta da seguinte maneira: Presidente: Emanuelly Ribeiro da Cruz (Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki); Vice-presidente: Geovana Ferreira de Mello (Escola Municipal dos Colonizadores); 1º Secretária: Pâmela Emanuele da Silva (Escola Municipal Antonina Fillus Panka) e 2ª Secretário: João Nicolas de Almeida Barbosa (Escola Municipal Tancredo Martins).