Vereadores solicitam melhorias em ruas do perímetro urbano e estradas do interior

Os pedidos feitos em nome da população foram encaminhados ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis

Durante a Sessão Ordinária do dia 24 de setembro, os Vereadores apresentaram em nome da população indicações solicitando melhorias nos bairros e no interior do município. Todos os pedidos foram comentados e aprovados por unanimidade de votos.

O vereador Edson Luís Elias sugeriu a construção de uma travessia elevada na Rua Prefeito Alcides Boese (próximo ao nº 279), no bairro Ouro Verde. Segundo ele, um redutor deve velocidade trará maior segurança aos usuários da referida via e proximidades. O 1º Secretário José Bodnar solicitou a execução de melhorias com recapeamento e sinalização na Rua Maria Biotar do Prado, via que dá acesso ao Pátio de Máquinas da Prefeitura. O pedido, conforme o vereador, se justifica pelo fato de que os moradores da referida rua fizeram a solicitação de pavimentação, ainda no mandato do prefeito Toti em 1986, foram atendidos, pagaram a pavimentação e desde então essa rua nunca recebeu um recapeamento. “A via se encontra bastante comprometida e cheia de buracos, além disso, apresenta um movimento muito grande de máquinas e equipamentos do Pátio de Máquinas, necessitando das melhorias mencionadas com urgência”, alertou.

Nivaldo Bartoski sugeriu a realização de melhorias na Escola São Miguel de Itapará. Segundo ele, se faz necessária e urgente a construção de uma nova cobertura em duas salas de aula e melhorias em outras duas, que estão apresentando diversos problemas estruturais. “A pedido dos pais e alunos, também necessita-se de um abrigo na entrada principal da escola até as salas de aula, pois em dias de chuva, os estudantes encontram muitas dificuldades. Outra necessidade urgente é o fechamento da quadra poliesportiva da Escola, visando proporcionar aos alunos melhor aproveitamento da área”, afirmou Bartoski.

Roni Surek solicitou que seja providenciada e instalada a placa de denominação da UBS Ademar Neves, localizada no Bairro Fósforo, bem como seja recolocada a placa da UBS Antonio Saccheli Netto, localizada na Vila São João. “As mencionadas Unidades Básicas de Saúde já possuem denominação própria, conforme Leis aprovadas por esta Casa sendo, portanto, de grande importância à população e aos usuários ter conhecimento e acesso a estas informações”, destacou Surek.

Por fim, o vereador Helio de Mello apresentou indicação sugerindo que sejam realizados serviços de melhorias e manutenção nas estradas da comunidade de Faxinal do Rio do Couro, os quais tiveram início em 2017 mas ainda não foram concluídos. A sugestão do vereador é que seja feito um levantamento de toda a demanda da comunidade para que haja um cronograma de execução. Segundo ele, há uma família (Júlio Kanarski) com uma pessoa doente que necessita de oxigênio e que já solicitaram melhorias, porém os responsáveis fizeram a verificação no local e o serviço apenas iniciou, mas novamente não foi concluído.

Mello também requereu informações em relação as terceirizações firmadas pela administração. “Se houve contratação de máquinas e caminhões através de terceirização pela Administração; quantos e quais máquinas e caminhões foram terceirizados; qual empresa contratada, ou se particular o nome do proprietário e qual o montante dos valores pagos nos anos de 2017, 2018 e 2019 para cada uma delas e finalidade.

Os pedidos foram encaminhados ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis e responder o pedido de informações no prazo legal.

Assessoria Da Câmara Municipal de Irati