X Fenafep marca o aniversário de 113 anos de Prudentópolis

Tradicional festa traz a maior feijoada do mundo e shows com Jerry Smith e Zezé Di Camargo e Luciano

O fim de semana é de festa em Prudentópolis. Na segunda-feira (12), o município comemora 113 anos de emancipação política, e para a festividade terá a tradicional Festa do Feijão, a FENAFEP, que chega a sua décima edição e traz a famosa feijoada gigante, além de uma vasta programação nos dias 09, 10 e 11.

Os preparativos começaram no início da semana, com a chegada da panela que tem capacidade para produção de 12 toneladas, onde será feita a maior feijoada do mundo, e será servida no sábado (10).

Os ingredientes já estão no restaurante para começar a produção, que inicia às 1h30 da madrugada, para ficar pronta até às 12h. Todos os alimentos utilizados na feijoada são de Prudentópolis. “Minha equipe e eu estamos confeccionando a feijoada pelo quarto ano, graças ao apoio da prefeitura, do SOS, do prefeito, do Osnei, que nos procuraram mais uma vez, e estamos preparados para produzir a maior feijoada do mundo”, disse responsável pela equipe da feijoada, Nilceu Rodrigues.

Este ano a S.O.S é a responsável pelo restaurante da festa, a entidade presta um serviço de obras sociais para a prefeitura, nela são atendidas 350 crianças, também faz parte o centro do idoso e o acolhimento.

Que além da feijoada, vários acompanhamentos estão sendo preparados. “Iremos começar na sexta-feira (9) com o café da manhã, almoço, a noite terá um buffet de sopas e pirogues, que o é famoso em Prudentópolis. No sábado (10), a famosa feijoada, a noite também tem um cardápio que será servida a feijoada com pernil de porco e outras atrações de buffet. No domingo (11), será servida a costela no galeto, com vários tipos de comida e também terá a janta”, comenta a Marlene Taborda dos Santos, coordenadora do Proam.

De acordo com o vice-prefeito, Osnei Stadler, a festa destaca a cultura e agricultura do município. “A importância da festa para Prudentópolis, que hoje é o maior produtor de feijão preto no país, é a divulgação que ela nos dá. A Fenafep envolve a nossa cultura, agricultura, produtores de feijão e o turismo, pois os turistas vem para cidade e já aproveitam para conhecer as lindas cachoeiras. Além disso, podemos mostrar também nossas etnias, divulgando a cultura ucraniana que trabalha muito com esse cereal que é o feijão”, disse.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Além da comida, dos shows e das atividades esportivas, a FENAFEP também terá várias atrações culturais. Este ano, o destaque, segundo a secretária de Cultura, Nadir Vozivoda, será a exposição das pêssankas gigantes, junto da réplica de uma igreja que representa a etnia eslava.

Também terão apresentações de teatro, dança, coral do idoso, bandoristas, ballet, danças de jazz, grupo Vesselka, grupo de violão, o mágico prudentopolitano, Andrey Mandrake, entre outras atrações.