Confidencial
Fiscalizando

Gabardo na câmara

Foto: Reprodução.

A vereadora Vera Gabardo (PV) foi empossada na sessão desta terça-feira (09), na Câmara de Vereadores de Irati. Ela assume no lugar do vereador Ailton Laroca do mesmo partido. Laroca está internado na UTI da Santa Casa de Irati, devido a complicação do Covid-19. A princípio, Vera, que é a segunda mulher a assumir uma vaga na Câmara, deverá permanecer por 45 dias no legislativo. Mas isto pode ser estendido por prescrição medica.  

Comércio Responsável 

O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler e o vice Evaldo se reuniram com a secretaria Turismo e a Presidente do SINDILOJAS Cristiane, Elizete Lopes Bedin, que representa a Câmara da Mulher, e a Vice-presidente da ACIAP, Carolina Rech, para elaborar uma campanha de conscientização do comercio referente à pandemia. A campanha “Abertura do comércio responsável” busca mostrar ao comerciante e a população que se pode abrir o comercio na pandemia, desde que a normas no combate à Covid-19 sejam adotadas com rigor.  

Governador na região 

O secretário Sandro Alex, da SEIL, esteve visitando a obra de pavimentação que liga Irati a São Mateus do Sul. A obra atingiu os primeiros 18 km e, segundo o secretário, é possível que o Governador Ratinho Junior venha até o trecho para fazer a entrega do mesmo. Ainda é possível que o governador aproveite o momento para autorizar a elaboração do projeto da pavimentação entre Marmeleiro e Rebouças.  

Oportunidade

Foto: Reprodução

O Governador ainda pode aproveitar a oportunidade para anunciar algumas obras em outras cidades. Varias cidades tem obras para serem anunciadas, como a ordem de serviço em Irati de pavimentação em Gutierrez e a ordem de serviço do ginásio de esportes que está no Paraná Cidade. Ainda Fernandes Pinheiro, Inácio Martins e Teixeira Soares tem aguardam anúncios. Vamos aguardar para ver se a agenda será confirmada, até porque a pandemia não torna o momento propício.  

Cronograma do Hospital 

Em uma reunião na Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, na tarde da quinta (11), foi estabelecido o cronograma de reabertura do Hospital Municipal de Imbituva. A reunião contou com a presença da Deputada Federal Leandre Dal Ponte (PV), do prefeito de Imbituva, Celso Kubaski, do diretor de Gestão em Saúde da Secretaria, Dr.cVinicius Filipak, e do diretor de Gabinete do secretário de Saúde, Beto Preto, Ian Sonda. A busca pela abertura do hospital é um passo importante para Imbituva e o prefeito Celso Kubaski colocou como uma das prioridades de sua administração, mas para isso o apoio é fundamental, tanto do governo do estado, quanto de deputadas com a envergadura de Leandre, que abre as portas para o Imbituva.  

Mudanças e estratégia

As eleições para o Governo do Estado e a Governo Federal não estão tão perto quanto as decisões estratégicas que já estão sendo articuladas para elas. Com o fim das coligações, os deputados terão que se acomodar em partidos com espaço para eleição. Mesmo com a distancia da janela, os arranjos já estão sendo feitos e devem mexer não só nas decisões do estado, mas com repercussões também nas politicas municipais.  

Ambulância 

Acontece nesta sexta feira (12) a entrega de uma nova ambulância para o Corpo de Bombeiros de Irati. A solenidade será as 13 horas nas dependências da corporação e quem fará a entrega é o deputado Emerson Bacil (PSL).  

Auxilio Emergencial 

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (10), em primeiro turno, a PEC que recria o auxílio emergencial à vulneráveis e institui mecanismos de ajuste nas despesas, como congelamento de salários de servidores. O sinal verde veio depois de o próprio presidente, Jair Bolsonaro, ter endossado, a contragosto do Ministério da Economia, uma tentativa de fatiar a PEC para deixar de fora parte das medidas duras. A investida acabou não vingando. O valor do Auxilio previsto será de R$250,00 e distribuído com mais rigor.  

  “O Brasil já tinha Bolsonaro e uma pandemia capaz  de dizimar a população. Era preciso tomar uma providência. Tomou. Agora tem a pandemia, Bolsonaro e Lula” - Lei de Murphy aplicada para o Brasil 

Outra Comissão 

Outro deputado paranaense eleito para uma comissão estratégica foi Aliel Machado (PSB). Ele assume a presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI). A comissão que Aliel vai presidir trata de situações que são a prioridade para o país, englobando a educação de qualidade para as pessoas mais simples, até a vacina que protegerá a população. A comunicação e a liberdade de imprensa, que passam por dificuldades e sofrem ataques constantes, também estão nas atribuições desta comissão.  

Inovação e desenvolvimento 

O Deputado e líder do governo Hussein Bakri (PSD) destacou aprovação de projetos para estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico no Paraná. São dois projetos de lei ligados ao setor de ciência, tecnologia e inovação paranaenses. Um deles, atualiza a Lei Estadual de Inovação, a partir de contribuições colhidas junto à comunidade científica pública e à inciativa privada (microempresas, startups e criadores individuais) através de redução das barreiras entre o público e o privado, em prol do desenvolvimento científico, tecnológico e econômico, permitindo a celebração de contratos de transferência de tecnologia, a prestação de serviços especializados e o compartilhamento de infraestrutura e capital humano. Para Hussein, a proposta vai equiparar a competitividade do Paraná aos estados que já implantaram o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação Federal. 

Comissões estratégicas 

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (10) a deputada Aline Sleutjes (PSL) foi eleita a nova presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal. A parlamentar, que está apenas no seu primeiro mandato, já comprova sua habilidade de articulação política e competência técnica. A comissão de Agricultura discute e vota projetos sobre política agrícola, crédito rural, pesca, cooperativismo, eletrificação rural, irrigação, pesticidas, questões fundiárias, alienação, concessão de terras públicas e todos os temas relacionados ao setor. 

Trabalho em Conjunto 

O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski (PSD), está dividindo a responsabilidade da pandemia com a população. Na live que explicou o decreto em Rio Azul, ele, em uma forma de sensibilizar mais a população em evitar os contatos e a cumprir as regras, afirma que barrar a pandemia é um trabalho conjunto, tanto do poder público quanto da população. “Eu divido nesse momento a responsabilidade com toda a população para manter os cuidados”, disse Leandro.  

Ciclovias 

O prefeito Jorge Derbli estará em Ponta Grossa nesta sexta-feira (12) junto ao DNIT, para discutir a construção de ciclovias ligando o Riozinho a Vila São João. Derbli está muito empenhado na construção desta forma de organizar o trânsito da região, sendo a ciclovia uma destas etapas. Derbli argumenta que o trânsito na região já é volumoso e precisa implantar esta obra que ajuda a resolver o problema.  

Outra fase 

Jorge Derbli afirma que a fase que vive perante o Governo do Estado é outra. “Tenho sido muito bem recebido pelo Governo do Estado em todas as esferas. Recentemente, estive com o secretario Sandro Alex da infraestrutura discutindo obras importantes para Irati. Precisamos pensar na cidade”, comenta o prefeito. 

“40%” 

Percentual de realização da obra de pavimentação de Irati a São Mateus 

Preparando o terreno

Compra de Vacina

Foto: Reprodução.

O presidente da Amcespar e prefeito de Inácio Martins e vice-presidente do Consorcio Paraná Saúde, Junior Benato, afirmou que a Associação de prefeitos está trabalhando em dois vieses para viabilizar que também os municípios da região comprem vacinas para imunizar a população. Embora seja obrigação do estado, mas vendo as dificuldades apresentadas, também os municípios precisam fazer ações que busquem agilizar o processo de imunização.

Investimentos

O deputado Hussein Bakri(PSD), líder do governo na Alep, esteve em Mallet na última quinta. Com o prefeito Moacir, ele discutiu investimentos via governo do estado em pavimentação asfáltica de diversas ruas da cidade, compra de equipamentos rodoviários para atender os produtores rurais, dentre outros. Hussein representa Mallet perante o governo do estado em tem representado a altura, confidenciou o prefeito Moacir.

REFIS

Iniciou a tramitação na Câmara de Vereadores de Irati o Programa de REFIS para o ano de 2021. A iniciativa é do executivo, mas a poucos dias o vereador Jacumasso fez a sugestão. O REFIS é pra dar um fôlego aos munícipes e consigam, mesmo com os problemas que a pandemia traz, colocar em dia sua vida financeira e aumentar as receitas da prefeitura, tentando ampliar para todos.

Refis II

Segundo o secretário de Finanças Juarez Miguel da Silva, o pagamento a vista terá um desconto de 100% dos juros e multas. O parcelamento poderá ocorrer em até 48 vezes, sendo que na medida que as parcelas aumentam, o desconto diminui. Juarez cita um que em seis vezes o desconto é de 97%, em 12 é de 95% e em 48 é de 70% de desconto nos juros e multas. O secretário conta que já em novembro de 2020 o projeto estava sendo estruturado e estava pronto no início do ano. Mas aguardou-se a retomada do prefeito para enviar para Câmara.

Foto: Reprodução

Fogo Amigo

O vereador Ronaldão (PSDB), mesmo partido do prefeito, está entusiasmado com o novo mandato. Além da partilha que procura promover o seu nome, tem colocado vários pedidos de informação como se fosse quase um vereador de oposição. Na semana passada, o ex-vereador e agora secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelinho Rodrigues, foi o alvo. Agora, foi a secretária de Saúde com o pedido de informações sobre o Castramóvel. Parece que Ronaldão ainda não se situou que está na base do prefeito. Precisamos perceber quem o “fogo amigo” quer atingir.

Essencial

O vereador Hélio de Mello apresentou projeto legislativo que inclui como atividade essencial em Irati a prática de atividade física e do exercício físico. Hélio, que teve apoio de outros edis como Nei Cabral, diz que cada vez mais a atividade física está presente em nossas vidas. Mente sã, corpo são. Principalmente neste momento de pandemia o exercício físico pode ser realizado com distanciamento, trazendo maior bem estar para as pessoas e valorizando os espaços e profissionais que trabalham nesta área.

Fundo

Foi para sansão do prefeito Zak de Rebouças um projeto de lei de autoria do vereador Claudemir Hertel (PSC), que propõe a criação de um fundo para administrar os recursos vindos para o município referente à Covid-19. O projeto de lei tem a finalidade de criar o Fundo Municipal de Amparo às pessoas em vulnerabilidade social, atingidas pela pandemia da Covid-19. A justificativa diz que “a criação deste fundo é um mecanismo de extrema necessidade para concentrar, de forma eficiente e organizada, os recursos financeiros a serem destinados diretamente no auxílio das famílias de baixa renda impactadas pela pandemia do coronavírus”.

Foto: Reprodução

Vereador internado

O vereador Ailton Laroca (PV-Irati) está internado na Santa Casa de Irati. Segundo boletim médico emitido pela instituição, informa que o vereador está internado desde o dia 27 de fevereiro, por ter contraído a Covid-19. Ele permanece com o estado de saúde ainda considerado grave. Laroca está entubado na UTI Covid, respirando com ajuda de aparelhos, porém sem intercorrências nas últimas 24 horas. Diante de atestado médico apresentado, Ailton permanecerá afastado dos trabalhos legislativos pelo período de 45 dias. A 1ª Suplente do Partido Verde, Vera Gabardo, assumirá a vaga no lugar do parlamentar e deverá tomar posse na próxima Sessão Ordinária a ser realizada no dia 9 de março.

Nota Premiada

Para incentivar os agricultores, principalmente para que emitam as “notas de produtor”, o vereador Ricardo Hirtz propôs a criação do programa “Nota Premiada Produtor Rural”. A contemplação será na forma de premiação de produtores, mediante o sorteio de prêmios em dinheiro ou bens, inclusive, automóveis, com custo anual de até R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Para Hirtz, é a forma de incentivar uma das classes mais produtivas do município.

Foto: Reprodução

De fato, ou de direito

O candidato mais votado nas últimas eleições em Guamiranga, Marco Chiaradia (PSL), está próximo de assumir a Prefeitura do município. Marco venceu a eleição por apenas seis votos de diferença. Marcos teve sua candidatura impugnada por pedido do MPE devido a um crime ambiental. Chiaradia pediu a nulidade da sentença o que conseguiu no Tribunal de Justiça.

Diplomação e Posse

Agora, Chiaradia, que teve a nulidade da sentença reconhecida pelo Tribunal de Justiça e sua certidão criminal já consta como negativa, fez um pedido para que o TRE reconheça sua candidatura como vitoriosa em Guamiranga e lhe conceda o diploma e, consequentemente, a posse como prefeito. Aguarda-se que o TRE marque uma data para julgar o pedido. Aguarda-se então os desdobramentos. Espera-se que logo tudo se resolva.

Liberado, mas não!

O prefeito de Imbituva, Celso Kubaski, emitiu um decreto em Imbituva no meio desta semana liberando o comércio com distanciamento. Esta ação foi contrária ao decreto do governador Ratinho Junior que pediu aos prefeitos que acompanhassem o decreto do Estado. Mas isso não durou muito. O Ministério Público entrou com uma ação e o Juiz da comarca determinou que a Prefeitura acatasse imediatamente o decreto do estado. Restou ao prefeito acatar a decisão.

Permanece

A última Secretaria a ser definida pelo prefeito Jorge Derbli foi a Cultura. Até segunda ordem, permanecerá o ex-prefeito Alfredo Van Der Neut como secretário da pasta. Uma das próximas atividades de Van Der Neut é a inauguração da reforma da Casa da Cultura. Mais uma das obras que foi assumida paralisada e já está por ser finalizada, como também foi o Centro ultural do Guamirim.

Licitada

O prefeito Derbli já pode colocar no seu mural mais uma conquista. Já foi licitado e está por iniciar a obra do Ginásio de Esportes que está paralisado há anos. Após uma longa discussão judicial, a obra foi licitada e a vencedora é a Construtora Realiza, de Curitiba, com o valor de R$ 4.810.500,84. Um desconto de R$ 925.069,60. O processo está agora no Paranacidade e aguarda a conferência para que seja autorizada a ordem de serviço.

7185

O número de pessoas contaminadas com Covid-19 na região já é superior ao número de habitantes do município de Fernandes Pinheiro

Prefeitos na busca por novos recursos

Discutindo

O prefeito Jorge Derbli e o COEF reuniram na Câmara de Vereadores vários segmentos do comércio, indústria, entretenimento e eventos, dentre outros, para expor a situação caótica que a Pandemia colocou os municípios. Segundo o prefeito, a sugestão é ouvir as classes para tomar as atitudes mais assertivas no combate à Covid-19. “É preciso ouvir a todos para que erremos o menos possível. Mas estamos numa fase crítica e precisamos fazer algo sem afetar ainda mais a geração de empregos”.

 

Amcespar

O prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar, Junior Benato, marcou reunião com os prefeitos da Amcespar para a sexta (26). Na pauta, estavam desde projetos que prometem melhorar a iluminação pública das cidades, com iluminação de Led, quanto outros temas mais polêmicos como a possibilidade de compra de vacinas pelos municípios. Esta hipótese está sendo tratada com ênfase através de aprovação de lei permitindo e compra através do Consaúde. 

 

Pauta extra

O prefeito Jorge pretende colocar mais uma pauta na reunião da Amcespar. Devido ao agravamento da situação da Covid-19 e o descaso da população, Derbli busca tomar uma medida em comum com todos os prefeitos da região. Segundo o prefeito de Irati, não adianta Irati impor regras e que com isso as pessoas irem abusar em outras cidades vizinhas. Segundo ele, é preciso decidir em conjunto com os demais municípios para que as estratégias surtam melhor resultado. E foi decidido que os prefeitos da região irão seguir as novas medidas restritivas do Estado do Paraná, que foram anunciadas nesta sexta-feira (26). 

Hussein anuncia recurso

O deputado estadual e líder do governo, deputado Hussein Bakri, esteve em Rio Azul e Mallet nesta quinta (25). Em Rio Azul, foi recebido pelo prefeito Leandro Jasinski, pelo vice Jair Boni e pelos vereadores Marinho e Sebastião Soares. Na pauta, o anúncio e recursos viabilizados pelo deputado junto ao Governo do Estado de quase R$ 5 milhões a fundo perdido. O deputado Hussein está nomeado como representante de Rio Azul e através de recursos tem mostrado que seu trabalho é de resultado.

 

Vereador preso

Um caso inédito aconteceu em Prudentópolis. O vereador Adão Kostecki Primo (PSDB) foi condenado a 17 anos e 23 dias de prisão por assassinato e por uma tentativa. O caso ainda cabe recurso e o crime foi cometido em 2009. Mas mesmo assim, Adão foi eleito em 2020 com 841 votos, o quinto mais votado no município. Como a pena ultrapassou 15 anos, ele deve cumprir, inicialmente, preso.

 

Questionamento

Agora, surgem os questionamentos de como a Câmara deverá agir e se o vereador perde ou não o mandato. Embora o crime foi cometido a muito tempo antes do vereador se eleger, a Câmara precisa tomar uma posição. Ela já suspendeu o subsidio, mas a curiosidade é saber o que vai acontecer com o mandato de Adão. Principalmente saber se a Câmara chamará o suplente nos próximos dias.  

 

On-line

A Câmara de Vereadores aprovou um requerimento do vereador Claudemir Hertel que transforma as reuniões das comissões especiais da Câmara em reuniões on-line. É um laboratório que se der certo pode ser ampliado para outras ações, tanto dentro da Câmara como fora. “Neste momento em que os casos aumentam, o cuidado também precisa ser ampliado”, disse o presidente Getúlio.

 

Varredura

A presidente do CIS – Amcespar, Cleonice Schuck, fez uma varredura nos hospitais da região. Ela visitou todas as instituições para saber quais as dificuldades que estão enfrentando. Este trabalho serve para levantar demandas para uma atuação mais pontual e atender todas as dificuldades. Ainda esta semana, Cleonice e a diretora do CIS estiveram em Brasília buscando recursos para a entidade e para o município de Fernandes Pinheiro. A foto é da visita a Rio Azul, com o prefeito Leandro e médicos no Hospital de Caridade São Francisco de Assis.

 

Informação

O vereador Ronaldão fez um requerimento direcionado à Secretaria de Indústria e Comércio, atualmente presidida pelo ex-vereador, Marcelo Rodrigues. Ronaldão quer saber como está a questão dos distritos industriais, quantas empresas, quantos empregos e se as empresas que estão lá estão cumprindo com a questão legal de geração de emprego com o município. Parece até “fogo amigo”, mas Marcelinho vai ter que correr para fazer o levantamento que vai com certeza com muita gente que está acomodado nos condomínios. Ronaldão pode ter mexido numa ferida. Vamos aguardar o prazo dos 30 dias dos levantamentos.

 

Buscando recurso

O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler (DEM), visitou o deputado Pedro Lupion com o objetivo de levar algumas demandas do município. Osnei esteve acompanhado do vice Evaldo, secretário Alex Garcia e os vereadores Felipe, Maurício Bosak, Junior Pontarolo e Lucas, todos do DEM. Lupion tem uma parceria promissora com Prudentópolis e tem se comprometido com Osnei a atender as demandas propostas. Lupion aos poucos tem aberto frente nos municípios de nossa região dando suporte junto ao Governo Federal.

 

Na Cabeça, o Hospital

O prefeito Celso Kubaski (Cidadania), de Imbituva, colocou como uma das metas de seu governo abrir um hospital novamente no município. Para isso, ele trouxe há poucos dias o chefe da 4° Regional de Saúde do Estado, Walter Trevisan, acompanhado do Engenheiro, Norton Ricardo Ramos de Mello, para emitir um parecer de viabilidade da implantação no mesmo espaço onde hoje funciona o Pronto atendimento. Celso e a secretária de Saúde, Silvana Spisila, ficaram entusiasmados com as impressões de Norton que possibilitam a transformação em Hospital no mesmo prédio com um investimento moderado, que é estimado em R$ 5 milhões. Prefeito Celso segue empenhado, e já mobiliza a equipe para elaboração de projeto relacionado ao assunto, além é claro, de continuar a se reunir com lideranças acima em busca de recursos.

E o Pedágio

O governador Ratinho Jr afirmou que está em contato com o Ministério da Infraestrutura e que apresentou exigências para os contratos de concessão de rodovias do Estado que se iniciam em novembro de 2021. De maneira direta, ele resume em três pontos o que o Paraná deseja: “O que todos queremos é baixar o pedágio, realização de obras de adequação e modernização das rodovias e, por último, mas fundamental, o leilão deve ser feito na Bolsa de Valores, para evitar que empresas sem idoneidade possam participar.” disse o governador.  Ele comemorou o recuo do ministro da infraestrutura e retira a outorga, uma das exigências das entidades do povo paranaense.

Sem pedágio as estradas acabam

Em audiência pública dos pedágios ocorrida no dia 25, o diretor de Transporte Rodoviário do Ministério da Infraestrutura, Guilherme Bianco, disse  que existe a hipótese de novembro acabar sem que os novos contratos de pedágio estejam assinados. Neste caso, apontou duas opções. A primeira seria levantar as cancelas “e aí pode gerar o caos de não ter ambulância, não ter guincho, ter acidentes, as rodovias esburacarem e não existem mais recursos federais para manter as rodovias”. A segunda possibilidade, que ele considera mais temerosa, é uma eventual prorrogação dos atuais contratos. “Mas esses contratos não são de posse da União, quem determina a prorrogação ou não é o Governo do Estado”, lembrou.

 

Discussões sobre o pedágio esquentam na região

Cidade do Idoso

Foto: Reprodução

O prefeito Jorge Derbli e a Deputada Federal Leandre Dal Ponte, acompanhados da vice Ieda, apresentaram na manhã da quarta o projeto “Cidade do Idoso”. O projeto é inovador e utilizará uma estrutura que já serve para outros fins no CT Willy Laars. Ratinho se comprometeu em apoiar o projeto que já cresce de tamanho e poderá atender não só a Irati, mas a toda a região.

Destravando

A visita articulada pela deputada Leandre destrava um possível distanciamento entre o governador Ratinho Jr e Derbli, uma vez que apoiou outro candidato em Irati. Agora a visão é outra. O que se pensa é a candidatura à reeleição de Ratinho ou outros planos e ter aliados são pontos importantes para os planos futuros do governador. É apenas para constar, o governo tem obras estruturantes como a pavimentação entre Irati e São Mateus que se em tempo poderá ser inaugurada pelos dois. Em campanha é preciso ter todos os apoios possíveis.

Emenda garantida

O vereador Getúlio Gomes Filho, presidente da câmara de vereadores de Rebouças, junto do Prefeito Zak e do vereador Jader, conquistaram para o município uma emenda de R$650 mil que será destinada para aquisição de uma colheitadeira de milho para silagem. Segundo Getúlio, esta máquina tem alto poder de rendimento e deve ajudar muito na produção de silagem para o gado leiteiro do município.

Contra a outorga

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), realizou em Guarapuava, na manhã da quinta (18), uma audiência pública da comissão especial que discute o pedágio no Paraná. Várias autoridades estiveram presentes e defenderam que se tenha o menor preço, obras executadas e transparência. Ainda, a maioria dos líderes usaram a palavra para dizer que o Paraná é contra a “outorga onerosa” e contra o “degrau tarifário”.

Precisa convencimento

Os políticos paranaenses de “A à Z” deverão tomar partido nesta causa. O Ministro de infraestrutura coloca uma proposta que já percebemos que tem a rejeição dos paranaenses tanto civis quanto das entidades organizadas. Agora o Governador Ratinho Junior terá que atuar com eficiência para que o modelo implantado agrade a população paranaense. Vamos lembrar que já estamos próximo as eleições e tanto ele como Bolsonaro podem ser afetados com isso, se as propostas desagradarem a população.

Benato defende Associações

Foto: Reprodução

O prefeito Junior Benato, presidente da Amcespar, participou na audiência pública promovida pela ALEP para discutir os novos modelos de licitação e contrato do pedágio. Benato defende que um pequeno percentual do ISS (Imposto Sobre Serviço) recolhido dos pedágios sejam encaminhados para as Associações de Municípios como forma de contemplar os municípios que pagam pedágio e não são lindeiros.

Derbli no pedágio

Outro prefeito que esteve acompanhando a Audiência Pública, foi o prefeito Jorge Derbli junto do presidente da câmara Hélio de Mello. Jorge defendeu que as tarifas referentes as obras só tenham seu aumento após a conclusão da obra. “Se na prefeitura só podemos pagar as obras conforme são executadas, porque no pedágio temos que pagar antes da execução da obra. Na nova concessão isso tem de mudar”, disse.

Dedé no esporte

Foto: Reprodução

André Demczuk (Dedé) assume essa semana a Secretaria de Esporte de Irati. Ele comentou em sua página social sobre o novo desafio. Derbli fez uma escolha pessoal ao optar por Dedé, que tem experiência no setor. Ele foi técnico de futsal em Irati e Prudentópolis. É uma aposta técnica, com inovação, mas traz a experiencia política de Eugênio Demczuk, pai de Dedé. A Secretaria de Cultura ainda está indefinida.

Turismo Rural

Nesta semana, o Presidente Hélio de Mello recebeu a visita da Presidente da Adecsul - Estela Mara Rosa e da Rozenilda Romaniw Barbara que apresentaram novas ideias e projetos acerca do turismo local e regional. Hélio colocou a Câmara à disposição para debater e auxiliar a Agência no que for preciso, visando o desenvolvimento da região com foco no turismo rural.

Cesar Jacumasso pede REFIS

O vereador Amauri Cesar Jacumasso (MDB) fez uma indicação ao prefeito que seja implantado um plano de recuperação fiscal no município. A justificativa é de que devido à crise e a pandemia os munícipes precisam de um instrumento que possam diminuir o impacto das dívidas com tributos municipais. “A iniciativa possibilitará maiores condições para a população em geral e as empresas regularizarem as suas dívidas com a prefeitura. Além disso, aumenta a receita própria do município”, alegou.

Nei Cabral pede nova escola no Nhapindazal

O vereador Nei Cabral solicitou ao Executivo esforços para edificação de uma nova Escola no bairro Nhapindazal. O terreno ao lado da atual escola pertence ao município e pode ser utilizado para a nova Escola Municipal Olaria Filipaki que proporciona ainda mais qualidade de vida e educação aos estudantes que frequentam esta importante instituição de ensino”, destacou.

Foto: Reprodução

“Só Falta as alianças”, diz Roman

O deputado Federal e presidente estadual do Patriota, Evandro Roman, disse a este colunista que a relação entre o Bolsonaro e o Patriotas já passa de um noivado. Segundo Roman, que tem acompanhado as conversar, “numa analogia de um casamento o sim já foi dado. Basta agora trocar as alianças que deve acontecer no fim de março”. O caso do deputado federal Daniel Silveira (PSL RJ) deve fortalecer o casamento de Bolsonaro com o Patriota. Lira, teria orientado Bolsonaro a afastar-se do caso. Bolsonaro deixou o PSL após um raxa interno, mas diz que a relação do o Patriotas ainda é “namoro”.

Irritabilidade

O prefeito Jorge Derbli estava perceptivelmente irritado no que tange a transferência ao Rali Transparaná que seria em Irati. Ouve falha nas tratativas. “Prospectar sem consultar a prefeitura, fazer uso de espaço sem autorização, pedindo apenas por ofício sem assinar e sem protocolar na prefeitura, enviado somente por WhatsApp é falta de respeito com a administração pública municipal. Para as tratativas darem certo e os eventos possam ocorrer é preciso diplomacia e trato de forma correta.

Participação

A participação do Deputado líder do governo, Hussein Bakri PSD na audiência pública da Frente Parlamentar sobre o Pedágio no Paraná mostrou que o governo está com os olhos voltados para o tema. “Reafirmei a posição firme do Governador Ratinho Junior em trabalhar por uma nova concessão que reúna tarifas mais baixas e obras sendo realizadas já no início dos contratos. Essa discussão precisa ser feita sem demagogia e de forma séria e transparente, justamente como a Assembleia Legislativa está fazendo. Há 25 anos pagamos tarifas vergonhosas, que prejudicam os paranaenses e a nossa economia. Por isso, não há margem para errar na construção do novo modelo, que vai vigorar pelos próximos 30 anos. A partir dessa união de forças entre lideranças políticas e sociedade civil organizada, o Paraná terá um pedágio justo e dentro da realidade do Estado” disse Hussein.

34,7%

A alta da gasolina acumulada em um ano.

Novos secretários

Novos Secretários

Foto: Assessoria

O prefeito Jorge Derbli foi o convidado da semana na Câmara de Vereadores. Além de falar sobre a administração municipal, Derbli apresentou os secretários que estarão com ele nesta nova gestão. Além daqueles que já comentamos anteriormente, Derbli nomeou Marcelinho Rodrigues (PSDB) como secretário de Indústria e Comércio, Gilson Leveovix para Comunicação e Soldado Elias assume a Secretaria de Segurança. Ainda está aberto Esportes e Cultura que deverão ser nomeados nos próximos dias.

“5,43”

O prefeito de Rio Azul deu a reposição da inflação aos servidores municipais.

Foto: Diogo Bataglin

É dia de Feira 

O prefeito Jorge Derbli (PSDB), junto da deputada Leandre Dal Ponte (PV), inaugurou na manhã da quinta-feira (11), o novo espaço da Feira do Produtor Iratiense. Um espaço bem estruturado que vai trazer, não só para quem vende, mas também para quem compra, um local que, com certeza, vai valorizar os produtos iratienses. Após a construção da fachada, que, com certeza, terá traços do “arquiteto” Jorge Derbli, será um cartão de visitas.

Sem Carnaval

Pegou mal. O funcionalismo público esperava um período de descanso nos dias de Carnaval. Mesmo sem Carnaval. Deu ruim. O governador Ratinho Jr (PSD) vai cancelar o ponto facultativo do Carnaval deste ano para todo o Poder Executivo. A decisão foi tomada como forma de conter o avanço do coronavírus no Estado. De acordo com o governador, o objetivo é desestimular viagens e eventos que possam causar aglomeração, comuns durante o período de Carnaval. “Já que não vai poder ter Carnaval mesmo, nós não podemos ter aglomerações, então a ideia é que a gente possa tocar a vida dentro da normalidade, pelo menos a área pública, o governo do Estado”, argumentou Ratinho Jr. Irati como outras da região vão seguir o mesmo comando. O prefeito Jorge Derbli (PSDB) já colocou que deverá dispensar o ponto facultativo do Carnaval. Já Imbituva do prefeito Celso Kubaski (Cidadania) vai manter o ponto facultativo.

Visita

Foto: Nilton Pabis

O prefeito de Inácio Martins, Junior Benato (PSD), esteve em visita esta semana ao prefeito de Imbituva, Celso Kubaski (Cidadania). Celso é vice-presidente da Amcespar e a visita foi para afinar o discurso nas demandas que são importantes para o bloco regional. Entre os temas está o valor do repasse escolar e também pavimentação da BR 153, entre Imbituva a Alto do Amparo. Este é o único trecho da estrada que não é pavimentado e essa obra traria impulso para a região, uma vez que a estrada corta o País.

Pedágio

O pedágio é outro tema que vai tirar o sono do governador este ano. Embora seja realizado pelo Governo Bolsonaro, O governador Ratinho Jr. (PSD) é como se fosse um avalista do processo. Isso porque algumas rodovias estaduais estarão incluídas no leilão e até então era o Governo do Estado que cuidava do processo. Para clarear as demandas e levar as queixas do povo paranaense que “se pela de medo” de ter pedágio caro em mais uma concessão, o deputado e líder do governo, Hussein Bakri (PSD) está conduzindo uma comissão de deputados estaduais que irão discutir a forma dos novos pedágios no Paraná. Está certo o deputado. Tem de questionar agora, depois não adianta.

Convid

O presidente da Câmara de Vereadores de Imbituva, vereador Elcio Galvão (PSB), é mais uma vítima dA Covid-19. Elcio está internado em Ponta Grossa e até o fechamento desta edição estava fazendo uso de oxigênio. Também o vice-prefeito, Zaqueu Bobato, testou positivo para a Covid-19, mas passa bem e está em casa EM quarentena.

Transporte Escolar

A volta às aulas traz de volta uma velha demanda entre prefeituras e Estado. São as prefeituras que realizam o transporte escolar, mas o Estado banca apenas uma pequena parte, menos de 20% do valor investido. Irati, por exemplo, gasta algo próximo a R$ 8 milhões por ano em transporte escolar e Prudentópolis, que é uma das maiores do estado, gasta aproximadamente R$ 11 milhões e recebe algo próximo R$ 3 milhões. Os prefeitos não aguentam mais pagar esta conta e estão pedindo ao governo que honre com sua parte. Os prefeitos pedem no mínimo um aumento gradual.

“R$ 11 Milhões”

Prudentópolis é um dos municípios que mais investe em transporte escolar. A região Irati vem em segundo lugar, ficando na casa dos R$8 mi.

A fala é a mesma

Foto: Nilton Pabis

Vários prefeitos da AMCESPAR (Cleonice, Zak, Leandro, Moacir) liderados pelo presidente Junior Benato, participaram de uma reunião promovida pela Associação dos Campos Gerais (AMCG) com o presidente do Fundapar, Alessandro Oliveira, para discutir a questão do repasse. Benato que estava na mesa, defendeu a bandeira do aumento do repasse aos municípios devido a inviabilidade de realizar o transporte. Os prefeitos tiveram a oportunidade de falar de suas dificuldades em voltar às aulas presenciais. O problema é o mesmo, só muda o endereço.

Em comum

A escola cívico-militar é outro problema em comum. A diferença de horário em relação as outras turmas estão deixando o pessoal que cuida do transporte escolar com o cabelo em pé. Todos os prefeitos afirmam o benefício que a forma de ensino trará, mas todos pedem que o governo repasse mais recursos. Em vários municípios como em Rebouças, por exemplo, terá que ser implantado mais três linhas para adaptar aos novos horários.

 "Um bom exemplo é o melhor sermão" –Benjamin Franklin

Comemorando

Não é só em Prudentópolis que o prefeito está comemorando a ampliação de empregos. Lá o prefeito está investindo pesado num parque industrial para geração de empregos. Já o prefeito em exercício de Guamiranga, André Predebom comemora a instalação de uma empresa do ramo madeireiro, que vai gerar de 30 a 40 empregos direto. Nos próximos dias ela estará em funcionamento. “É mais renda circulando no comercio do município”, ressalta André.

Homenagem

O vereador Hélio de Mello (PV), entregou uma homenagem ao prefeito Jorge Derbli (PSDB). É uma foto emoldurada do momento da posse online de Derbli como prefeito. Hélio disse que além de emocionante, a foto demonstra todo o espirito público e a vontade de fazer o bem por Irati.

Experiência

Muita vontade e muitas mudanças

Foto: Nilton Pabis.

Diferente do que o prefeito havia dito em dezembro do ano passado, ele manterá todas as Secretarias. Mas a definição de todas deve acontecer até a próxima sexta, mas eu ainda acredito que leve mais alguns dias. Baseado nisso, o prefeito já nomeou mais alguns nomes. Joãozinho Almeida permanece no Planejamento e Raimundo Gnatkowski será reconduzido para a agricultura.

Possível

Outro possível, mas que deve ser resolvido até esta sexta, é a pasta de Segurança. Inicialmente, Derbli falava em diminuir o status, mas mudou de ideia. O ex-vereador Soldado Elias está cotado para a pasta. Tem experiência na área militar e no setor de trânsito. Elias é um dos personagens políticos que é muito fiel ao comando do prefeito Jorge. Ele teve a oportunidade de assumir a 21ª Ciretran, mas a fidelidade ao prefeito o impediu.

Surpresa

Outro que pode causar polêmica e “informação de cocheira”, aponta que o ex-vereador Marcelinho Rodrigues (PSDB) seria o nome indicado pelo DEM para ser o comandante da pasta da Indústria e Comércio. Mas isto ainda não esta posto. Segundo a informação, que é quente, ainda não foi batido o martelo. Marcelo era um dos vereadores que havia colocado o projeto de aumento de cadeiras em Irati. Ele já ocupou a Secretaria de Viação e Serviços Rurais por um período na primeira gestão de Derbli.

Foto: Reprodução

O que Muda

A engenheira recém formada pela UEPG (2017), Jéssica Custódio, mostrou efetividade no tempo que estava como interina e emplacou na pasta de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo. Ela tem a personalidade exigente e autonomia que o prefeito Derbli buscava para o setor. Com essa indicação, ele inova e da oportunidade para a juventude mostrar o potencial.

Ainda falta definir

Mas ainda Secretarias não foram definidas. Uma delas é a Secretaria de Esportes. Fala-se no nome de Dedé Denczuk, filho de Eugênio, ex-vereador. Mas o interino Moises também reúne predicados. A Secretaria de Cultura é outra pasta que não tem indicação anunciada. Comandada por Alfredo Van Der Neut até 2020, que teve como meta terminar obras inacabadas como a Casa da Cultura e o Clube no Guamirim, e assim o fez.

  “Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade, porque não desejam que suas ilusçoes sejam destruídas” – Friederich Nietzsche

Síntese

Mudou Educação, Jandira Girardi; Procuradoria, Carla Queiroz; Arquitetura, Jessica Custódio e, provavelmente Segurança com Soldado Elias. Ainda não está definida, Esporte, Cultura, Comunicação Social e ouvidoria. Nas outras pastas, todos foram reconduzidos. Das 19 secretarias, nove poderão mudar, ou seja, 47% do secretariado. Não é pouca mudança, não.

Cidade do Idoso

A deputada federal Leandre Dal Ponte (PV),junto do prefeito Jorge Derbli (PSDB) e a vice Ieda (PV), apresentaram aos vereadores na tarde de quinta (4) o projeto Cidade do Idoso. É projeto inédito no Paraná que valoriza a melhor idade criando um espaço de atividade especialmente pensado para eles. O projeto deverá acontecer no Parque CT Willy Laars com investimento de R$ 6 milhões.

Cabelo em Pé

Podem negar, mas os prefeitos estão muito preocupados com a volta às aulas. Por vários motivos, dentre deles o transporte escolar, a falta de estrutura para aulas on line e o desencontro de horários para atender o transporte dos alunos dos Colégios Cívico Militar e ainda a maioria dos pais não quer a volta das aulas presenciais antes da vacina.

Volta às aulas

O governador Ratinho Jr (PSD) determinou que as aulas voltem no próximo dia 18. Informações dizem que ouviu psicólogos e outros profissionais da área de saúde que lhe disseram que ele tem que decretar a volta das aulas presenciais, porque os alunos sofrem muito com o distanciamento das salas de aula. Mas existem manifestações dos professores em voltar as aulas presenciais e também uma indefinição por parte dos pais. Mas parece que o estado está mesmo determinado a voltar com as aulas através do sistema híbrido.

Atividade Essencial

O líder do governo na Alep, Hussen Bakri, faz a defesa do projeto que regulamenta Educação como atividade essencial. Hussein disse que isso poderia ser feito por decreto, mas o governador Ratinho Junior preferiu a democracia. O projeto se aprovado e torna o Ensino atividade essencial em todo o Paraná. Com isso, será o governo que deverá normatizar as normas que regem tal atividade tal como a volta às aulas. Neste caso, não será mais o município, mas sim o estado que determina a data da volta às aulas, tal como o sistema de ensino: presencial, à distancia ou híbrido.

Buscando Emprego

Foto: Nilton Pabis

Tal logo foi feita a transição de cargo, mesmo ainda com efeito para o dia 3, o prefeito Jorge Derbli conversou via web com empresário do estado de São Paulo que pretende instalar uma fábrica em Irati. A conversa estava adiantada, mas a pandemia segurou o processo. Derbli faz o empenho necessário para que, em breve, possa anunciar a nova empresa.

Enlaces Matrimoniais

O ex-candidato a prefeito de Imbituva, Vinicius Pontarolo, foi nomeado pelo presidente da Câmara como procurador Jurídico da Casa. Embora os dois tenham participado da mesma legislatura, foram contrários na eleição, mas não foi empecilho para que Elcio Galvão o nomeasse como advogado da Casa. O fato já rendeu um burburinho na comunidade imbituvense.

Adversário e inimigos

O fato se espalhou rápido pela cidade e na live que o prefeito Celso Kubaski (Cidadania) fez na tarde da quarta (3) foi questionado de sua participação na indicação. Kubaski foi enfático em dizer que ele é adversário político da família Zezo Pontarolo, o que inclui Vinicius. A nomeação não tem sua benção, mas a Câmara é um poder independente e o presidente Elcio Galvão (PSB) tem autonomia para nomear que queira. “Não me envolvo nas nomeações da Câmara como o presidente Galvão, não tem autoridade para indicar ou nomear secretário aqui na prefeitura. A autonomia dos poderes precisa se mantida”.

Como em Colatina 

O exemplo do ex-prefeito de Colatina (MG), Sérgio Meneguelli, está pegando. Vários perfeitos são de por a “mão na massa”. Um que conhecemos é o prefeito Junior Benato de Inácio Martins. Outro que está aderindo a forma é o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, que esteve acompanhando os serviços. Esta semana, ele trabalhou junto dos funcionários do parque de máquinas no interior do município e ajudou nas obras.

Abrindo os trabalhos

No último dia de seu exercício, a prefeita, Ieda, foi até a Câmara participar da abertura dos trabalhos. É um exemplo de interação e mostra que ela terá um papel atuante dentro da administração. O prefeito Osnei Stadler também participou para abertura da sessão em Prudentópolis, e Cleonice Schuck foi convidada pelo presidente da Câmara de Fernandes, Lourival Pacondes (Juninho), mas não pode participar.

“90 dias”

O prefeito Derbli está dando um prazo de experiência aos secretários desta gestão para ver a eficiência. Se não gostar, pode mudar.

Roman no Esporte

O deputado Federal Evandro Roman tem mostrado ao longo do tempo que é próximo do presidente Bolsonaro. O presidente veio a Cascavel inaugurar o Centro Nacional de Treinamento do Atletismo (CNTA). O centro é um projeto articulado por Roman na época. A “boca pequena” se fala que Roman deverá assumir o Ministério do Esporte, devido aos serviços que tem prestado ao presidente principalmente na articulação. Bolsonaro, que está sem partido, deve assumir o Patriotas no Paraná, partido que Roman montou no estado e está como presidente.

Sem Carnaval

Pegou mal. O funcionalismo público esperava um período de descanso nos dias de Carnaval. Mesmo sem a folia. Deu ruim. O governador Ratinho Jr vai cancelar o ponto facultativo do Carnaval deste ano para todo o Poder Executivo. A decisão foi tomada como forma de conter o avanço do coronavírus no Estado. De acordo com o governador, o objetivo é desestimular viagens e eventos que possam causar aglomeração, comuns durante o período de Carnaval. “Já que não vai poder ter Carnaval mesmo, nós não podemos ter aglomerações, então a ideia é que a gente possa tocar a vida dentro da normalidade, pelo menos a área pública, o governo do Estado”, argumentou Ratinho Jr.

Derbli retorna dia 3

Juntos e articulando

O prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar, Junior Benato, e a prefeita de Fernandes Pinheiro e presidente do CIS, Cleonice Schuck, estão construindo uma caminhada juntos. Presidentes de duas importantes entidades regionais, têm realizado algumas agendas em conjunto de forma que fortalecem as duas entidades. Recentemente, foram juntos a Guarapuava buscar as primeiras doses da vacina e, nesta quarta (27), estiveram juntos numa agenda viabilizada pelo deputado Alexandre Curi, junto ao secretário de Saúde, Beto Preto, levando reivindicações regionais.

Foto: Divulgação

"2"

Na próxima terça-feira (2), Ieda receberá o prefeito Jorge Derbli para fazer a transferência de cargo, às 16h, na Prefeitura de Irati

Getúlio na Copel

O presidente da Câmara de Rebouças esteve numa agenda organizada pelo deputado líder do governo na Alep, Hussein Bakri, para buscar uma solução que afeta principalmente os fumicultores. Getúlio representa a classe de fumicultores que é afetada pelas quedas de energia que prejudicam muito os agricultores no período de secagem do Fumo.

Foto: Divulgação

Vai Continuar

Devido às chuvas que ocorreram no mês de janeiro e permitiram que a Patrulha Rural trabalhasse pouco ou quase nada no município de Fernandes Pinheiro, onde terminaria sua agenda no final deste mês, foi aditada segundo o prefeito Junior Benato, presidente do Conder (consórcio administrador da patrulha). Segundo Benato, Fernandes deve ser compensado com uma ampliação do período que ficará no município devido ao excesso de chuvas que ocorreu nas últimas semanas.

Ieda na Câmara

Foto: Nilton Pabis

O presidente da Câmara de Vereadores de Irati, Hélio de Mello (PV), convidou a prefeita em exercício, Ieda S. Waydzik, para fazer uso da Tribuna na primeira sessão ordinária desta legislatura na próxima terça(2). Em Irati, o prefeito só pode participar da sessão do Legislativo se convidado. Mas a atitude de Mello traz práticas da diplomacia e da valorização dos poderes. Também, na mesma sessão, serão empossadas as comissões permanentes da Casa. Uma das comissões já foi escolhida como a de Finanças, Tributos e Orçamento onde o vereador Nei Cabral (PV) ficou como presidente, Ronaldão (PSDB) ficou como relator e Nego Jacumasso (PSD) será membro.

Ter deputado

Mais uma vez, percebemos a força de ter um deputado que representa uma cidade ou região. O deputado Hussein Bakri, junto do chefe da Casa Civil, Guto Silva, anunciaram para União da Vitória um dos 10 escritórios do Invest Paraná, além de outras obras. O Invest Paraná é responsável por atrair empresas para o estado ou região. É a porta de entrada para o aumento de empregos numa região. Ter um bom deputado é fundamental.

Parque Industrial

Foto: Divulgação

O prefeito Osnei Stadler se reuniu na tarde da quinta (28) com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Prudentópolis (ACIAP), Jean Carlos Gerei, que estava acompanhado pelo Dr. Fábio Andriatto, do departamento jurídico, e o Dr. Gabriel Witmechen. Osnei recebeu o apoio da Associação nos estudos e implantação do futuro Parque Industrial e nas concessões do novo Parque. Osnei assinou nos últimos dias o decreto de desapropriação do terreno onde será implantado o parque.

Teste de “fogo”

A prefeita em exercício Ieda teve um teste rigoroso neste período que esteve à frente do Executivo. Mesmo tendo nomeado poucas Secretarias e contando com o apoio dos interinos, Ieda teve um mandato bastante atribulado. Mas dois fatos marcaram este período em que administrou por Derbli: a inundação devido às chuvas que exigiu uma resposta rápida da administração e a chegada das vacinas. Segundo ela, foram os fatos que marcaram sua primeira passagem pelo Executivo.

Deputado Oficial

Foto: Divulgação

O novo prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, esteve com o líder do governo Ratinho Junior, deputado Hussein Bakri, na terça (26) onde o deputado anunciou um investimento para o município em maquinário e equipamentos, infraestrutura urbana e na área da saúde. Hussein é o representante oficialmente do município perante o Governo do Estado. Os recursos de pavimentação, que chegam a casa de R$ 3 milhões, são em parceria com o secretário da Seil, deputado Sandro Alex. O deputado Hussein disse que “o prefeito Leandro é um jovem com entusiasmo e determinação para desenvolver Rio Azul pelos próximos quatro anos, e estarei ao lado dele para viabilizarmos as conquistas das quais a população precisa”.

  "Política é igual TV sem controle remoto, se você não se levantar e mudar, vai continuar sendo obrigado a assistir o que não quer..." - Autor Desconhecido

Começando com esperança
Foto: Divulgação

A Esperança Chegou

Vários prefeitos da região participaram do evento na 4ª regional de Saúde como simbolismo da chegada das primeiras doses da vacina contra a Covid-19. A presidente do CIS, Cleonice Schuck (PSD) e o presidente da AMCESPAR, Junior Benato (PSD), junto do chefe da 4ª Regional, Walter Trevisan, foram a Guarapuava receber as vacinas que vieram até o aeroporto da cidade. O governador Ratinho Junior e o secretário de estado da Saúde, Beto Preto, coordenaram um trabalho brilhante fazendo que as vacinas chegassem rapidamente em todas as 399 cidades do estado.

Amcespar reelege Junior Benato

O prefeito de Inácio Martins, Junior Benato foi reeleito para seu 4º mandato à frente da AMCESPAR. Celso Kubaski, prefeito de Imbituva, foi eleito como vice e Cleonice Schuck é a nova tesoureira da entidade. Devido as eleições, Vanderlei Kawa, secretário executivo da Associação, estava como presidente interino até a posse. Benato já foi presidente da entidade em seu primeiro mandato como prefeito e no mandato passado ficou os dois anos, articulando de tal forma que foi reeleito para um novo mandato.

Cleonice assumiu o CIS-AMCESPAR

A prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, assumiu o Consorcio Intermunicipal de Saúde. A prefeita deve implantar um novo sistema administrativo, que aos poucos se adequa ao seu sistema de administrar. A nova secretaria executiva do Cis ainda não assumiu devido a estar se licenciando de suas funções em Ponta Grossa, também ligadas ao setor da saúde. A ex secretaria de saúde de Inácio Martins está assessorando Cleonice na gestão da entidade.

Apenas oito secretários em Irati

Até o momento a prefeita em exercício nomeou apenas oito secretários em Irati. Daniele Cavalli na Administração, Juarez Miguel da Silva no financeiro, Magda Lozinski no Meio Ambiente, Wilson Pedroso (Buzina) em Obras, Amarildo José Polo (Becão) no Interior, Jussara K. Hassen na Saúde, Sybil Dietrich na Assistência Social e Carla Queiroz na Procuradoria são os oficializados até o momento. Destes, cinco são mulheres. Outros assumiram de forma interina como Jandira Teresinha Girardi na educação, e Jéssica Custódio que está à frente da pasta de arquitetura. Mas várias pastas como Agricultura, Cultura, Esportes, Planejamento aguardam nomeações que devem acontecer apenas quando o titular do cargo de prefeito, Jorge Derbli, voltar à ativa. Enquanto isso, muita angustia para saber quem fica e quem sai.

Foto: Divulgação

Apresentando demandas

O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski (PSD), recebeu a visita do deputado Artagão Junior na manhã desta quinta-feira (21). Leandro está trabalhando com uma visão mais econômica neste início de mandato e ainda aguarda para nomear secretários como Industria e Comercio e Planejamento que deverá acontece apenas depois da pandemia. Com Artagão, Jasinski e o vice Jair Boni fizeram pedidos de algumas demandas do município.

Foto: Nilton Pabis

Estudo de viabilidade

A prefeitura de Irati está realizando vários estudos sobre a saúde do município. Dentre a nova visão para o setor está uma consultoria viabilizada pela deputada Leandre, que terá como objetivo do melhor aproveitamento dos índices do sistema de saúde e como transformar isto em ganho para o município. Por outro lado, o município está fazendo um estudo sobre a sua participação no Consorcio de Saúde e avaliando quais são os ganhos que o município, efetivamente, tem participando da entidade. Na gestão Sergio Stoklos, Irati ficou de fora do CIS. Tudo isso está sendo levado em consideração para melhorar a performasse da saúde municipal.

                                                    “3/02”

O prefeito de Irati, Jorge Derbli deverá retornar a prefeitura no início de fevereiro. Pelo menos é a data da licença aprovada pelos vereadores.

 

Foto: Jaqueline
Lopes

Mais jovem do Paraná

O município de Guamiranga está tendo um momento antagônico. Enquanto na administração 2016-2020 tinha o prefeito mais idoso do estado, Angelo Machado (DEM), que encerrou seu mandato aos 81 anos, nesta administração que se inicia, tem o prefeito mais novo do Paraná, André Possebom (Patriota) de apenas 23 anos. Angelo Machado faleceu no início deste mês, vítima de Covid-19.

 O eleitor pode ser empossado como prefeito após completar 21 anos. O   mais jovem do Brasil é de São Paulo, com apenas 21 anos, Júlio   Tomazela Neto, conseguiu se eleger prefeito em Conchas (SP).

A diferença

Mas há uma diferença no processo. André Possebom está como prefeito devido a candidatura de Marcos Chiaradia (PSL) estar sob judice, por conta de uma ação na justiça eleitoral proposta pelo MPE. Em virtude disto, não houve a diplomação de Chiaradia fazendo com que o presidente da câmara assumisse como prefeito. Jacir Iansen (PSC) assumiu a presidência da Câmara e Jorge Antoneli (Patriotas) assumiu a vaga de vereador deixada vaga por André.

Foto: Nilton Pabis

 Por 30 dias

A vice-prefeita de Teixeira Soares, Juliana Belinoski (PSL), assumiu a prefeitura na última segunda (18). O prefeito Lula Thomaz (PSD) pediu afastamento por 30 dias para cuidar de assuntos particulares. Juliana já esteve várias vezes a frente do município e utiliza dos espaços proporcionados por Lula para aprimorar seus conhecimentos na administração pública. O prefeito Lula tem confiança no comando de Juliana a frente ao município quando se ausenta. Belinoski participa de forma intensa da administração, o que lhe permite assumir com tranquilidade o cargo quando necessário.

 

  “Aquele que te faz crer em absurdos também pode te fazer praticar atrocidades”

Voltaire

Fechando o ano

Empoderadas

Foto: Divulgação

A vice-prefeita eleita, Ieda Waydzik, representou o prefeito Jorge Derbli na terça-feira (22) durante a eleição da chapa para comandar o CIMSAMU. Irati assumiu a Secretaria da chapa, Ponta Grossa a presidência, e Ivaí a vice-presidência. Na foto, as mulheres empoderadas que marcaram o evento. Da esquerda para a direita, a prefeita eleita de Carambeí, Elisângela Pedroso, prefeita eleita de Ponta Grossa, Professora Elizabeth, vice-prefeita eleita de Irati, Ieda Waydzik, e prefeita eleita de Ortigueira, Lourdes Banach.

Ieda pode iniciar no comando

Mesmo sem esta pretensão, a vice Ieda é que pode começar no comando da Prefeitura de Irati. Devido ao internamento do prefeito Derbli, a vice Ieda deve dar as primeiras ordens na casa azul. Mesmo em estado estável, não há previsão de alta e mesmo se estiver de alta ele ainda deve inspirar cuidados. Mas da posse Derbli não deve participar e Ieda assumirá no início. Vamos torcer pelas melhoras...

Amilton Assume 

Diante do quadro clínico de Jorge Derbli, que está internado desde o dia 17, ele pediu afastamento do cargo até o dia 31 de janeiro para tratar do problema de saúde. Assim, quem assume a Prefeitura neste perído é o vice-prefeito, Amilton Komnitski. 

Quadro mínimo

Derbli exonerou todos os secretários e comissionados com ato e efeito para 31 de dezembro. E, quando estava começando a tratar da nova equipe, foi internado. Portanto, não há nomes estabelecidos e com o prolongamento do internato, a incerteza continua. “Informações de cocheira” dizem que apenas as secretarias que têm orçamento como Saúde, Educação e Finanças terão titulares que podem ser nomeados. Mas ainda há projetos que devem ter início nos próximos dias como o projeto Viver Bem (antigo Condomínio do Idoso) e a licitação do Ginásio de Esportes, que precisam de tutores. A administração deve iniciar a gestão numa espécie de quadro mínimo de secretários, até porque se deve esperar a vontade do Derbli. Quanta Curiosidade!!!

Vice assumirá o parque de máquinas

O prefeito eleito de Rio Azul, Leandro Jasinski (PSD), informou em entrevista que o vice-prefeito, Jair Boni (PSB), assumirá o parque de máquinas. Jasinski disse que Boni sempre foi muito ativo nas atividades relacionadas ao parque de máquinas e assumirá este setor para dar o ritmo que a administração precisa. Leandro anda disse que não vai trazer vereadores para assumir cargo na Prefeitura.

"Disque me disque”

A indústria da boataria está correndo solta em Rebouças. O prefeito Zak, que tem a maioria na Câmara (seis vereadores), pode ter mais problemas se tivesse a minoria. Segundo informações, ele teria se comprometido em apoiar a eleição de Getúlio (PROS) para presidente da Casa. Mas Jader (PROS) é outro que parece estar articulando a presidência. Apenas lembrando que Jader foi chefe de gabinete de Zak no último mandato e goza de muita proximidade do alcaide. As movimentações já dão a entender a que Jader é o preferido. Mas para isso precisa convencer Getúlio a declinar!

Ignorado

O vereador Getúlio (PROS) relatou que estaria sendo ignorado por algumas reuniões que estão sendo organizadas por Jader para ajustar a presidência. Jader (PROS) teria buscado junto de Tio Chico (suplente PROS), apoio na oposição - leia-se vereador João Kozak (PDT), para assumir a presidência. Está nas “Bocas de Matildes” que Jader assumiria a Secretaria de Saúde, mas declinou para assumir a presidência da Câmara. Será?

Independência

Resta saber ainda como a oposição vai votar. Joãozinho (PDT), Bepinho (PSL) e Claudemir (PSC) podem estar esperando os desdobramentos e os descontentes da situação para se posicionar. Um exemplo é o próprio Joãozinho que se elegeu com trabalho simples e humilde, através da confiança do povo. A posição adotada por ele reflete o desejo da maioria que o elegeu e confiou em seu discurso oposicionista. Dependendo de seus movimentos, sem dúvida é um nome que se consolida como uma forte e jovem liderança municipal.

Lucas Sanches.
Foto: Reprodução

Falta combinar com os Russos

Em Prudentópolis, as costuras apontam que o presidente da Câmara de Vereadores deverá ser o mais votado, Lucas Sanches (DEM). Lucas deve ter o apoio da base do governo que teve a articulação tanto de Osnei quanto de Adelmo. A bancada da base tem votos suficientes para eleger o presidente, se ninguém ruir. Apenas um empecilho. Houve apenas uma alteração na composição do vice. “Falta apenas combinar com os russos! ”

Ministério publico

O MP de Prudentópolis propôs denúncia contra o vereador Worubi, por compra de voto e abuso de poder econômico. Na denúncia, foram anexadas várias conversas de eleitores que pediam cestas básicas e vale gás, dentre outras benesses. Mas Worubi foi diplomado e ação pede a cassação do diploma e do mandato.

Guamiranga

Em Guamiranga, deve ser a concorrência mais acirrada pela presidência da Câmara. Uma vez que o próximo presidente irá assumir o cargo de prefeito. A articulação deve se intensificar, mas a decisão acontece no dia. Até lá muita carta para jogar. A candidatura de Marco Chiaradia (PSL) está sob judice o que o impede de assumir.

Em Irati

Embora pareça calma a eleição para a presidência da Câmara de Irati está se construindo. Pelo menos dois grupos e mais de três nomes disputam as pretensões, mas o pluripardidarismo tem de ser levado em conta, o que muitas vezes dificulta o jogo. O próximo presidente tem a missão de potencializar a relação entre a Câmara com o executivo para que juntos possam acelerar as conquistas para o município. Qualquer outro discurso é de pessoas que põem seus interesses acima da coletividade.

Posse Virtual

A (Sesa) publicou na terça-feira (22) a Resolução nº 1.488/2020 que coloca recomendações para as cerimônias de posse dos eleitos deste ano. A orientação da Secretaria é que esses eventos sejam realizados, preferencialmente, por videoconferência, com transmissão remota para evitar possíveis aglomerações e reforçar a prevenção contra a infecção pelo novo corona vírus no Paraná. Se optarem por ser presencial, ficam autorizados a participar presencialmente da cerimônia apenas as autoridades eleitas da Câmara Municipal e da Prefeitura e um acompanhante, a equipe de apoio indispensável à realização do evento e imprensa previamente credenciada.

Atualize-se com o horário das posses

Rebouças – 29/12 às 19h;

Irati – 30/12 às 9h;

Rio Azul – 31/12 às 18h;

Inácio Martins – 31/12 as 10h;

Fernandes Pinheiro – 31/12 as 9h;

Imbituva – 01/01 às 9h;

Mallet – 01/01 às 9h;

Prudentópolis – 01/01 às 10h;

Guamiranga – 01/01 às 10h;

São Mateus do Sul – 01/01 às 16h;

Teixeira Soares – Indefinido

 “O segredo da mudança é focar toda a nossa energia não em lutar com o antigo, mas em construir o novo” -Sócrates

                                           “R$ 6 milhões”

O prefeito Adelmo deixará um bom caixa confortável para o sucessor Osnei Stadler.

Quase finalizado

Derbli internado com Covid

O Prefeito de Irati, Jorge Derbli, sua esposa Maria de Fátima Derbli, e também, o secretário de Obras e fiel escudeiro chamado pela alcunha de “Buzina” estão internados na área de Covid da Santa Casa. Até o fechamento da edição estavam com sintomas leves, mas passavam bem. Derbli apresentou exame positivo na semana passada e foi internado na quarta-feira (16). Segundo informações, passa bem e mesmo internado continuou exercendo as funções de prefeito.

Primeiro ato de vice

Como o Fórum Eleitoral de Irati e de Inácio Martins disponibilizaram pesquisa sobre a melhor forma da entrega do diploma, acabou-se optando por retirar no balcão. Como Jorge Derbli está internado, a vice, Ieda Waydzik, realizou o primeiro ato de vice e foi retirar o seu diploma e também do prefeito Jorge Derbli.

Sem diploma

O prefeito que teve mais votos em Guamiranga, Marco Chiaradia (PSL), não foi diplomado com outros eleitos do município na última quinta-feira (17). O diploma é a passagem para a posse. Com isso, quem assumirá o município será o presidente da Câmara que será eleito na posse dia 1º de janeiro, às 10h. Guamiranga vive a incerteza de ter uma nova eleição, uma vez que o registro da candidatura de Chiaradia foi negado pela justiça ainda na primeira instância.

Presidente da Câmara será o prefeito

Como aconteceu já em Imbituva, o presidente da Câmara de Guamiranga ocupará até que a justiça defina os recursos de Chiaradia, o cargo de prefeito. Para isso muita cautela nos acordos, uma vez que os vereadores estão distribuídos representando os três grupos da última eleição. A posse será comandada pelo vereador mais votado, Cordiac que dará posse aos eleitos, abrirá o processo de eleição da mesa diretora, após o presidente eleito, tomará posse como prefeito e o vice ocupará a presidência da Câmara. Isto traz uma instabilidade muito grande ao município, porque alguém ocupará um cargo que não pretendia com muita responsabilidade e sem saber por quanto tempo.

Pretendentes

O Prefeito eleito de Imbituva Celso Kubaski(Cidadania) e também o prefeito reeleito de Teixeira Soares Lula Thomaz(PSD) estão de olho na presidência da AMCESPAR. Embora a eleição seja apenas dia 15 de janeiro, ambos declararam esta semana ter interesse no cargo. Mas Kubaski disse que pretende sentar antes da assembleia para articular com Lula uma composição. Independente quem for o presidente, muito serviço pela frente.

Em Brasília

Foto: Divulgação

O prefeito Lula Thomaz (PSD) não perdeu tempo e foi captar os recursos que estão à deriva neste restinho de ano. Com Flavio Arns (PODEMOS) conseguiu R$ 280 mil para a saúde. Com o deputado Pedro Lupion (DEM) garantiu mais R$ 500 mil para pavimentação rural que será investido na continuação da pavimentação de Ribeirão até a PR-438. Lula foi acompanhado da sua esposa Rejane, da vice Juliana com o marido Israel Amâncio.

Cedeu à pressão

A Câmara de Vereadores de Irati, após a polêmica do aumento de vereadores retirou da pauta da votação o PLL 01/2020. Que aumentava a de 10 para 13 vereadores. Vários segmentos da sociedade civil organizada enviaram ofício para a Câmara pedindo que fosse retirado da tramitação e na manhã da quinta-feira (17) foi optado pela retirada, cedendo à pressão.

Mal articulado

A discussão do aumento do número de vereadores é uma discussão antiga. Anteriormente, eram 13, e por conta de uma determinação foi reduzido para 10. O interessante é que esta discussão do projeto que precisa ser melhor debatido até para que os eleitores e também os formadores de opinião e alguns sensacionalistas entendam o que é melhor. Mas a retirada de pauta mostrou que estratégia foi mal articulada e no final das contas o projeto que foi articulado pelo vereador Marcelo Rodrigues, sob fogo intenso, foi retirado de pauta.

   "Quem aceita o mal sem protestas, coopera com ele." - Martin Luther King Jr.

Volta às aulas

O Governo do Estado marcou o dia da volta as aulas: será dia 18 de fevereiro. O deputado Hussein Bakri, presidente da Comissão de Educação na ALEP, disse que “durante todo o segundo semestre, foi desenvolvido um planejamento especial para o retorno das aulas presenciais de maneira segura para alunos, professores e funcionários de escolas. Além da limitação de no máximo 10 estudantes por sala e do revezamento semanal entre eles, todos os protocolos médicos e sanitários serão seguidos: medição de temperatura, uso de máscara, distanciamento de 1,5 metro, disponibilização de álcool gel. A convivência no ambiente escolar é um ponto central no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes e, por isso, o Governo do Estado está fazendo as adequações necessárias em toda a rotina dos colégios, que envolve transporte, merenda, tecnologia, etc.”

Com chave de ouro

O prefeito Jorge Derbli destrancou as suas obras que estavam estacionadas no governo. Esta semana ele teve a notícia da autorização da construção do antigo Condomínio do Idoso, agora “Viver Mais” que será construído na Vila São João. Ainda, foi liberado na quinta feira (16), o edital para contração da empresa para conclusão do Ginásio de Esportes paralisado a mais de sete anos. Com essa obra Derbli está retomando todas as obras que estavam paradas na gestão anterior.

Recebeu os eleitos

Foto: Divulgação

O presidente Nei Cabral (PV) recebeu os vereadores eleitos para uma apresentação da casa. Cabral aproveitou a oportunidade para dar as boas-vindas e explicar o funcionamento da Câmara de Vereadores de Irati.

Sobrando dinheiro

O prefeito Bertoldo Rover que assumiu a Prefeitura com um rombo de aproximadamente R$ 12 milhões está deixando a Prefeitura com um saldo positivo de praticamente do mesmo valor. A pandemia da Covid-19 dificultou o cumprimento das metas administrativas do Bertoldo e acabou por deixar mais dinheiro. Administrador como é, foi precavido e vai deixar um caixa gordo para o próximo prefeito Celso Kubaski.

                                                   R$ 12 mi

O prefeito Bertoldo Rover deixou o caixa polpudo em Imbituva