Aporte Financeiro

O deputado e líder do governo, Hussein Bakri, esteve em Inácio Martins na última sexta feira (18), fazendo o anúncio

O deputado e líder do governo, Hussein Bakri, esteve em Inácio Martins na última sexta feira (18), fazendo o anúncio de um investimento do governo de R$ 5 milhões. Hussein tem ampliado o espaço no município através de líderes como Álvaro Pasqualin (Batata) e, agora ,também, do vice-prefeito Klevinho Perussulo, que soma ao time. Mas tudo alinhado com o prefeito Junior Benato.

Posse

A deputada Federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) participou da posse da vereadora Vera Gabardo (PV), como Procuradora da Mulher em Irati. Este é um projeto desenvolvido pela deputada. Leandre é a precursora deste projeto que tem a finalidade de ampliar e fortalecer o combate da violência contra mulher. A deputada Leandre é a presidente dessa comissão no Congresso Nacional e leva este trabalho por todo o país.

Condomínio Industrial

O deputado Hussein Bakri recebeu da ACIAI uma solicitação de recursos do Governo do Estado, para pavimentação dos condomínios industriais. Ao discutir a retomada do setor econômico pós pandemia, o deputado ressaltou a importância de ter estruturas organizadas para a geração de novos empregos. A pavimentação dos condomínios industriais contribuipara isso. Estiveram na reunião o presidente da ACIAI, Elias Sidnei Mansur, os diretores Oscar Luiz Muchau, Marcielo Mazzochin, o presidente do Sindicato Madeira, Avonir Funes, e a empresária, Amanda Grychinski.

IML

A Amcespar está organizando uma reunião na próxima terça-feira (29), para discutir a implantação do IML em Irati. Além dos prefeitos, estarão presentes o Dr. André Roquette, médico legista do IML do Paraná, o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, e o deputado Ricardo Arruda. Ainda nesta semana, o deputado Emerson Bacil relatou sobre uma reunião ocorrida entre as lideranças, em que o projeto está caminhando dentro da normalidade. O projeto estrutural deverá ser entregue ao estado nos próximos dias. Segundo o deputado Bacil, o governador Ratinho Junior afirma ser prioridade para o Governo do Estado, como política de governo, após sincronizada toda a parte burocrática.

Reprovada

A Câmara de vereadores de Irati reprovou o projeto de lei que implantaria o sistema de pulseira para monitorar pacientes positivados com oCovid-19. Quem leu o parecer foi o presidente da Comissão, Renato Kffuri (PSDB), que se denomina“o vereador da saúde”. Na justificativa do voto, o parecer da Comissão de Justiça, Redação e Legalidade, diz que o município já tem ações suficientes para coibir a proliferação da Covid. A Comissão ainda diz que o parecer foi baseado no artigo 5º da Constituição Federal, que prevê o direito a intimidade e a privacidade. Já na defesa do projeto das pulseiras,o Executivo diz que é para diminuir a contaminação, uma vez que a Prefeitura recebe diversas denúncias de que pessoas infectadas continuam a sair pelas ruas, o que é um risco a todos.

Diferente

A decisão da Câmara é diferente de outros municípios de nossa região. Em Rio Azul e Inácio Martins o sistema de pulseiras já está funcionando. O próprio prefeito Junior Benato testemunhou a ação positiva do uso da pulseira. Já em Rebouças o sistema adotado é de divulgar a lista de contaminados no portal de transparência da prefeitura. Em Prudentópolis,a Câmara aprovou uma lei semelhante em PL proposto por vereadores, mas o prefeito Osnei ainda não sancionou a Lei. Está verificando os prós e contras.

Conspiração

“Informação de cocheiras” dizem que o próprio executivo teria se arrependido do projeto e teria pedido sua reprovação. Embora a secretária Jussara Aparecida Kublinski Hassen e o coordenador do COEF, Agostinho Basso,tenham se manifestado contra o projeto, isso mais parece “teoria da conspiração”. Até porque, a mesma comissão derrubou, na sessão passada, outro projeto de Lei do executivo que autorizava permuta de imóvel envolvendo Osni Cabral. Osni teve um terreno danificado por uma dragagem, e tentava uma permuta como tentativa de compensar os danos causados no imóvel. São dois projetos que vieram pelas mãos da procuradora Carla Queiroz. Será que existem vereadores querendo medir força com a procuradora?

Tempo certo!!!

Existe momento para tudo. Uma citação bíblica diz “ tem tempo para plantar e tem tempo para colher!…” (Eclesiastes cap. 3) e por aí segue. Mas parece que o prefeito Jorge Derbli tem um sonho de mudar a mão da Rua 19 de Dezembro. A poucos dias lançaram uma enquete perguntando a população sobre a opinião dela a esse respeito. Claro que a resposta foi pela manutenção da via como esta. Imaginem se dá o contrário! Que “vuco vuco” seria num momento de Covid a população de Irati e da região, tentando se adaptar a mudança de sentido numa das principais ruas de Irati. Será que é o tempo certo para essa discussão?

De Rebouças ao Marmeleiro

O deputado Alexandre Curi comemorou a agilidade do governo em licitar o projeto para a PR 990, que liga o Marmeleiro a Rebouças. Curi disse que “sei da importância do processo licitatório, até para que haja transparência, mas é uma reivindicação antiga da população e cada avanço é uma vitória. Sem dúvida, o maior investimento em infraestrutura da história de Rebouças”, afirmou. Para declarar, o vencedor ainda tem outras fazes no edital. Nove empresas apresentaram propostas.

“Toda solução cria novos problemas”. Ditado Popular

Você sabia?

Que Irati é o único município da região que adota o sistema de publicação de atos oficiais apenas no jornal impresso?Os mais utilizados nos municípios são as formas mistas, publica-se no portal online e apenas as publicações com mais relevância vão para o impresso. O sistema misto é o mais viável para o município por diminuir custos. Contribua com seu município, acesse o portal de transparência e confira como o prefeito está gastando o seu dinheiro.