Confidencial

Prestando Contas Quem esteve na região na quinta-feira (8), foi o deputado Michele Caputo. Ex-secretário que transformou o estado na

Prestando Contas

Quem esteve na região na quinta-feira (8), foi o deputado Michele Caputo. Ex-secretário que transformou o estado na área da saúde, veio agradecer o espaço que o prefeito Jorge Derbli destinou na campanha a ele. Dos 20 carros adquiridos por Derbli na sua administração, 18 foram viabilizados por Caputo. O secretário, que também esteve em Rebouças, visitou o hospital Darcy Vargas. Junto com Derbli discutiram recursos para Irati.

Precisa ter o ritmo

O prefeito Jorge Derbli que sem alardes está iniciando uma dança das cadeiras no secretariado. Já mexeu em duas. A primeira troca foi a saída de Bispo e a volta de Anselmo. A outra, foi a saída “voluntária” de Magali Camargo da Saúde. Mas, é bom que os secretários se mantenham comportados e comprometidos com a causa, coisa que está bem aquém do que se espera, porque o “Bigode” já disse que vai mexer. E no mínimo três mudarão e função. Mas, os secretários precisam entender que para estar lá precisa aguentar o ritmo do bigode.

Foto: Reprodução
PMI

Não foi por falta de empenho

A saída de Magali da Secretaria de Saúde era uma tragédia anunciada. Ela vinha desfalecendo aos poucos no cargo. Mesmo realizando um trabalho sob o adjetivo de comprometido, sucumbiu sob o relacionamento com os funcionários do setor. Mas não é isso que a colocou à deriva, e sim, o ostracismo do vice que a indicou. Ela não encontrou suporte suficiente para amparar suas decisões. Amilton parece assistir tudo apático no caso das horas extras e do relógio ponto, que foi o ápice do processo. Magali colocou o cargo à disposição na terça-feira (6).

 

Foto: Reprodução
Facebook

Alhos por Bugalhos 

Mas, o vice insiste em indicar o titular do cargo da Saúde. Agora, Amilton está na “pira” de indicar a ex-chefe da 4ª Regional de Saúde, Jussara Kublinski, que é, além de indicada por Amilton, também avalizada pelo provedor da Santa Casa Ladislao Obrzut Neto. Foi tentado uma manobra para que Jussara continuasse como chefe na 4ª Regional de Saúde, mas sem sucesso. Magali veio da mesma escola. Era aposentada da Secretaria de Saúde e já tinha chefiado o CIS. Respeitando as características individuais, Derbli precisa de um nome voltado a equalizar a relação administração/funcionários/população.

 

Também mudou em Prudentópolis

Em Prudentópolis, com a saída de Eli da Secretaria da Administração, Alex Garcia, que ocupa o cargo de chefia de gabinete, também ocupa, interinamente, a função da Administração. O mandato do prefeito Adelmo tem chamado atenção pelo rigor dos processos, sendo a primeira cidade na região a transmitir ao vivo as licitações.

Renova Irati

A deputada Aline Sleutjes (PSL), esteve em Irati na última sexta-feira (2), numa reunião com lideranças de várias instituições, conselhos, Observatório Social, que produzem um movimento de Renovar Irati em vista as próximas eleições. Também o prefeito de Rebouças, Luiz Zak, e apoiadores, estiveram ouvindo a deputada que cumpre seu primeiro mandato.

Perca irreparável

Foto: Reprodução 

Teixeira Soares está de Luto. A morte do jovem e dinâmico chefe de Departamento de Cultura surpreendeu a todos. Henrique Melo foi um dos organizadores da ExpoTexas e era peça comprometida da administração Lula Thomaz. Henrique ainda dividia com o prefeito a apresentação de um programa “Alô Teixeira” na rádio Najuá. Após ter um problema de saúde, foi internado na Santa Casa de Irati, onde veio a falecer na manhã da quarta-feira (7).

Cardápio

As iterações com os deputados devem estar mais alinhadas com o Governo do Estado. Na próxima semana, os deputados de apoio ao governo Ratinho Junior terão acesso ao “cardápio”, que é onde os deputados vão saber qual é o tamanho da fatia que cada um terá direito de emendas para indicar no governo.

Linhas aéreas

O governador Ratinho Junior lançou na última quinta-feira (8) o programa Voe Paraná. Com este programa, o Paraná passa a ter a maior malha aeroviária do Brasil e vai possibilitar que cidades importantes do estado estejam ligadas. A ação vai estimular o turismo e a economia. Na primeira fase, 12 novas rotas de voos domésticos serão implantadas.

9 a 1

Um movimento está sendo percebido pela comunidade em relação a Câmara. Em vários eventos, apenas nove vereadores têm comparecido. E ainda procuram citar esse número. Isso foi percebido novamente no evento que deu a ordem de serviço para construção do Centro De eventos no CT Willy Laars. Este é o mesmo placar que aprovou o empréstimo de R$410 mil para pavimentação. Parece até coincidência.

Na região

Nesta sexta-feira (9), a deputada Leandre estará anunciando recursos para hospitais da região. Ela estará em Mallet, Rio Azul e Rebouças. Recentemente esteve em Irati e anunciou uma emenda de R$ 2 milhões para Santa Casa de Irati. Leandre, como já era de se esperar, vai trabalhar forte na saúde.

Fenafep

A Fenafep é um modelo de festa que deu certo. Além de valorizar a agricultura, a cultura e trabalhar forte o turismo, a festa atingiu um modelo que permite fazer um evento de qualidade com grandes shows, sem que o município tenha que arcar com o custo. Foram 10 anos de construção com melhorias e, atualmente, serve de modelo para os municípios vizinhos. O prefeito Adelmo foi uma das pessoas que atuou no projeto desde o início e agregou colaboradores empenhados em fazer uma festa modelo.

+ 3 O Prefeito Jorge Derbli ainda deve trocar outros secretários

 

“Para a saúde do Paraná é trabalhar mais, e viajar menos” -Bertoldo Rover

 

A Foto Flagra desta edição está na devoção em criatividade, onde o motorista faz uma réplica de seu caminhão para incrementar o visual do Bruto.