Despachando

Confira mais um Papo Confidencial

O prefeito Jorge Derbli está ligado no 220v. Isso os secretários que trabalham com ele são testemunhas. Tudo para transformar a 1ª ExpoIrati em um evento de sucesso. Prova disso é que ele continua despachando no CT Willy Laars. Até terminar a festa, o melhor local de achar o prefeito é no CT dando o ritmo da obra que está sendo transformado para recebe a ExpoIrati.

Convenção

Com pesquisas apontando uma vitória no 1º turno, O PSD do Paraná irá oficializar, neste sábado (30), a candidatura do governador Carlos Massa Ratinho Junior à reeleição ao Governo do Estado. No evento, que acontece no Expotrade Convention Center, em Pinhais, a partir das 10h, também serão formalizadas as candidaturas do partido à Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.

Bancada

Iniciado por Eduardo Sciarra no Paraná, o PSD tem se consolidado como a maior força política no estado, detendo o comando de 141 prefeituras, mais de um terço do total de municípios do estado, além de 55 vice-prefeitos e 659 vereadores. Na região da Amcespar, seis prefeitos são do PSD. A legenda no Paraná também possui atualmente a maior bancada da ALEP, com 16 deputados estaduais, e seis deputados federais que defendem os interesses dos paranaenses em Brasília.

Apoios

Os partidos já têm nas convenções manifestado apoio à candidatura de Ratinho Junior. Foi o caso do Progressita, liderado por Ricardo Barros. Por outro lato, o MDB de Anibeli foi quem confirmou apoio. Também, o União Brasil (UB), da família Francisquini e do Sergio Moro, já formalizaram apoio. No sábado (30) é a vez do Republicanos. As convenções vão solidificar este cenário que devem conduzir as eleições de estado em 1º turno. Resta saber como o Podemos vai se comportar.

Confirmada

Rafael Lucas, filho do ex-deputado, Felipe Lucas, confirmou sua candidatura a deputado estadual pelo PSB. Rafael esta cotado entre os mais votados entre os candidatos estaduais da legenda. Com um bom time liderado pelo pai Felipe Lucas, e proximidade ao governo, pretende fazer uma votação expressiva. Segundo o blog do Tupan, os nomes mais fortes da legenda são o de Luiz Corsi (ex-deputado estadual), Diego Xavier e o filho do ex-deputado Felipe Lucas, Rafael Lucas. Para concorrer em 02 de outubro, a convenção do PSB homologou 24 nomes para federal, ficando sete vagas em aberto; para estadual foram 36 concorrentes quando poderia lançar até 54 candidatos.

Ronaldão também

Outro que já confirmou a candidatura é o vereador Ronaldão (PSDB). O gaúchão deve fazer dobrada com o ex-governador Beto Richa. Com o fim das coligações, os partidos têm de buscar votos nas bases e buscam candidatos independentemente do número de votos, mas que ajudem a faze a legenda. O PSDB tem em sua base para estadual os candidatos e candidatas Mabel Canto e também o ex-secretário de Saúde, Michele Caputo, Cristina Silvestri e Felipe Passos. O PSDB deve, pelas contas, eleger três deputados estaduais.

Foi confirmado

O advogado Josué Hilgemberg confirmou sua candidatura ao cargo de deputado federal pelo MDB. Josué foi candidato a prefeito em Irati nas últimas eleições e engrossa as fileiras do MDB do estado. Na convenção, também foi confirmado o apoio à reeleição de Ratinho Junior e o MDB indicou o Pessuti como candidato ao Senado pela legenda. Josué, atualmente, é expoente do partido na região e pretende transformar isso em voto.

Outros

No início das tratativas comentava-se que apenas Irati teria candidatos. Mas o cenário mudou, Prudentópolis e Imbituva também estão na briga. Segundo consta, o vereador Ziquinho (PSB), de Imbituva, deverá ser candidato a deputado estadual. Da mesma forma, Luciano Antonio também disputará uma vaga na Assembleia pelo PSDB.

Pequenas candidaturas

Cabe ao eleitor decidir, mas com o final da coligação para deputado estadual muitos partidos lançam pequenas candidaturas. São vereadores que, às vezes, querem prospectar o nome ou algo do gênero, candidatos em si que não ultrapassam dos mil a mil e quinhentos votos. Essas candidaturas apenas denigrem o posicionamento do município e dificulta o trabalho daquele que realmente traz recursos para a população. Diferente daqueles que, com propriedade, brigam pela vaga que disputam.

Confirmou no Progressista

Evandro Roman, o deputado que mais viabilizou recursos para Irati nas últimas gestões, confirmou sua candidatura pelo Progressistas. Deputado responsável pela pavimentação do Pinho de Baixo, Pirapó e Barra Mansa, já destinou verba para iniciar a pavimentação da Colônia ao Itapará. Roman está no rol dos mais votados do Progressista, segundo vazou informações do próprio partido, com definição da candidatura a deputado federal.

Por motivo de saúde

O ex-vereador Antonio Celso de Souza, o Xoxolo, que sairia candidato pelo PP declinou da disputa. Xoxolo, que apoia Roman,está em tratamento de saúde e por esse motivo declinou da disputa. Ele teria sido indicado para representar a região sudeste pelo Progressista. O motivo foi acatado pelo partido e ele não disputa para se dedicar ao tratamento. Nos bastidores, afirmou que estará envolvido na organização da campanha.

Sucesso

O prefeito Marcelo Leite, de Guamiranga, está marcando seu espaço. A 19ª Festa do Agricultor foi um sucesso. Tanto as competições como o primeiro show nacional fizeram com que a festa trouxesse um grande número de pessoas para o município. Ainda, políticos como Alexandre Curi, Leandre e Artagão estiveram na Festa prestigiando os guamiranguenses.

Sandro e Marcelo

Quem apareceu, depois de um longo tempo, foi o ex-prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, irmão de Sandro Alex. Os dois estiveram juntos nas três festas de Irati, Rio Azul e Teixeira Soares. Sandro tem uma expressiva base na região. Dos 10 prefeitos da Amcespar, Sandro Alex é o principal candidato de sete. Já Marcelo Rangel, enquanto prefeito de Ponta Grossa, esteve muito pouco visitando a nossa região, mas agora retorna em campanha a deputado. Sandro deverá subir sua votação na região uma vez que foi secretário de Infra, e assinou vários convênios de obras importantes para os municípios. Mas ele está entrando em um terreno frágil que é a saúde, antes dominado pela deputada Leandre, para tentar beliscar uma veradinha de votos. Resta saber se os grupos que apoiam Sandro abrirão espaço também para Rangel.

“Um fanático é uma pessoa que não pode mudar de opinião e que não muda de assunto” – Wiston Churchill

"200"

A ExpoIrati pretende ser um evento que reúne um grande número de empresas Iratienses

Não é mais

Após uma decisão do PSDB do Paraná, o jovem político Cezinha Silvestri (PSDB) declinou de disputar o governo e mira, agora, a concorridíssima vaga ao senado. Nas redes sociais ele diz que “embora a minha luta e desejo de um dia ser Governador corresponda ao sentimento legítimo de alguém que sabe que pode fazer mais pelo estado em que vive, entendo também que ninguém se torna candidato apenas pelo desejo pessoal. A Federação nacional entre o meu partido, PSDB, e o Cidadania entendeu que neste momento eu sou mais útil cumprindo outro desafio e decidiu, por unanimidade, apresentar ao povo do Paraná a minha candidatura a Senador”.

Nas entre linhas

Nas entre linhas, a disputa de Cezinha não encantou o público. Ele precisava de uma melhor pontuação para se tornar competitivo e ter o apoio maciço do PSDB do Paraná. Com isso, é fácil perceber que uma grande parte do partido não pretenderia disputar contra Ratinho Junior que amarrou muito bem os bastidores políticos, uma vez que em quatro anos não surgiu nenhuma liderança para disputar a eleição com expressão.

Ao Senado

Cezinha entra em uma candidatura ao Senado onde o favorito apontado pelas pesquisas é Sergio Moro o qual, no que tange a disputa ao Senado, é de difícil crítica. Mas essa disputa pode romper as barreiras geográficas que cercam Cezinha e, mesmo com remotas chances de vitória, conseguirá levar seu nome ao conhecimento do estado. Aí sim será outra situação daqui a quatro anos.

Rossoni Declinou

O deputado Federal Rossoni (PSDB) anunciou, via redes sociais, que não vai disputar nenhum cargo eletivo nas próximas eleições. A “boca pequena” já dizia que não se adaptou em Brasília e que viria novamente disputar uma vaga na Assembleia. Agora, ele disse que estará na sua fábrica de botina, atendendo aos amigos. O problema é que Rossoni tardou demais para montar sua estratégia para a próxima eleição e parecia desmotivado. Os espaços e lideranças que poderiam lhe trazer maior expressão de votos já estavam comprometidos. Ir pra guerra com um contingente de soldados pequeno pode ser suicídio. E bobo, Rossoni não é.

De dois governos

O prefeito Jorge Derbli inaugurou o Centro de Eventos no CT Willy Laars. Derbli foi muito justo em seu discurso e atribuiu o recurso da construção do Centro de Eventos aos dois governadores. O recurso e o projeto foramconquistados junto ao ex-governador Beto Richa e a execução e pagamento foi no governo Ratinho Junior. O projeto foi do engenheiro Dagoberto Waidzyk.

SuperStar

O ex-governador Beto Richa foi um dos 19 pré-candidatos que passou pelo 32º Rodeio de Irati. Beto transitou na tarde da sexta (15) pelo meio do público e foi alvo de muitas fotos. Realmente a popularidade indica que deverá ter votação expressiva no estado devido a vários feitos que realizou em seu governo.

Da esquerda

O deputado da esquerda que mais conquista recursos do governo Bolsonaro, Aliel Machado-PV, esteve no rodeio de Irati e também nas outras festas. Ele esteve no domingo e teveboas conversas com o prefeito Jorge Derbli e terá o apoio do secretário de Esportes de Irati, Secretaria na qual traz recursos vultuosos.

A mais votada

A deputada mais votada de Irati e da região, Leandre Dal Ponte (PSD) esteve na noite do sábado e no domingo em visita a Irati, Teixeira e Rio Azul. Leandre tem o maior espaço dentro da equipe de Derbli.