Despachando

Confira mais um Papo Confidencial

O prefeito Jorge Derbli, por mais que tente, não consegue disfarçar sua paixão pelos cavalos e tudo que os rodeia. Tanto é verdade que, a partir desta semana que passou, ele está despachando na parte da tarde diretamente do CT Willy Laars. Isso porque tem dois eventos que marcam o município. O Rodeio e também a ExpoIrati que vem na sequência. E o “Bigodão” quer que tudo fique a capricho.

Não adianta reclamar

Pra quem reclama da falta de pavimentação precisa prestar um pouco de atenção no que a administração Derbli está propondo. O prefeito vai dar ordem de serviço de um investimento em pavimentação de, aproximadamente, R$27 milhões que serão distribuídos em obras durante dois anos. Ruas que não tinham pavimento ou que tem pavimento deteriorado receberam a melhoria. Derbli está colocando em prática uma marca em pavimentação difícil de ser batida.

“Não é a política que faz o candidato virar ladrão! É o seu voto que faz o ladrão virar político” – Pensamento popular

Pavimentação

O prefeito de Guamiranga, Marcelo Leite, assinou o convênio com a Secretaria de Infraestrutura para recape em Boa Vista, interior de Guamiranga. O investimento beira os R$5 milhões e teve participação do deputado Alexandre Curi e do ex-secretário de Infra,deputado Sandro Alex. Na foto, Marcelo Leite o secretário Fernando Furiati e lideranças de Guamiranga. A obra vai ser licitada e iniciada em breve. 

Redução

O governador Ratinho Junior assinou, na semana passada, o decreto que baixou o ICMS da gasolina e álcool, da energia elétrica e também das telecomunicações. O ICMS da gasolina, por exemplo, baixou para 12%. O diesel só não baixou porque a alíquota já era está aqui no estado. Vai diminuir o recurso para o governo, mas ameniza no bolso do contribuinte. A decisão veio de Bolsonaro e Ratinho que apoia ele no estado seguiu.

Sintonia

O vice-prefeito de Imbituva, Zaqueu Bobato, pode ficar mais integrado na administração. Após sua passagem pela Prefeitura, em um prazo de 20 dias, o prefeito Celso Kubaski avalia a forma de trazê-lo mais próximo da administração central. Zaqueu deixaria a Educação e assumiria um cargo mais ligado ao prefeito na forma administrativa. Isso ainda é um ensaio que está muito próximo de acontecer. A dobrada pode trazer mais rendimento e permitirá que Zaqueu ajude nas questões burocráticas, enquanto Celso atua na busca de recursos. 

Câmara Mirim

Foi realizada a cerimônia de posse de mais uma edição da Câmara Mirim de Irati. O projeto, que vem há anos dando bons resultados, busca oferecer aos estudantes a compreensão sobre a importância da política em uma sociedade democrática e participativa garante o presidente Hélio de Mello. Já o prefeito Jorge Derbli ressaltou a importância de as mulheres ocuparem seus espaços de direito. Citando que o programa é um exemplo de cidadania, Derbli ainda enfatizou que “os que não gostam de política são governados por aqueles que gostam, então, é importante que todos se envolvam na política”.

"11%"
A alíquota da energia vai ficar mais barata.

Empolgado

Como de costume, quando o prefeito Derbli se empolga vem uma ideia junto. Derbli está estudando a forma e viabilidade de criar, na Prefeitura, um gabinete mirim para integrar a molecada e os atos administrativos.  “Vamos estudar também a possibilidade para que tenhamos um gabinete mirim na Prefeitura”.

Homenageado

O empresário proprietário da BeautyColor, Newton Bonin, recebeu recentemente o título de Vulto Emérito de Curitiba. A propositura foi do vereador Marcio Barros (PSD) devido à trajetória de vida e as conquistas que Bonin trouxe para sua empresa, mas também para Curitiba e o Paraná.

 Pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisa aponta que a diferença entre Bolsonaro e Lula caiu. Embora Lula esteja na frente, a diferença, segundo a pesquisa, é de apenas 6 pontos. Bolsonaro, segundo o instituto, apresenta um crescimento constante, o que pode levar a eleição para um novo cenário, polarizado e disputado. Isso que estamos a 90 dias das eleições.

 Mesmo com Moro, Ratinho ainda venceria

Uma pesquisa realizada pelo IRG Pesquisa aponta que Ratinho Junior venceria as eleições no Paraná mesmo com a entrada de Sergio Moro como candidato. Com mais candidatos, Ratinho aparece com 46,4%, Requião (PT) 19.6% e Moro (UB) com 12,9%. Flavio /Arns vem em seguida com 4.6% e Cezinha Silvestri com 2.9%. Ângela Machado com 0.9% e Zé Boni com 0.7%.  Ratinho Aparece com 52,73%. Brancos, Nulos e Indecisos somam 12%. Ratinho Junior chega a 52,73% dos votos válidos e pode ser reeleito para mais quatro anos à frente do Palácio Iguaçu em menos de três meses.

 Outro Cenário

Com três candidatos apenas, Ratinho sobe para 56.5% ou 65.85 dos válidos. Neste cenário, Requião aparece com 23.5% e Cezinha Silvestri com 5.8%. Este é o cenário mais provável para eleição, uma vez que a definição dos candidatos ao governo está muito ligada à disputa do Senado. A pesquisa foi feita por telefone e ouviu 1500 pessoas entre os dias 29 de junho e 3 de julho. A pesquisa está registrada no TSE PR-03374-2022 e BR06776-2022, com divulgação em 04/07/2022.

Gratuito

A prefeitura de Prudentópolis mudou a estrutura da Festa do Feijão. Diferente dos anos anteriores, os shows serão gratuitos para comemorar o momento pós-pandemia. Também, a praça de alimentação e outros atrativos serão administrados direto pela Prefeitura. Festa mais barata para o povo.

Com o Bolsonaro

A prefeita Cleonice Schuck, de Fernandes Pinheiro e presidente do CIS, esteve em Brasília esta semana defendendo, perante o presidente Jair Bolsonaro, a liberação de uma CAPS infantil e a construção de um CAPS II para atender toda a região. Cleonice teve o apoio do deputado federal Sandro Alex para construir a agenda.

Minha Cidade é Massa

O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, está trazendo para comemorar o aniversário do município de Rio Azul o show de Munhoz e Mariano dentro da “Minha Cidade é Massa” do SBT. Dia 14 um show com “Os Serranos” para quem gosta de gauchismo, forte em Rio Azul. Mas o que chamou a atenção foi o Festival de Música onde o povo lotou a estrutura montada.