Hospital pede Socorro

A Santa Casa de Irati mais uma vez pede socorro. Com um déficit mensal de, aproximadamente, R$ 400 mil, o provedor Ladislao Obrzut e o administrador Sidney foram até os prefeitos pedir ajuda para pagar os custos do Pronto Socorro principalmente. Ainda, um reajuste no salário dos enfermeiros deverá aumentar o custo e a dívida da entidade. Na reunião, conduzida por Cleonice Schuck, presidente do CIS/AMCESPAR, foram apresentadas algumas sugestões, mas os prefeitos prometeram pensar em valores para ajudar a entidade que é referência na região.

Jorge e as Mudanças

O prefeito Jorge Derbli havia prometido para 1º de abril. Mas as mudanças em seu secretariado aguardam apenas uma indicação, a da secretaria do Bem-Estar-Animal. Contudo, a mini reforma pode ir a diante, uma vez que Fernanda Santos e Ewerton Hraber (Toko) pediram exoneração de seus cargos na Secretaria de Comunicação, pasta da qual já se tem fila se pretensos a vaga.

Transformação

A Secretaria que terá a maior transformação é a de Saúde. O prefeito está separando-a em dois setores: uma ala cuidará da parte burocrática, e outra da administrativa. No entanto, “informações de cocheira”, dizem que o vereador Nato Kiffuri assumirá o setor administrativo e Jussara continuará no burocrático. Com isso, se se comportar direitinho, Jorge Zen poderá assumir a vaga de Kiffuri na Câmara. E aí Zem, vai apoiar quem pra deputado?!?!

   "13º"

É o número da
polêmica em
Prudentópolis

A Cultura

O compromisso assumido por Alfredo Van Der Neut com Derbli, de terminar as obras paradas na cultura já foi concluído. Embora ainda não inaugurada, a grande reforma realizada na “Casa da Cultura” já foi terminada, uma das últimas obras finalizadas e com maestria. Em seu lugar deve assumir a turismóloga Samanta Regina dos Santos Ferreira, que já ocupou a Secretaria de Industria e Comércio. A nomenclatura já mudou …e turismo, propiciando que uma turismóloga assuma a cultura.

Segurança

O fiel escudeiro de Jorge Derbli (e pense num cara fiel), Soldado Elias, ocupará uma função no gabinete como assessor especial de Derbli. Quem assumirá a Secretaria de Segurança será Lee Jefferson, que já foi chefe do 21ª Ciretran e atualmente coordena o Iratran.

Já noticiado

Como já previsto, até então Robertinho Sequinel, que atualmente está no departamento de habitação, ocupará o cargo de secretário de Habitação, uma transição normal da Secretaria. O que falta nomes ainda é a Secretaria de Bem-Estar Animal, que por enquanto não recebeu indicação. Nenhum nome sugerido até então encantou o prefeito. E ainda falta indicar quem será o próximo secretário(a) de Comunicação. A pasta já tem novos integrantes.

Cartão Vermelho

Em Guamiranga também houveram mudanças. O secretário de Planejamento Augusto Agnelo Pontarollo foi exonerado do cargo que ocupava por incompatibilidade com os pensamentos do prefeito Marcelo Leite. O cargo de secretário deve ficar vago como já está a de administração, e devem permanecer assim até o fim do primeiro semestre.

Traição

O prefeito Osnei Stadler de Prudentópolis pode ser o primeiro da região a receber 13º Salário. Uma lei foi enviada para a Câmara para corrigir uma distorção com o ganho dos secretários. O TC define que os secretários, tanto quanto prefeito e vereadores, podem receber a 13ª subvenção (leia-se 13º salário). No mesmo projeto, também os vereadores receberiam o 13º salário, ou mais uma subvenção anual.

Judas

É Semana Santa onde se revive a mais lembrada traição da história. Judas vendeu a informação de Jesus por 30 moedas. Uso isso apenas para parafrasear o que aconteceu em Prudentópolis, segundo o que contam os bastidores. O projeto de lei que retomava os 13º salários para os secretários foi enviado para a Câmara em janeiro durante as férias de Osnei. Foram três projetos de lei: um que cria o 13º dos secretários, um que cria o 13º do prefeito e vice, e outro que cria o 13º dos vereadores. Isso foi a pedido dos vereadores, para aproveitar a oportunidade e criar o deles sem desgaste popular.   

Massss!!!

Os projetos tramitaram pela Câmara sem problemas, uma vez que o Tribunal de Contas apenas exige a regulamentação por lei de tais subvenção. O prefeito Osnei, que não era favorável ao projeto, foi convencido pelo motivo que fortaleceria o trâmite perante a população. Os inquilinos da Câmara Municipal esperavam empolgados pelo trâmite do projeto, que aconteceu em partes.

Fuscão preto

A música “Fuscão Preto” cabe muito bem neste trecho da obra. Segundo o que contam pela Câmara, o presidente chegou atrasado e com uma feição de não ter dormido muito bem. E para surpresa de todos os vereadores, ou nem de todos, o presidente retirou apenas o projeto que implantava o 13º para os vereadores. Nos bastidores e a “boca pequena”, o fato causou quebra de confiança entre os vereadores e o presidente Lucas, uma vez que, segundo informações, a decisão veio apenas dele.

Intriga

A possível traição realizada pelo presidente Lucas Sanches acontece em duas situações, segundo os descontentes. A primeira é porque ele teria jantado na casa do vice na noite anterior ao da votação, sem contar nada sobre seus planos de retirar apenas o projeto dos vereadores. E também os vereadores se queixam de traição uma vez que Lucas não teria informado os vereadores. Pelo menos não que se saiba. Portanto, Lucas pode ter problemas de confiança com o prefeito e também com os demais vereadores.

Salvador da Pátria

A atitude tomada pelo presidente pode ser interpretada como uma forma de fazer palanque próprio. Causou uma situação ruim para os vereadores e pior para o prefeito Osnei que não era favorável. Segundo informações, Osnei ainda teria falado que o projeto só deveria tramitar se fosse inevitável e da sua parte o valor seria doado a instituições. O que os bastidores da política de Prudentópolis interpretam é que Lucas causou a situação para se promover como o “Salvador da Pátria”.

Não tem defesa

Nesta situação é defensável apenas a questão dos secretários que, atualmente, não recebem valores justos, pensando que realizem um trabalho a contento, uma vez que secretários de todos os municípios do “em torno” recebem o 13º. A população não espera a criação de mais gastos, principalmente em cargos eletivos e especialmente 13º salários. Ë uma situação que causa revolta. Se a cama de gato foi feita, foi bem planejada, e cuidado prefeito Osnei com quem te rodeia. Mas o prefeito Osnei, mesmo sendo traído, terá que explicar pra população o gasto pelo não gasto!

Se você não pode voltar, precisa encontrar a melhor maneira de seguir em frente! – Rodrigo Bernardo de Souza

#ficadica

As redes sociais deixam um recado claro a qualquer vereador que queira ganhar um pouquinho mais em cima do povo. Não vale a pena tanto estresse por um salário a mais no final do ano. A função pública pra quem exerce com qualidade é desgastante e o subsidio é justo. Mas não precisa exagerar. 

1º Expovino

Foi um sucesso o 1º Expo Ovinos, realizado no último sábado (9), em Imbituva. Palestra de qualidade e uma carne de borrego assado de várias formas. O prefeito Jorge Derbli, que organiza a primeira ExpoIrati que ocorrerá em agosto, prestigiou o evento e foi recebido pelo vice Zaqueu Bobato. O prefeito Celso Kubaski esteve por lá na parte da manhã. Parabéns ao secretário Tiago Castro que organizou o evento.

Carneiros que estavam em exposição na 1ª Expo Ovinos | Foto: Divulgação Prefeitura de Imbituva

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.